“Notre Dame começou a ser construida no ano de 1163 e reflete todas as mudanças ocorridas desde então, tendo sido poupada pelas duas Grandes Guerras, continua a ser a Casa de Deus e dos Homens.”
Sua fachada é constituída de 3 portais. “No Centro o Portal do Julgamento – Cristo em ascenção aos céus. À esquerda o Portal da Virgem (que não aparece na foto) e à direita, o Portal de Santa Ana.”
Mais detalhes da fachada
“A cripta arqueologica da Praça Notre-Dame mostra vestígios de Lutecia, cidade romana, hoje Paris, encontrados nas escavações a partir de 1965.”
Esta vista da Notre Dame,de frente para o Rio Sena é um presente.
Hora de almoçar, tomar um vinho…
Boulevard Saint Michel – uma das duas ruas principais do Quartier Latin de Paris. Ao fundo a Fonte Saint Michel e a Estátua do próprio.
Igreja da Sorbonne, uma das mais antigas e respeitadas universidades do mundo.
Panthéon - onde estão sepultados os maiores orgulhos da pátria francesa: Rousseau, Voltaire, Victor Hugo, Louis Braille, Émile Zola.
Passeio de Bateaux Mouche
“Passeio de barco para descobrir ou redescobrir toda a magia das margens do Sena onde aqui e ali surgem os monumentos que marcam a história de Paris.”
La Madeleine
Igreja de Madeleine –“ projetada nos moldes de um templo grego clássico, a pedido de Napoleão para homenagear a Armada Francesa. Sua parte externa possui 52 colunas corínticas de 20 metros de altura.”
Um lindo presépio
Avenida Champs Elysèes
“Toda noite, Papai Noel decolava com seu trenó sobre o Mercado de Natal na Champs-Elysées.”
A Feira de Natal da Champs Elysèes entre a Place de la Concorde e o Arco do Triunfo, com 175 chalezinhos e o meio ambiente no centro das atenções.
Para aguentar o frio, um gole de vinho quente em meio a caminhada pela avenida.
Fui submetida a um teste de coragem e levei o Hugo para um passeio de Montanha Russa.
O majestoso Grand Palais convida para mais um flash.
“…não deixar o dia de hoje partir inutilmente é o único meio de a gente aguardar com entusiasmo o dia de amanhã…”
Dezembro 2011