Trocadero – “O Palais de Chaillot é formado por dois pavilhões e duas alas curvilíneas delimitando um espaço central, a Esplanada dos Direitos do Homem, que desce em direção ao Sena. Entre as duas alas, de "Passy" e de "Paris", o Jardim do Trocadero domina a vista sobre a Torre Eiffel e os Champ de Mars.”
Foto google
Panorâmica feita pelo Marcelo
Petit Palais – “Museu de Belas Artes na zona dos Champs Élysées. O edifício foi construído pelo arquiteto Charles Girault para a Exposição Universal de 1900, fazendo parte de um conjunto monumental com o Grand Palais e a Ponte Alexandre III.”
Grand Palais – “Jour de fêtes - um parque de diversões sob o Arco de vidro do Grand Palais.
Enquanto Marcelo encarava …
este “brinquedo” maluco.
Grand Palais – Retrata a Belle Époque parisiense.
Ponte Alexandre III – “é decorada com querubins, ninfas e cavalos alados nas extremidades.”
Atravessando Grand Palais para a Ponte, Euripedes empurrava o carrinho com o Hugo e passando por um trecho de terra dsse: Vamos sair da terra. Hugo dispara: Vovô, nós vamos sair da terra e vamos para qual planeta? Esse é o Hugo. Inteligente e bem humorado.
Montmartre – “Deve seu nome, provavelmente, aos inúmeros mártires cristãos que foram torturados e mortos no local por volta do ano 250. Consagrada a São Dionísio, tornou-se, na Idade Média, um lugar de peregrinação. Em 1133, passou para a jurisdição de monges beneditinos, que, ali passaram a cultivar uvas para produção de vinho.”
“Em 1860, o bairro foi ligado à cidade e transformou-se num ponto de encontro importante de artistas e intelectuais, famoso pela sua animada vida noturna.”
Feira de Natal de Montmartre
Sacre Coeur – Basilica do Sagrado Coração – “construída com mármore travertino extraído da região de Seine-et-Marne, o que lhe proporciona uma tonalidade branca. Tem o formato de cruz grega adornada por quatro cúpulas. É inspirada na arquitetura romana e bizantina.”
Vista de Paris a partir de Montmartre.
Túnel da Ponte de l’Alma – foi neste túnel que aconteceu o acidente que causou a morte de Diana e Dodi Al-Fayed. Sobre o túnel está a Escultura Chama da Liberdade.
“A Chama da Liberdade é uma réplica da chama carregada pela Estátua da Liberdade, em Nova York. Possui o mesmo tamanho e é folheada a ouro. A Chama foi erguida no tempo da restauração da Estátua da Liberdade em 1987. Por muitos anos, o público tem afixado ao monumento cartazes e recados referentes à Diana, Princesa de Gales, atraindo turistas e, assim, virando um memorial não-oficial, próximo ao túnel onde a princesa sofreu o acidente, em 31 de agosto de 1997, que a matou. “
Jardim das Tulherias – “o nome se deve as olarias de telhas (tuiles) que antigamente ocupavam o espaço.”
“O Arco do Triunfo do Carrossel foi edificado em homenagem ao Grande Exército de Napoleão Bonaparte. Faz referência aos Arcos do Triunfo do Império Romano e, notadamente, ao Arco di Settimio Severo em Roma. “
Arco di Settimio Severo em Roma
“Coroando o arco, cópia dos Cavalos de Bronze de Constantino I, parelha que ornamenta a parte superior da porta principal da Basílica de São Marcos de Veneza.”
Basílica de São Marcos de Veneza
“Napoleão Bonaparte, trouxe de Veneza (1798) o original da escultura como “tesouro de guerra “ e a colocou sobre o monumento. Em 1815, após a Batalha de Waterloo e a queda do imperador Napoleão I, a França entrega a escultura aos austríacos que logo a devolvem para Veneza, anexada ao Império Austríaco pelo Congresso de Viena. A cópia é então executada pelo escultor François Joseph Bosio em 1828.”
“Pirâmide de Vidro do Louvre - rodeada por três pirâmides menores, no pátio principal do Palácio do Louvre. A «Grande Pirâmide» serve de entrada principal do Museu do Louvre. Encomendado por François Mitterrand, em 1984, foi projetado pelo arquitecto I. M. Pei.”
A Fonte dos Inocentes (1549) – em Les Halles.
Centro Georges Pompidou - abriga museu, biblioteca, teatros, entre outros espaços culturais.
Moulin Rouge – cabaré famoso que apresenta show para turistas. Veja um flash do show que assistimos. Clique aqui Feerie
Veja também um video do show
<
“Nós sempre teremos Paris” (Filme Casablanca)
Dezembro 2011