Maio 2005
O Mont Saint-Michel é uma ilhota rochosa da Mancha na França, divisa entre Bretanha e Normandia, onde foi construído um santuário em homenagem ao arcanjo São Miguel.
Fortificação do Século XIII – Ponte levadiça
Durante a Guerra dos Cem Anos, entre França e Inglaterra, o Monte Saint-Michel foi uma fortaleza inexpugnável, resistindo a todas as tentativas inglesas de tomá-la, constituindo-se, em símbolo da identidade nacional francesa.
Podemos subir pela parte externa e descer pelo interior da Abadia.
Chegamos ao topo e ao interior da Igreja.
Pátio do Claustro Mont Saint Michel
Mecanismo que era usado para abrir e fechar a ponte levadiça.
O nome do local - Mont Saint Michel - foi motivado, conta-se, porque o arcanjo São Miguel teria feito uma aparição para o bispo da cidade de Avranches, determinando que fosse construída, no topo daquele rochedo isolado à beira mar, uma capela para honrar o Senhor.
Com o tempo nas encostas do morro surgiram outras construções, residências e estabelecimentos comerciais. Posteriormente foram erguidas muralhas e torres fortificadas, destinadas a manter afastados invasores mal intencionados, em especial os ingleses.
Uma estátua de São Miguel colocada no topo da igreja culmina a 170 metros de altura.
A costa desta região francesa, pelas suas características, é o lugar do mundo onde ocorrem os maiores desníveis entre marés altas e baixas, podendo a diferença chegar a quinze metros.
O monte Saint-Michel com a maré alta e baixa
Maio 2005 – Marcelo e eu
Fontes: Wikipedia, Mont Saint Michel, Google Imagens
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário. Obrigada.