Monte Pascoal
O Monte Pascoal (586 m altura) localizado na Bahia, a cerca de 62 quilômetros da cidade de Porto Seguro, teria sido a primeira porção de terra avistada por Pedro Álvares Cabral e sua tripulação no dia 22 de abril de 1500, data do Descobrimento do Brasil. O acidente geográfico recebeu este nome justamente porque o desembarque ocorreu na época da Páscoa do ano de 1500.
]
O parque está aberto a visitação com o consentimento dos índios pataxós que habitam a região.
Vale a pena ressaltar que os pataxós invadiram o parque durante as comemorações dos 500 anos do Brasil no ano 2000, desde então, mais de metade da mata existente foi destruída pelos auto intitulados índios, que são totalmente aculturados e exploram predatoriamente a região. (Wikipedia)
Santa Cruz Cabráilia
Monumento histórico aos jesuítas onde retrata a 1ª Missa no Brasil
Praia da Coroa Vermelha, fica em Santa Cruz Cabrália e é uma enseada próxima à cidade de Porto Seguro. Tem este nome devido ao fato de ter um grande arrecife de corais alaranjados.
Praia do Mutá – Cabana
Fica ali tambem a "Praia do Descobrimento" onde oficialmente ocorreu o descobrimento do Brasil, em 22 de abril de 1500, e se celebrou a primeira missa no Brasil, pelos sacerdotes da esquadra de Cabral, em 26 de abril de 1500.
Lá se encontra a reserva indígena Pataxó com um povoado onde nativos vendem artesanatos (colares de sementes, utensílios de cozinha, etc.)
Shopping Indígena
Museu Indígena
Relógio 500 anos do Descobrimento
Centro Histórico
Trecho da carta de Pero Vaz de Caminha
Igreja Nossa Senhora da Misericordia – Igreja mais antiga do Brasil.
Igreja de N. Sra. da Conceição, construída no século XVII, a Casa de Câmara e Cadeia, que abrigou a 1ª Intendência do Brasil, prédio do século XVII, e ainda as ruínas de um Colégio Jesuíta do século XVI
.
Igreja N. Sra Conceição – Cadeia Públia ( 1772) Paço Municipal
Marco da Posse trazido por Gonçalo Coelho em 1503
Farol da Marinha (1535)
Morro do Mirante de Coroa Vermelha, que proporciona uma maravilhosa e inesquecível vista panorâmica de toda a bonita, larga e histórica Baía Cabrália.
Hotel do Farol – Praia da Coroa Vermelha
Porto Seguro
A Passarela do Álcool, no Centro da cidade, é ponto de encontro, com lojas de artesanato e souvenirs, butiques, bares e restaurantes que ganham a companhia de barracas de batidas ao entardecer.
Restaurante Tia Nenzinha - É o melhor lugar para degustar a culinária típica baiana e também delícias à base de frutos do mar.
No finalzinho da passarela, na travessa conhecida como “O Beco”, concentram-se alguns dos bares e restaurantes mais aconchegantes e sossegados da área.
Restaurante Portinha
Pratos típicos e sobremesas.
Em 1987, foi aqui nossa primeira experiência em “acampar”
ARRAIAL D’AJUDA
Arraial d'Ajuda está situado no distrito de Porto Seguro, no topo das falésias coloridas sendo rodeada pela Mata Atlântica e pelas intermináveis praias com águas mornas e com tons de verde e azul. Arraial é uma pequena aldeia que, desde o seu nascimento em 1549, preservou a sua típica arquitetura, cultura e parte da Mata Atlântica.
Igreja N.Sra da Ajuda. Aqui,o padre Manoel da Nóbrega celebrou a primeira Missa do Galo no Brasil em 1550.
Praia de Pitinga em Arraial d’Ajuda
Festa em Arraial D’Ajuda
Fim da festa.
Broduei -A Bróduei, que até o final dos anos 90 concentrava o agito noturno, hoje está decadente. Os bares ainda funcionam, mas o locam não oferece nenhum charme.
Trancoso – Igreja São João (1656) Praça do Quadrado
As casas são coladinhas e bem coloridas na Praça do Quadrado.
Passeio ao Parque Marinho Recifes de Fora. (Sergio e Wil)
SANTO ANDRÉ
Conta a lenda que há um Santo André de ouro guardado no fundo dessas terras. O santo foi trazido por um padre temeroso que a imagem desaparecesse como tantas outras da sua Igreja. Este mistério acessa uma memória profunda dos que passam por aqui e querem descobrir a própria essência, o seu ouro interior. Em Vila de Santo André tem algo que não vemos e nem tocamos. Apenas sentimos como o brilho do ouro no fundo da terra. Um dia descobrimos que somos apaixonados por este lugar e é impossível viver distante. (Associação Pro Cultura e Turismo Santo André-Bahia)
Uma pacata vila de pescadores em uma área de proteção ambiental. Com pouco mais de 500 habitantes chega-se à partir de Santa Cruz Cabrália numa breve travessia de balsa pelo rio João de Tiba.
Cocada famosa de Santo André – Reclamei que era cara. A doceira ficou brava.
Veja outra postagem Arraial D'Ajuda e Porto Seguro, clicando aqui http://udiviagens.blogspot.com.br/2012/08/arraial-dajuda-bahia.html
Janeiro 1987 - Aurelio, Sergio, Marcelo, Euripedes e eu
Março 2007 – Wil, Sergio, Euripedes e eu