Chegando ao Aeroporto de Salvador temos 3 opções:
-Alugar um carro
-Pegar taxi e pagar R$99,00 até o Hotel
-Pegar um ônibus e pagar R$3,00 por pessoa.
É fácil deduzir qual foi a nossa escolha!
Ficamos hospedados no Hotel Vila Galé em Ondina.
Não tem praia, tem pedra, mas podemos nos contentar com a piscina
e com a bela vista.
City-tour – Salvador Bahia Bus Ônibus turístico
“O Salvador Bahia Bus possui seis veículos double deck (dois andares) equipados com sistema de sonorização, que circulam com guias e condutores bilíngües. Os ônibus possuem ambiente climatizado no piso inferior e andar superior panorâmico descoberto. Ao longo da rota, há vários pontos de embarque e desembarque em que o turista pode desembarcar em determinado local e retomar a rota no veículo seguinte. Através de um passe único diário (pulseira Ticket), o turista pode conhecer os principais pontos turísticos da capital baiana.
Fortaleza de Santo Antônio, conhecida como Farol da Barra, onde se encontra o Museu Náutico da Bahia. O farol é consagrado como um dos ícones da capital baiana.
Praça Tomé de Sousa – Palácio Rio Branco onde abriga a Fundação Pedro Calmon, a Fundação Cultural do Estado da Bahia e o "Memorial dos Governadores".
O monumento à demolição da Catedral da Sé – a Cruz Caída, de autoria de Mário Cravo e Palácio Arquiepiscopal da Sé. (foto wikipedia)
O Pelourinho no Centro Histórico, possui um conjunto arquitetônico colonial (barroco português) preservado e integrante do Patrimônio Histórico da UNESCO.
Museu da Cidade Fundação Casa de Jorge Amado
Ao fundo a Igreja de São Francisco
A Igreja de São Francisco é uma das mais ricas do Brasil e considerada o mais belo exemplar do barroco português no mundo. O templo tem o interior todo recoberto em ouro e jacarandá. Conta-se que foram utilizados mil quilos de ouro em pó só para moldar a talha. As pinturas do teto têm forma de estrelas, hexágonos e octógonos. Na sacristia, estão reunidos 18 painéis a óleo sobre a vida de São Francisco.
Faça um tour virtual clicando aqui São Francisco]
Igreja da 3ª Ordem de São Francisco-1703- Sua fachada é feita em calcário lavrado com cunhais de arenito é única no país, lembrando o barroco plateresco da América Espanhola.
Almoçamos no Odayá, que fica na esquina do Largo do Pelourinho.
Camarão ao Abacaxi foi a nossa escolha
Baía de Todos os Santos, Forte São Marcelo e Elevador Lacerda
Elevador Larcerda, o principal meio de transporte entre a Cidade Alta, onde se encontra o centro histórico, e a Cidade Baixa, local de concentração de atividades financeiras e comerciais em Salvador
A caminho do Mercado Modelo que abriga abriga duzentas e sessenta e três lojas e oferecem a maior variedade de artesanato, presentes e lembranças da Bahia. No local, onde funcionava o primitivo Mercado, demolido após o incêndio de 1969, foi erguida uma escultura de Mário Cravo Junior.
O Mercado Modelo viveu pelo menos cinco grandes incêndios ao longo de sua história. Perguntamos a um lojista se eles recebem treinamento anti-incêndio, ele disse que não sabe nem manejar um extintor.
Igreja N.Senhor do Bonfim. Todos os anos realiza-se a Lavagem do Bonfim, na escadaria da igreja, onde baianas lavam com água de cheiro e muita festa os seus degraus. Tudo começa com uma procissão desde a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, padroeira da Bahia, até ao Bonfim.
As imagens de Nosso Senhor do Bonfim e de Nossa Senhora da Guia vieram de Portugal para a Bahia, através do Capitão da marinha portuguesa Theodozio Rodrigues de Faria em 1745.
A fita do Senhor do Bonfim é enrolada no punho e fixada com três nós. A cada nó precede um pedido, realizado mentalmente, e que deve ser mantido em segredo até a fita se romper por desgaste natural.
Dique do Tororó -Desde a época colonial, a população de Salvador tinha por hábito se abastecer nas águas do Dique. Uma tradicional quadrinha popular canta:"Eu fui ao Tororó Beber água e não achei Encontrei linda morena Que no Tororó deixei..."
“A imponência dos oito orixás que tomam conta das águas do Dique do Tororó sempre encanta soteropolitanos e turistas. Contruídas pelo artista plástico Tati Moreno, as esculturas são uma das principais atrações do local, tido como sagrado para os adeptos do candomblé. Conheça cada um deles:
OXUMOrixá das águas doces, lagos e fontes. Para o candomblé, o Dique é uma das moradas dela.
OGUM
Deus da guerra e do ferro e protetor daqueles que usam o metal.
OXÓSSI
Divindade das matas e da caça.
XANGÔ
Senhor dos raios e trovões.
OXALÁ Deus da criação e pai de todos os orixás.
IEMANJÁ
A rainha do mar e mãe dos orixás.
NANÃ
A avó dos orixás, deusa da chuva e da lama.
IANSÃ
Senhora dos raios, ventos e tempestades.” Dique]
Corredor da Vitória, o mais nobre e desejado endereço de Salvador, que encanta pela elegância, estilo, charme e cultura.
As Gordinhas de Ondina de Eliana Kertz. “As meninas do Brasil” , Damiana, Mariana e Catarina que, e
em nome da Bahia, saúdam o Brasil e o mundo com alegria e paz. Fundidas em bronze, as esculturas possuem, em média, três metros de altura cada uma e já podem ser consideradas um cartão postal da cidade. Cada uma das “gordinhas” está olhando para a sua região de origem: Damiana para a Africa, Mariana para Portugal e Catarina para o interior do Brasil. As Meninas do Brasil
As estátuas estão sendo restauradas. A foto foi capturada na Net.
“O Cristo da Barra foi esculpido pelo italiano Pasquale de Chirico e trazido para a Bahia em 1920 e transferida para o morro em 1967. Um jovem de branco em pé com o braço direito estendido e o esquerdo para baixo tocando suas vestes. Em sinal de pregação, parece alertar a população.” Cristo
O Cristo da Barra ocupa uma linda paisagem no morro rodeado de grama e coqueiros que fazem sombra onde muitos preferem sentar e tomar uma água de coco.
A famosa Cabana da Cely tem um pastel de camarão que é de ajoelhar.
Estivemos lá no sábado e perdemos a promoção.
Olha aí o pecado da Gula. Moqueca com 400 grs de peixe + 500 grs de camarão.
Praça 2 de julho
No centro da praça existe um monumento enorme em homenagem ao caboclo, simbolo da resistência da independência da Bahia, em 2 de julho de 1823.
O Teatro Castro Alves também fica na Praça 2 de julho. É o maior e mais importante centro artístico de Salvador,
Fomos ao Teatro Castro Alves assistir “ As Centenárias” com
Andréa Beltrão e Marieta Severo.
Duas amigas carpideiras passam a vida percorrendo velórios, chorando os mortos, ouvindo e contando histórias.
Jantar do Dia dos Namorados.
Cardápio caprichado para uma noite perfeita.
9 a 12 de junho de 2011.
Em 1987 fomos a um show folclórico num espaço chamado “Tenda dos Milagres”
Janeiro 1987 - Aurelio, Sergio, Marcelo, Euripedes e euJunho 2011 – Euripedes e eu
Fotos – algumas foram capturadas no Google Imagens