SETEMBRO 2008
Dia 9 de setembro foi aniversário do Euripedes. Ele queria viajar, mas tinha apenas 4 dias disponíveis. O passeio que encaixou foi para Montevideu . A Marly observou que no ano passado (2007) ele passou o aniversario em Paris, e indo para o Uruguai era, de certa forma, um retrocesso. Não foi retrocesso. Uruguai é um belo país que merece uma visita.
Nos restaurantes o Cardápio pode trazer a informação que o imposto está incluso no preço do prato ou não. Caso não esteja, são acrescidos 22% de imposto na conta que era razoável e deixou de ser porque, distraído, você não percebeu que teria o acréscimo.
Parque Rodó
O Uruguai tem uma legislação de vanguarda. Aboliu os castigos corporais nas escolas 120 anos antes da Inglaterra; adotou a jornada de trabalho de oito horas um ano antes dos Estados Unidos e da França; aprovou o voto feminino quatorze anos antes dos franceses e sua lei do divórcio setenta anos antes dos espanhois.
Casais brasileiros mais abastados recorriam ao Uruguai, numa tentativa de livrar-se do estigma que incidia sobre aqueles que viviam juntos sem se casar. Apesar dos casamentos no Uruguai não serem reconhecidos pelo Brasil, dava uma satisfação às familias conservadoras que não queriam ter uma filha ou filho na boca do povo.
O Uruguai vem se unir a outros 17 países que, de alguma forma, aprovaram a união entre homossexuais. A iniciativa uruguaia é a primeira de âmbito nacional na América Latina.
Ficamos hospedados no Bairro Punta Carretas
.
A carne é maravilhosa. Eurípedes está degustando uma costeleta de carneiro. A cerveja Patrícia é a mais famosa.
Ao longo do rio e da cidade tem os as Ramblas .
Palácio Salvo. Com os seus 95 metros e 27 pisos, foi a torre mais alta da América do Sul por largos anos.
Estátua e Mausoléu do General Artigas
A população uruguaia praticamente não tem a mistura racial com o indio que foi exterminado pelos colonizadores. Só restou um monumento homenageando os indios charruas.
Teatro Solis
Montevideo é a cidade dos Monumentos. São espetaculares. Este é a Diligência.
Monumento aos Imigrantes – La Carreta
Rosedal
Palácio Legislativo -
Rio da Prata – Montevideo é banhada pelo Rio da Prata estuário criado pelo Rio Paraná e o Rio Uruguai, mede 48 km de largura no ponto que se toma como origem e no ponto onde as águas deixam de ser doces e se convertem no Oceano Atlântico sua largura é de 219 km. É muito lindo e acho que foi a parte de Montevideo que mais me encantou.
Rosedal
Palácio Legislativo -
Obelisco de 40 metros de altura, feita com granito rosa, gravado em sua face oeste: "A constituinte de 1830." Possui três estátuas alegóricas de bronze e as inscrições: "Lei", "Liberdade", "Força" . Na parte inferior das estátuas, existem três torneiras despejando água em uma fonte hexagonal em torno do Obelisco.
Não é Dubai. É a torre da Antel (telecomunicações)
Prefeitura de Montevideo – Escultura “Davi “
Cerro e Fortaleza General Artigas
O nome da cidade se explica porque, navegando pelo Rio da Prata de leste a oeste (do Oceano Atlântico para o continente), avista-se o 6º monte na região em que hoje se situa a capital uruguaia. Daí, o registro de "Monte VI de Este a Oeste", que de forma abreviada se escreve "Monte VI-D-E-O".(Nunca encontraram os outros 5 montes).
Catedral de Montevideo – Praça Constituição
Castelo de Pittamiglio
Mercado do Porto
Almoço Comemoração Aniversário Eurípedes
Os baianos Luiz Carlos, Godofredo, Tereza, Eurilza, que estavam almoçando lá no Mercado. De pé, Euripedes e o garçom Alfredo.
O Alfajor , recheado com doce de leite, é de ajoelhar.
Setembro de 2008 – Euripedes e eu
Algumas fotos – Google Imagens
Catedral de Montevideo – Praça Constituição
Castelo de Pittamiglio
Mercado do Porto
Almoço Comemoração Aniversário Eurípedes
Os baianos Luiz Carlos, Godofredo, Tereza, Eurilza, que estavam almoçando lá no Mercado. De pé, Euripedes e o garçom Alfredo.
O Alfajor , recheado com doce de leite, é de ajoelhar.
Setembro de 2008 – Euripedes e eu
Algumas fotos – Google Imagens