"Não importa para onde vamos ou de onde voltamos. O que importa são as experiências únicas e os cenários surpreendentes com que nos deparamos. Viajamos em busca do que a vida pode nos revelar, num verdadeiro banquete de sabores, cores e sons."
E confesso: não tem graça nenhuma viajar e não contar para alguém, mostrar as fotos, compartilhar....
Voltar para casa também é uma experiência maravilhosa que só podemos sentir quando viajamos.


Várias fotos que ilustram as postagens são retiradas da Net.

Estrasburgo - França

Dezembro 2011

Cidade localizada na Alsácia, região da divisa da França com a Alemanha. É um lugar francês com um toque alemão, situado no leste do país, envolvido por um afluente do rio Reno.

IMG_7955

“Praça Kleber - A árvore mais importante da França, é gigante e marca a abertura do mercado de Natal em Estrasburgo, a cidade possui uns dos mercados mais tradicionais de Natal do mundo, o Christkindelsmärik (mercado do menino Jesus ), que atrai aproximadamente 1,6 milhões de visitantes.”
Veja aqui as mais belas Árvores  do mundo. Clique:   Arvores de Natal

IMG_7962

A decoração das ruas de Estrasburgo  é uma sequência de luzes, cores e muita beleza.

IMG_7958IMG_7963

Este Papai Noel da foto nos disse que é um morador de rua. Difícil saber como ele consegue viver na rua naquele frio.

IMG_7965

Praça do Homem de Ferro

IMG_8232

Que frio!!!!!!!!!!!!!!!!

DSC01535

Procurando um restaurante…

IMG_8081

Estrasburgo é atravessada pelo rio Ill, afluente do Reno, que se divide para formar até cinco braços no centro da cidade.

IMG_8082

IMG_8086

O Cirilo, mascote da escola, posa com a Rê e o Hugo em frente à Catedral.

IMG_8088
O mercado de Natal, lindo e tentador.
IMG_8274

IMG_8091

O Rio III e o Palácio do  Reno ao fundo.

DSC01517

“Palácio do Reno, construído em 1884, quando a cidade era dominada pela Alemanha, com inspiração no Palácio Pitti de Florença, Itália.”

IMG_7970

Praça da República

IMG_7971

Biblioteca Nacional de Estrasburgo
“Com uma história rica e conturbada, na fronteira de todas as guerras, destruída e reconstruída, bombardeada por alemães e americanos, Estrasburgo foi da Alemanha durante a idade média, recuperada pela França em 1697, pelo Tratado de Ryswick; retomada pela Alemanha na guerra franco-alemã de 1870, depois reconquistada pela França na 1ª Guerra Mundial, pelo Tratado de Versailles. Foi parar novamente nas mãos dos alemães na 2ª Guerra e finalmente voltou para a França no final da 2ª guerra.
Alguém que tivesse nascido em 1869 e morrido aos 76 anos, teria nascido francês, crescido como alemão, envelhecido como francês após a 1ª guerra, se tornado novamente alemão durante a 2ª guerra e finalmente morrido como francês. A população é bilingue: o francês é a lingua oficial mas o dialeto alsaciano é inteiramente germânico.”  Estrasburgo

IMG_7972

Homenagem aos mortos na 1ª e 2ª guerra mundial

IMG_7973

Fonte e escultura

IMG_7975

Escultura ao General Leclerc  morto em 1947.

IMG_8055

“Maison Kammerzell, construída em 1427 para um queijeiro, num estilo enxaimel muito peculiar.  As esculturas das vigas e das colunas retratam cenas do sagrado e profano.”  Hoje é um Restaurante
.
DSC01521

Escritório de Turismo decorado com  bredeles (biscoito de manteiga com gengibre e anis) típico da cidade.

IMG_8031

“A Catedral é uma preciosidade da arquitetura. A construção durou mais de 200 anos. Um dos pontos altos da visita é a torre principal da catedral, belíssima. Em grês rosa, com  142 metros, foi, até ao século XIX, o edifício religioso mais alto da Europa. Predomina o estilo gótico.”
“Quanto mais eu contemplo a fachada da Catedral, mais eu estou convencido de minha primeira impressão: que sua imponência está ligada à sua beleza”. (Goethe).

2005.09 estrasburgo 2 025_edited

“O portal principal está ladeado por estátuas de profetas e tem como tema a Paixão de Cristo.”

IMG_7994_stitch

“No interior, a nave é típicamente gótica. No coro, (séc. XIX), elevado,   tem cenas da vida da Virgem, a quem a catedral é dedicada, e um vitral central, dádiva do Conselho da Europa. Outros vitrais e a grande rosácea.”

IMG_8010

“Horloge astronomique, do século XVI, ricamente decorado com figuras animadas que se põem em movimento. Os personagens que representam as idades da Vida (da criança ao velho), desfilam perante a Morte. Em cima, os Apóstolos passam em frente a Cristo, que os abençoa.”


cathedrale_top_de_strasbourg_pilier_des_anges_photo_boulanger_photo_site_al

“Pilier des Anges, construído cerca de 1230, de uma grande beleza,O primeiro andar está representado pelos quatro evangelistas, depois os anjos tocando trompa e o grupo superior representa Cristo sentado, rodeado de anjos com os instrumentos da Paixão.”

IMG_8003_stitch

Panorâmica das incriveis Tapeçarias.

IMG_8014

Esta catedral sofreu com diversos bombardeios da história, mas sobreviveu.

IMG_8018

Renata e o lindo presépio da Catedral.

IMG_8059_stitch

“É um gigantesco e delicado prodígio. Eu vi Chartres, eu vi Anvers, mas eu precisava ver Estrasburgo… Do campanário, a vista é maravilhosa. Strasbourg estende-se aos seus pés, a antiga cidade de telhados triangulares denteados e janelas de empena, interrompida por torres e igrejas tão pitorescas quanto aquelas de qualquer cidade em Flandres.” (Victor Hugo)

IMG_7978IMG_7979

“Desde 1570, a cidade de Strasbourg recebe a cada ano o seu mercado de Natal, o famoso   Christkindelsmärik” ao redor da prestigiosa Catedral de Notre Dame de Strasbourg.”

IMG_8247

Com 4 séculos de tradiçao, é o mercado de natal mais antigo da França e um dos maiores da Europa
.
IMG_7981IMG_7983

Hugo e Bianca aguentaram firme as andanças pelo Mercado.

DSC01520

É de encher os olhos e esvaziar  a bolsa. Tudo é muito caro.

IMG_7984

O cheiro das especiarias e da canela perfumam todo o Mercado.

IMG_8244

O Marcelo “fazendo de conta” que está comprando.

IMG_8243

E nós também….

IMG_7988

Cenas de Estrasburgo

Strasbourg-082

“O Tram (Tramway) é um transporte coletivo ecologicamente correto. É elétrico, não polui e não faz barulho. Para andar nele não é preciso subir ou descer longas escadarias como nos metrôs: é só atravessar a rua e entrar, a pé ou de bicicleta. É também uma alternativa muito mais econômica que o metrô, porque não é necessário cavar túneis e nem construir aqueles imensos espaços estruturais subterrâneos para as estações. Numa estação de Tram tudo é automatizado, não tem bilheteria, não tem catracas. E a praticidade: nada de escadas, nem longos corredores. Pedestres, ciclistas e deficientes físicos tem acesso direto, sem degraus, algo completamente diferente do metrô.”   Tram

IMG_8272

IMG_8069

Extravagâncias…

IMG_8070

Uma loja para poucos…

IMG_8071

IMG_8072

Os Cavaleiros da Távola Redonda. Lindo!

IMG_8079

O Eurípedes não deixaria de comprar um vinho da Alsacia.

IMG_8245

Uma vitrine de Guloseimas. Irresistível.

DSC01518

DSC01533

O Marcelo fazendo graça… E o Hugo perdeu a luva.

IMG_8032_stitch

IMG_8042

Não é encenação. Eu não estou de costas. Era frio mesmo!

IMG_8043

Eita Marcelo. Arrasou na foto!

Hora de almoçar
IMG_8265

Um Pinot Noir da Alsacia, é claro!

IMG_8269

“Em algum porão de Strasbourg, prontos para comer Flammekueche: torta fina com creme, queijo, bacon, cebola, pimenta, etc” (MFB)

“Se você rejeita a comida, ignora os costumes, receia a religião e evita as pessoas, é melhor ficar em casa”