“PASSERELLE LÉOPOLD-SÉDAR-SENGHOR - Já foi chamada de passarela Solférino , é uma ponte de pedestres. Sobre o Rio Sena, liga o Museu D’Orsay ao Jardin des Tuilleries. A ponte está cheia de cadeados. As pessoas colocam o seu cadeado , fazem um pedido e jogam a chave no rio.” Nós apenas simulamos. Não acho correto isto. Sobrecarrega a ponte. Em Florença este hábito já se tornou proibido, cabendo multa.
Jardin des Tuilleries – “criado no século XVI, no estilo italiano, por ordem de Catarina de Médicis, para decorar o entorno do palácio das Tulherias, onde passava seus tempos livres. Em 1664, o arquiteto André Le Nôtre, autor do projeto do parque que rodeia o palácio de Versalhes, transformou-o num jardim no estilo francês, formal e simétrico, cheio de estátuas ornamentais.”
Ao fundo a Place Concorde e sua Roda Gigante.
Rue Rivoli – Estátua de Joana D’arc. (por que eu estou de óculos?)
Saiba mais sobre Joana D'arc
Saiba mais sobre Joana D'arc
Place Vendome - Praça das joalherias de luxo e do famoso Hotel Ritz.
“A coluna da praça foi construída em 1810, com o bronze de 1200 canhões retirados aos austríacos e russos, para festejar a vitória de Austerlitz e homenagear os soldados franceses.” (Foto Wikipedia)
“Uma curiosidade: a praça possuia três moradores. Um árabe milionário, uma senhora idosa de uma tradicional família francesa e Henri Salvador ( cantor, compositor e guitarrista francês de jazz, que já morou no Brasil e faleceu em 2008). No mais os prédios são ocupados pelas joalherias e seus ateliers, pelo hotel, por um ministério do Govêrno francês e por escritórios de advocacia.” (Conexão Paris)
“O Café de la Paix abriu 30 de junho de 1862 e em 1975 foi declarado patrimônio histórico pelo governo francês.” Está na Lista dos 10 cafés mais bonitos do mundo.
“L’Opera – o edifício é considerado uma das obras-primas da arquitetura de estilo neobarroco. Sua capacidade é de 1979 espectadores sentados.”
Galleries Lafayette – “Loja de Departamentos. O complexo é formado por três lojas: Lafayette Homme: 4 andares; Lafayette Maison: 5 andares e Lafayette Haussmann: 10 andares.”
“Hoje é dia de rock, bebê.” – “A decoração da Lafayette foi sobre o Rock & Roll. Bandas de rock em versão boneca de alta-costura agitaram as vitrines. São as Kouklistars, criação do artista americano Andrew Yang, que foram vendidas em edição limitada a 150 euros cada.”
“Imaginado e realizado por Jean-Paul Goude, o tema desse ano foi o astro internacional do Rock, Iggy Pop.” (Passeios em Paris)
Terezinha, mãe de roqueiros se encantou com as vitrines.
O Hugo ficou com o Cirilo, o mascote da sua sala na escola, durante suas férias, e teve que levá-lo a todos os passeios, para depois levar as fotos para mostrar aos professores e colegas.
Estas Bandas se movimentavam nas vitrines e havia som todo o tempo.
“Com o tema “Rock is not dead”, o bom velhinho teve a ajuda de Iggy Pop, figura mítica da música. Aos 64 anos, ele encarnou com muita precisão a atitude rock & roll. Torso nu, calça de couro e guitarra elétrica inspirararam o Papai Noel nesse Natal.” (http://passeiosemparis.blogspot.com)
A vizinha Printemps ‘era um luxo só: a decoração foi assinada por Karl Lagerfeld, estilista da Chanel.”
"Noël, rêves d'évasion" (Natal, sonhos de escapismo) fez um passeio por cidades como Veneza, Moscou, Londres, Los Angeles, Nova York, Shangai, Tóquio e Biarritz. Em cada uma das 11 janelas, bonecos animados (alguns reproduzindo o próprio Karl) e itens de luxo mostraram um Natal de sonhos.” (http://traduzindoafranca.blogspot.com)
Renata, bailarina que é, não resistiu e posou “en avant”
Para fechar com chave de crepe esta noite pré natalina, uma Crepérie em Versailles. Veja a alegria da Bianca.
Observ: O líquido na tigelinha é “Sidra, leve, gostosa e refrescante, ideal para acompanhar o Crepe.”
O Hugo escolheu seu crepe predileto: Com banana e chocolate.
“Tão bom viver dia a dia...
A vida assim, jamais cansa... “