Versailles é uma cidade francesa, situada no departamento Yvelines. Uma das comunidades vizinhas é Guyancourt (onde mora o Marcelo) à sudoeste.
O Palácio de Versailles foi o centro do poder da Monarquia de 1682 até 1789.
O palácio está cercado por uma grande área de jardins, uma série de plataformas simétricas com canteiros, estátuas, vasos e fontes trabalhados, projetados por André Le Nôtre.
“A definição mais simples de um "jardim francês" é a arte de corrigir a natureza com a imposição da simetria. Quem fala em jardim francês, fala de simetria.”
“Nesse tipo de jardim a ordem vence a desordem e a cultura vence a natureza selvagem.”
“Numa época em que a linguagem mitológica é o modo de expressão comum na Europa Artística, os jardins exprimem uma mensagem de triunfo que se evidencia ou oculta segundo o caso”
“Essa dupla polaridade dos jardins onde, de um lado temos o rigor de uma organização geométrica do espaço e do outro temos o ressurgimento de uma mitologia lúdica e oracular – vem cristalizar a herança do humanismo francês.”
“Versailles é um registro excepcional da política, ciência e sensibilidade do seu tempo.”
“Numa escala macro o jardim se estrutura através de grandes eixos retilíneos onde se distribuem vários elementos arquitetônicos. O eixo central atinge cerca de 14 km de comprimento e permite uma visão ampla do território. Esta experiência do olhar que alcança o horizonte longínquo está na base do eixo visual, o mecanismo fundamental de ordenação do conjunto de Versailles.”
“Numa escala micro, o jardim apresenta uma cenografia arquitetônica obcecada pelo detalhe e voltada ao deleite para os convidados do rei (cenas de teatro, terraços, fontes, conjuntos de estátuas, labirinto, espelhos d’água).”
Na noite de 25 para 26 de Dezembro de 1999, ventos de 210 km/h atingiram Versailles por 2 horas.
Das 200.000 árvores, mais de 10.000 foram danificadas ou arrancadas.
80% das árvores destruídas eram de espécies raras. Três séculos de história foram assim arrasados.
Versailles foi concebido para dar “a medida exata da gigantesca dimensão do governo humano sobre a natureza”.
Na Capela são realizados Concertos de Câmara
Galeria dos Espelhos -são dezessete espelhos em arco que refletem as dezessete janelas igualmente arcadas que dão vista para os jardins. Cada arco contém vinte e um espelhos com um total de 357 espelhos no conjunto da decoração.
Maria Antonieta ordenou ao seu arquiteto favorito, Richard Mique, que cobrisse todas as paredes com cetim branco bordado com arabescos florais, aparentemente para dar uma coesão de decoração aos quartos.
Saiba mais Versailles
Fontes: http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/drops/08.022/1752 e outros.
Maio 2005 – Marcelo e eu
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário. Obrigada.