Setembro 2007
Versailles é uma cidade francesa, conhecida pelo seu castelo, o famoso palácio de Versailles, seus jardins, museus, monumento na lista do património mundial da UNESCO.
Uma Crepèrie em Versailles -
Cidre para acompanhar o crepe.
Luis 14 transforma-se numa pessoa extremamente orgulhosa, e com traços de megalomania. Concluiu então que a melhor forma de demonstrar poderio e riqueza seria a partir da construção de um fabuloso palácio, dotado de luxo e esplendor até então sem igual.
Empresas foram criadas especialmente para fabricar o material que seria utilizado em Versalhes. Mármores, porcelanas, cristais, mobiliário, o país inteiro foi mobilizado para esta obra. Engenheiros, arquitetos, decoradores, paisagistas, jardineiros, escultores, pintores, artesãos, a lista era infindável.
Em 1683 o total de trabalhadores na construção chegava a 30 mil pessoas.
Em 5 de outubro de 1789 o palácio de Versalhes é invadido e a família real detida (Luis XVI). Levados a seguir para uma prisão de Paris, são julgados e condenados por um tribunal revolucionário. Quatro anos mais tarde são todos executados na guilhotina.
A partir de 1918 começa o renascimento de Versalhes. Reconhecido seu valor histórico, e graças ao interesse do governo, e a generosas doações de particulares, ele foi aos poucos voltando a ser, não apenas um palácio, mas também um dos melhores museus da França. Sua arquitetura, engenharia, paisagismo, suas mobílias, tapeçarias e pinturas contam hoje a história da França.
Atualmente, entre os aposentos do prédio com 2153 janelas, 700 quartos e 67 escadarias, aqueles que mais impressionam seus visitantes são o Salão dos Espelhos, Capela Real, Opera Real, Apartamentos de Estado, Salão da Guerra, Salão da Paz, Apartamentos da Rainha, Apartamentos do Rei, Galeria das Batalhas e logicamente seus 800 hectares de parques e jardins com 20 km de trilhas, 200 mil árvores, 200 mil flores plantadas a cada ano, 50 fontes e 2100 esculturas.
Setembro 2007 –Euripedes e eu
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário. Obrigada.