Dezembro 2011
Marcelo, meu filho, diz que é impossível avistar a Torre, estando com uma Câmera, e não fotografá-la. E ele já está morando lá há 10 anos.
Marcelo, meu filho, diz que é impossível avistar a Torre, estando com uma Câmera, e não fotografá-la. E ele já está morando lá há 10 anos.
Hugo, meu neto, cada vez que a vê, seja ao vivo, em fotos ou pela TV, exclama com seu adorável sotaque: Tour Eiffel.
A Torre, a Feira de Natal e a Pista de Patinação. (Foto da Terezinha)
Apesar de tão linda, é esnobada por alguns tolinhos. Tem muito parisiense que nunca subiu na Torre. Não sabem o que estão perdendo. A vista lá de cima é de tirar o fôlego.
Alguns turistas também não sobem. Fazem pouco caso, dizendo que há outras coisas melhores para fazer em Paris. A Terezinha bem que tentou, mas quando fez sol havia uma multidão (principalmente japoneses) com a mesma intenção. Ficou sendo uma desculpa para ela voltar a Paris.
“A Torre Eiffel foi construída por Gustave Eiffel para a Exibição Universal de 1889, em Paris, realizada na data do centenário da Revolução Francesa. Uma estrutura revolucionária para a época. Ainda hoje, é um dos principais símbolos de Paris e da França.”
“A Torre levou dois anos para ser concluída e foi inaugurada pelo Príncipe de Gales que, posteriormente, tornou-se o Rei Eduardo VII do Reino Unido.”
De dentro do Bateaux Mouche há um frisson quando nos aproximamos da Torre. Todos os turistas procurando pelo melhor ângulo para fotografá- la.
“A Torre tem 300 metros de altura. Seu peso total é de sete mil toneladas. Possui 15 mil peças de aço e 1652 degraus até o topo.”
“A primeira plataforma possui um bom restaurante. Se você quer desfrutar de uma excelente cozinha francesa e jantar observando uma fantástica vista de Paris, é absolutamente necessário fazer reserva com antecedência. Quando a conta chegar, não se assuste: não é o preço da Torre é apenas o da refeição.”
A Torre vista da Ponte Alexandre III
A Torre Iluminada
A Torre vista da Ponte Del’Alma
A Torre sob a chuva, vista da Estação Ponte del’Alma
Dezembro 2011
Impossível descrever o fascínio que a Torre Eiffel exerce sobre nós. A sua monumentalidade fala por si. Não precisa de explicações, dados técnicos nem detalhes arquitetônicos: seu encanto é escancarado.