Dezembro 2012
Falamos com o Marcelo, tomamos a decisão e compramos nossas passagens para a França no dia 14 de maio de 2011, para embarque no dia 18/12/2011.
Primeira providência: Checar validade dos Passaportes. Os nossos (do Euripedes e o meu) venceriam em 17/05/2012, um ano depois. Recorro ao site http://saopaulo.ambafrance-br.org/spip.php?rubrique116 do Consulado da França em São Paulo e sobre a validade do Passaporte, diz o seguinte:
“O passaporte deverá ter validade de 6 meses a partir da data da ida ou 3 meses a partir da data da volta. “
“O passaporte deverá ter validade de 6 meses a partir da data da ida ou 3 meses a partir da data da volta. “
Esse “ou” gerou a confusão. Eu voltaria 4 meses antes do vencimento do Passaporte. Não pensei mais no assunto. No dia 2 de dezembro resolvo ligar na Polícia Federal e perguntar a respeito da validade. A pessoa que me atendeu foi definiiva. Você corre o risco de ser deportada, quando chegar na França. Seu Passaporte precisa ter uma validade mínima de 6 meses, quiçá um ano. Pânico. Entrei no site da PF e agendei atendimento para a segunda feira, dia 5 de dezembro. Por sorte, havia horário disponível. Garantiram que no dia 13, terça feira eu teria meu novo Passaporte. Quando a atendente começou a carimbar CANCELADO no meu “verdinho” estremeci e perguntei: E se acontecer alguma coisa e meu novo Passaporte não chegar? Neste caso existe o “passaporte de emergência, que tem uma taxa maior e prazo de validade de apenas um ano, e lhe será entregue em até 24h, independentemente de agendamento.”
Alívio e um pouquinho de preocupação até o dia 13 de dezembro às 14 horas, quando fomos buscar os Passaportes Azuis. Com eles em mãos, pudemos dormir sossegados e aguardar mais 5 dias para a nossa “planejada” viagem.