Assis é uma cidade e sé episcopal no flanco ocidental do Monte Subasio, na região da Umbria, província de Perugia. É uma linda cidade medieval.
Em Roma, pegamos um trem e fizemos um passeio de um dia em Assis.
Da Estação Ferroviária para a cidade, surge a vista imponente da Basílica.
São Francisco de Assis nasceu em Assis, em 1182, filho de um rico comerciante, cresceu com todos os luxos e confortos A mudança de rumo em sua vida aconteceria após uma visão, quando Deus lhe pediu para reconstruir uma antiga igreja abandonada nos arredores da cidade.
Decepcionado com a cobrança de dízimos, Francisco renunciou à fortuna, ao nome de família e às suas roupas, que foram devolvidas ao pai. Fez voto de pobreza e assumiu o compromisso de, daquele dia em diante, dedicar sua vida à caridade e à prática dos ensinamentos de Jesus.
A Basílica de São Francisco de Assis é composta de duas igrejas, construídas uma sobre a outra. A inferior foi construída entre 1128 e 130, adornada com afrescos dos séculos 13 e 14, da autoria de mestres como Cimabue, Giotto, Lorenzetti e Simone Martini. A parte superior foi construída entre 1230 e 1253, e está adornada com afrescos de Giotto, ilustrando passagens da vida de São Francisco. Faz parte do conjunto também a cripta onde estão guardados seus restos mortais
Não é difícil encontrar alguém usando o típico traje dos franciscanos, a percorrer as ruas de pedra ou como estátua viva.
Passear pelas ruas de Assis é seguir uma sucessão de subidas e descidas.
A cidade surgiu com a civilização Etrusca, sendo mais tarde colonizada pelos Romanos.
Templo de Minerva, transformado em Igreja.
Templo de Minerva – Sec I aC - segundo estudos recentes, provavelmente era um templo dedicado a Hércules.
Igreja de Santa Clara. Quando Francisco tomou a decisão de mudar de vida e fundar uma ordem religiosa, Clara decidiu seguir seus passos e também dedicar o resto de sua vida à palavra de Deus. Fundou então uma ordem religiosa feminina, que mais tarde viria a ser conhecida como Ordem de Santa Clara.
Um dos portões da Muralha que cerca a cidade de Assis.
Independente da motivação, a fé ou o simples prazer de viajar, conhecer a pequena e acolhedora cidade italiana é um alimento à alma.
Setembro 2007 – Euripedes e euAlgumas fotos – Google Imagens
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário. Obrigada.