A capital brasileira é um monumento a céu aberto e, com apenas 50 anos de existência, já é considerada Patrimônio Cultural da Humanidade
Praça dos 3 Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Lembra as grandes praças européias.
Eixo Monumental
Esplanada dos Ministérios – 17 edifícios dispostos dos dois lados da Esplanada, determinando a espinha dorsal da cidade.
Ao fundo – Praça dos 3 Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário
Poder Executivo – Palácio do Planalto
O espectador aborda a obra numa base elevada que aumenta a monumentalidade.
1- A rampa do Poder; A Tribuna Oficial; O par de dragões da Independência.
Entrada do Palácio do Planalto
Gabinete do Presidente da Republica
Poder Legislativo – Congresso Nacional = Senado Federal e Câmara dos Deputados.
A cupúla convexa é o Senado – espaço de reflexão.
A Câmara dos Deputados parece um disco prestes a alçar vôo. Elemento motor.
Plenário do Senado Federal
O Salão Negro é a entrada mais importante do Edifício Principal, no Congresso Nacional. Ambiente comum entre as duas Casas, é palco de eventos culturais, amostras, lançamentos de livros, recepções, celebrações e grandes solenidades em geral. Em uma de suas paredes encontra-se trecho do discurso pronunciado pelo Presidente da República Juscelino Kubitschek ao sancionar a lei que fixou a data da mudança da capital.
O Salão Nobre ou Salão de Recepções, ao lado do Salão Negro, é decorado com um belo vitral de Marianne Peretti, painel do artista plástico Athos Bulcão e móveis de Ana Maria Niemeyer. Serve como cenário para lançamentos de livros e solenidades variadas.
O Salão Verde - nome dado em função da cor do tapete que o reveste, juntamente com o Plenário é considerado o coração da Câmara dos Deputados. Ocupando toda a área próxima ao Plenário. Decoram esse salão painéis de Athos Bulcão e Marianne Peretti. O mobiliário - poltronas e mesas de centro - é criação de Oscar Niemeyer.
Cabe destacar, no Salão Verde, o "Anjo", de Alfredo Ceschiatti, em bronze dourado, e a escultura do francês Andrè Bloc, simbolizando a construção de uma cidade - obra doada pelo governo da França.
Di Cavalcanti pintou especialmente para o Palácio do Congresso o mural "Alegoria de Brasília" e também está no Salão Verde.
O Salão Verde tem ao fundo um jardim concebido pelo paisagista Roberto Burle Marx, revestido por painel de azulejos criado por Athos Bulcão.
Plenário da Câmara dos Deputados
Poder Judiciário – O edifício tem pilares em fileiras que não se confundem, nem se apagam.
A Justiça – Alfredo Ceschiatti - A escultura representa o poder judiciário como uma mulher com os olhos vendados e espada; os olhos vendados representam a imparcialidade da justiça e sua intenção de nivelar o tratamento jurídico de todos por igual; e a espada representa a força, a coragem, a ordem e a regra necessárias para impor o direito. Porém a escultura não mostra a balança, que representaria a a ponderação dos interesses das partes em litígio.
A Justiça – Alfredo Ceschiatti - A escultura representa o poder judiciário como uma mulher com os olhos vendados e espada; os olhos vendados representam a imparcialidade da justiça e sua intenção de nivelar o tratamento jurídico de todos por igual; e a espada representa a força, a coragem, a ordem e a regra necessárias para impor o direito. Porém a escultura não mostra a balança, que representaria a a ponderação dos interesses das partes em litígio.
O Pombal em forma de pregador de roupa estilizado. Projeto de Niemeyer executado por Jânio Quadros
.
.
A escultura Os Candangos, de Bruno Giorgi é uma homenagem aos 80 mil trabalhadores responsáveis pela construção da capital.
Panteão da Pátria - Painel de Athos Bulcão – A união de três módulos forma um triângulo vermelho, símbolo do movimento da Inconfidência Mineira.
Panteão da Pátria - Livro de Aço onde estão gravados nomes de Heróis como Zumbi, Tiradentes. etc.
Panteão da Pátria – Vitrais de Mariane Peretti
Painel da Inconfidência Mineira de João Câmara Filho. O Mural da Inconfidência é composto por sete quadros que tem como aspecto comum o triângulo, símbolo do movimento da Inconfidência Mineira e a lamparina que, ora acesa, ora apagada, faz uma referência à luz, luz de liberdade.
1º PAINEL - O SACRIFÍCIO DA INDÚSTRIA NACIONAL
2º PAINEL - REUNIÃO DOS INCONFIDENTES
3º PAINEL - PREGAÇÃO DE TIRADENTES
4º PAINEL - A MORTE DE CLÁUDIO MANOEL DA COSTA
5º PAINEL - A FARSA DO JULGAMENTO
6º PAINEL - O ENFORCAMENTO DE TIRADENTES
7º PAINEL - O CORPO
Na Praça dos 3 Poderes fica a Bandeira Nacional com 280 metros quadrados de área, está permanentemente a cem metros de altura, no alto do mastro plantado na Praça dos Três Poderes, em Brasília. A construção em aço é considerada a maior do gênero no mundo, para bandeiras nacionais. O mastro é uma estrutura cônica tubular com 24 tubos representando o número de estados brasileiros na época da construção do mastro (1970).
O Museu Histórico fica na Praça dos Três Poderes.
O Espaço Lúcio Costa está localizado na Praça dos Três Poderes e trata-se de uma construção subterrânea que abriga no seu interior a Maquete de Brasília, a Maquete Tátil do Plano (concebida para atender aos deficientes visuais, pois possui legendas em Braille com informações diversas sobre a cidade), painéis com cópias do projeto do Plano Piloto e fotos históricas da época da construção e inauguração da cidade.
Espaço de Lucio Costa - Maquete do Plano Piloto – Formato de avião. Há quem afirme que Brasilia tem o formato de uma Borboleta ou de uma partitura musical. Para Yuri Gagarin é como se fosse outro planeta.
Palácio do Itamaraty – Sede do Ministério das Relações Exteriores.
Meteoro de Bruno Giorgi, de mármore branco de Carrara, localizada sobre o espelho d'água em frente ao Palácio do Itamaraty. É montada com cinco partes de uma esfera estilizada, significando os laços diplomáticos entre os cinco continentes.
Peça fundamental do conjunto com mais de 2000 m2 sem colunas intermediárias, possui 2 níveis ligados por 1 escada helicoidal. No alto da escada a Escultura Transfiguração, que muda de forma dependendo do ângulo em que é vista.
O Itamaraty é um verdadeiro museu de arte, com pinturas, esculturas, tapeçarias e afrescos. Entre os móveis, destaca-se a mesa em que a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea, há também o maior tapete persa do mundo! O Palácio possui painéis de artistas como Athos Bulcão, Rubem Valentim, Sérgio Camargo, Maria Martins e afresco de Alfredo Volpi. O acervo inclui ainda uma grande tela de Pedro Américo e obras modernas de artistas como Cândido Portinari, Mary Vieira, Manabu Mabe, Franz Weissmann, Alfredo Ceschiatti, Lasar Segall e Victor Brecheret, entre outros. Itamaraty
A escultura “Ponto de Encontro”, de Mary Vieira, que se encontra no Palácio do Itamaraty, em Brasília, é formada por 230 placas móveis de alumínio.
Jardins de Burle Marx na cobertura do Palácio. Lado direito, a escultura "Três Jovens", de Lasar Segall (1891-1957). Bloco único fundido com pátina, 1939. Lado esquerdo, a escultura "Canto da Noite", de Maria Martins. Obra fundida em bloco único de bronze, patinado em amarelo ouro, 1968.
Nem todos ambientes do Palácio, assim como algumas obras de arte, podem ser fotografados. Limite-se ao que é permitido e seja grato por este privilégio” . Canto da Noite
Catedral Metropolitana N.Sra. Aparecida – 16 pilares curvos que se unem em anel no topo, evocando a Coroa de Espinhos de Cristo.
Quatro esculturas de Alfredo Ceschiatti em bronze com três metros de altura, representando os evangelistas- Mateus, Marcos, Lucas e João (separado porque era o preferido de Jesus).
Para chegar até lá, o visitante percorre um túnel de piso e paredes negras, que desemboca num local de penumbra, chamado de zona de meditação. Concluído o trajeto, depara-se com a esplendorosa nave
.
Iluminada por luz natural captada por vitrais de Marianne Peretti. O ovo representa vida; o azul, o útero. Os anjos, dispostos em diagonal como se estivessem em vôo, são os da Anunciação. O teto do batistério tem a forma do pão e a base é o cálice do vinho.
As paredes têm vibração acústica, o que dispensa microfone para o celebrante das missas, ouvidas com perfeição em qualquer ponto, sem que seja preciso alterar o timbre e a altura de voz. Faça um teste: mande alguém ficar na passagem da entrada e vá para o próximo vão. Fale em tom normal de voz, sem nenhum esforço. Dá para bater papo ou apenas conferir a informação. A voz leva dois segundos para se propagar até o outro lado.
Um dos Anjos do teto.
Um dos painéis da Via Sacra de Di Cavalcanti que estão no interior da Catedral.
Palácio da Alvorada- Fica às margens do Lagoa Paranoá e é a residência do Presidente da República.
Em 2003
Ponte JK em três arcos, inspirados "pelo movimento de uma pedra quicando sobre o espelho d'água. Arquiteto Alexandre Chan.
Clube do Choro - SDC, Bloco G, Eixo Monumental. Em Março 2004 estvemos lá num ótimo show.
Em 2004 no Clube do Choro
D. Bosco tinha sonhos proféticos e nesta placa está registrada sua profecia que deu origem ao Distrito Federal.
Em 1883 Dom Bosco teve outro sonho profético, devidamente registrado em suas anotações. Neste, ele viajava por toda a América do Sul. Mas o principal desta profecia é o que seria referente ao planalto central brasileiro.
Santuário D.Bosco.
O que chama a atenção aqui não é a arquitetura, e sim a luz azul que tinge todo o ambiente. É que, em vez de paredes, a igreja é cercada por lindos vitrais da cor do céu, que vão do chão ao teto. À noite, durante as missas, é aceso o majestoso lustre formado por 7400 copos de vidro de Murano.
Procuradoria Geral da República
Memorial JK e os"Esferóides", autoria de Darlan Rosa- artista plástico daqui de Uberlândia.
Julho 2002
Esta obra de Niemeyer foi alvo de críticas no Governo Militar, porque foi visto no monumento, a foice que envolve a figura de JK e o martelo no braço estendido de Juscelino. Foice e martelo são símbolos comunistas que representariam os trabalhadores camponeses e industriais.
Entrada do Memorial
Painel em Mármore e Granito que envolve a Câmara Mortuária de Athos Bulcão.
Vitral de Marianne Peretti sobre a Câmara.
Biblioteca de JK
Objetos pessoais e presentes recebidos durante a Presidência.
Palácio do Buriti – sede do Governo do Distrito Federal
O palácio foi um projeto do arquiteto Nauro Jorge Esteves e seu nome deriva da planta símbolo da cidade, o buriti.
Em frente ao prédio, existe uma réplica da Loba Romana, oferecida pela cidade de Roma à capital brasileira.
Templo LBV
Templo com 7 faces, ostenta no ápice um cristal de 21 quilos.
Mandala no interior do Templo
Teto do Templo
No piso, está desenhado o caminho da peregrinação em pedras negras. As pessoas caminham descalças até o centro da espiral e tocam num círculo de cobre. Coloca as mãos para o alto para meditar e receber as vibrações. O retorno é pela espiral de pedras brancas – o caminho da purificação. Um gole de água que jorra da fonte do jardim encerra o ritual.
Interior do Templo
Teatro Nacional - Fachada de Athos Bulcão. Possui 2 salas de espetáculos. Estive lá em Janeiro de 2003 e assistimos “Magnificat Aleluia” Villla Lobos.
A Contorcionista, Alfredo Ceschiatti – Escultura do Saguão de Entrada
Setor Miitar _ Palanque Monumental.
O Brasília Shopping é considerado um Shopping Monumento. Arqiteto Ruy Ohtake.
Escultura Era Espacial de Alexandre Wakenwith. Fica ao lado leste da Torre de TV.
Torre de TV
Vista do Eixo Monumental a partir da Torre.
O Museu de Valores situa-se no 1º. subsolo do Edifício-Sede do Banco Central, em Brasília.
O espaço aberto ao público, alvo do interesse e da atenção das pessoas, ocupa uma área de 1300 m2. Esse espaço abriga as seguintes atrações: Sala Brasil, Sala Mundo, Sala Ouro, Sala Emissões do Banco Central do Brasil, A Sala Curiosidades Monetárias, Sala Outros Valores, Sala Fabricação do Dinheiro e uma máquina de cunhar de 1937 para a distribuição de medalhas-brindes aos visitantes.
Sem foto - CCBB - estivemos lá numa exposição de gravuras de Renoir.
Feira dos Importados – Brasília - conta com 1990 boxes e 96 quiosques, ocupados por 1.758 permissionários que comercializam produtos alimentares e não alimentares, nacionais e importados, com atendimento ao público no horário das 9h às 18h, de 3ª a Domingo, no S.I.A./Sul Trecho 7 Lotes de 5 a 180 – Setor de Comércio Especial.
Parque da Cidade de Brasília Sarah Kubitschek está situado no Plano Piloto de Brasília .
"Museu da República Honestino Guimarães”
Em janeiro 2003 ficamos no Hotel Nacional
Em 1965 assistimos ao Desfile de 7 de setembro
Em 1981 fomos visitar o Durleno que morava lá.
O Zoológico de Brasília conta com mais de 1300 animais entre 300 espécies de répteis, aves e mamíferos. Entre essas espécies é possível encontrar inclusive algumas ameaçadas de extinção.
Clique aqui:
http://www.museuvirtualbrasilia.zaorg.br/
1965? (não tenho certeza), Eleuza, Walter, José Ricardo, papai e eu estivemos em Brasília, onde assistimos a Parada do Dia 7 de setembro,
Junho 1981 – Aurelio, Sergio, Marcelo, Euripedes e eu
Julho 2002 – Ulisses, Sergio, Euripedes e eu
Janeiro 2003 – Euripedes e eu
Outubro 2003 – Terezinha, Luana, Euripedes e eu
Março 2004 – Walkiria, Euripedes e eu
Fotos Augusto Areal, Skyscrapercity, Panoramio, Google Imagens