"Não importa para onde vamos ou de onde voltamos. O que importa são as experiências únicas e os cenários surpreendentes com que nos deparamos. Viajamos em busca do que a vida pode nos revelar, num verdadeiro banquete de sabores, cores e sons."
E confesso: não tem graça nenhuma viajar e não contar para alguém, mostrar as fotos, compartilhar....
Voltar para casa também é uma experiência maravilhosa que só podemos sentir quando viajamos.


Várias fotos que ilustram as postagens são retiradas da Net.

Fernando de Noronha - Lendas


Abril 2015

Várias lendas povoam a imaginação dos noronhenses.



A Lenda do Buraco da Raquel - Diz a lenda que Raquel era filha de um comandante militar que se refugiava no local durantes as crises de depressão. Mas há controvérsias: outra versão, mais picante, conta que Raquel, de fato, procurava o lugar - mas não por doença, e sim para encontros amorosos. Com sexo ou não, ela deu o nome a um pedacinho de Noronha que merece ser visitado. A região nas proximidades da enseada da Caieira conta com uma série de piscinas naturais, mas o banho é proibido. A medida foi tomada porque na área é registrada a reprodução de diversas espécies, como as lagostas. A paisagem tem ainda uma rocha, em formato de portal, que pode ser contemplada do alto.



2-A Lenda do Pecado. dois seres gigantescos - um homem e uma mulher - apaixonados, cometeram o pecado de ficarem juntos e, por isso, e foram castigados, ela condenada a ficar petrificada, com seus seios a flor d'água, junto ao morro Dois Irmãos e ele também condenado a o seu falo petrificado, no morro do Pico.



3-Lenda da Alamoa - Fala de uma mulher sedutora, de pele muito alva, longos e fartos cabelos louros, seminua que, em noites sem lua, com sortilégios e cantos envolvedores atraía os desavisados, levando-os a morte, nos penhascos e promontórios do arquipélago.
Em 1995, a Mangueira teve como enredo as Lendas da Ilha de Fernando de Noronha. Angélica deu vida à Alamoa.



4-Luz do Pico - Nas noites escuras, uma “luz” brilha e vagueia, subindo e descendo a soturna pedra, que é o morro do Pico... A luz forte encandeia e atrai os que passam por aqueles caminhos... Esta luz está associada a aparição de uma mulher loira "francesa" que oferece um tesouro e atrai a vítima para o fundo do mar.

5-A Mulher de Branco - tinha nome e sobrenome. Era um disfarce usado por um ordenança, a fim de assustar mulheres que se prostituíam e, para isso, andavam pela rua após o horário então permitido. Coberto com um lençol, como se fosse um fantasma, o homem saía ao encontro dessas mulheres, botando-as para correr de volta para suas casas, aquietando o lugar onde se dava a transgressão.




 6-Lenda do Capitão Kidd o célebre navegador inglês Francis Drake teria abordado a ilha em 1577, quando corria o mundo. Ele, que era conhecido como "Capitão Kidd", um saqueador dos mares, um pirata, acostumado a pilhar embarcações que singravam os oceanos, sentindo-se caçado por perseguidores nas proximidades da ilha teria escolhido este lugar longínquo para esconder o seu tesouro, em uma caverna sinistra situada abaixo da Fortaleza dos Remédios, chamada de "Caverna dos Suspiros", por uns e "Caverna do Funil", por outros. E, como conseqüência, afirma que nessa caverna morava um dragão terrível, guardador do precioso tesouro e que, um certo dia, vendo próximo à entrada da caverna a bela filha de um presidiário, arrastou-a para dentro da caverna, mantendo-a presa em seus domínios até a morte. É aí que se escuta o “ronco do leão”, barulho ensurdecedor, causado pelo mar que penetra na caverna, nas marés cheias.

7-Lenda do Cajueiro da Cigana - Todos os ciganos do Brasil foram banidos para Fernando de Noronha, possivelmente em 1738 ou 1739 para "limpeza da raça", com o afastamento do povo considerado desordeiro e vadio. No rastro dessa história real, a lenda fala de uma linda cigana que, vivendo num casebre na ilha, que tinha ao lado um frondoso cajueiro, plantado por ela. Ali, esta bela mulher prostituiu-se, entregando-se a muitos homens.
Ao morrer, o lugar tornou-se mal-assombrado e sua alma errante começou a aparecer junto ao cajueiro que plantara. Ao seu redor, fantasmas materializados de alguns desses homens aos quais enfeitiçou: generais, ordenanças, padres.

8-Lenda do Tesouro Encantado - fala de um velho estranho, com longas barbas como um monge, que atrairia os incautos para um lugar próximo à sétima cajazeira, onde havia uma cruz formada por duas raízes da árvore e onde se estava escondido um tesouro".
O perigo maior ficava por conta do que aconteceria se alguém se propusesse a cavar junto a essa cruz, formada pelas raízes... Toda a árvore estremeceria, mexendo seus galhos sofregamente, mesmo que não houvesse vento algum. Depois de algum tempo, não só essa árvore estaria em movimento mas o mato ao redor, como se uma violenta tempestade açoitasse a região.



9-Lenda do Homem do Telhado - ente fantástico, um general, fardado e armado, que aparecia por sobre os telhados do largo da Vila dos Remédios, arrastando espadas e assombrando muita gente .



10-Gigante da Meia Noite - homem de estatura gigantesca costumava aparecer no meio da noite, no pesqueiro da Ponta da Sapata, nas noites claras de lua. Com um enorme chapéu desabado sobre o rosto, trazendo um samburá cheio de sardinhas "que alumiavam feito prata" ele deixava todos os pescadores que estivessem naquelas paragens arrepiados de medo, sabendo que, a partir do instante em que aquela assombração começasse a pescar, todos os peixes iriam para o seu anzol e ninguém mais apanharia peixe algum.

11-O Menino do Dentão - um fantasma-menino, com um dente só, bem grande, que correria atrás das crianças que ousassem sair de casa à noite, mesmo que fosse para uma brincadeira inocente.



O Montro do Sueste - . Gemidos apavoravam os passantes e um monstro marinho, maior do que um casco de navio, costumava aparecer, na calada da noite, surgindo á flor da água, com a aparência de uma ilha.

Fonte  http://www.prontotecnologia.com.br/noronha2/instHistoria.php

Clique aqui para ver as outras postagens da Ilha
http://udiviagens.blogspot.com.br/2015/04/fernando-de-noronha-informacoes-e-dicas.html
http://udiviagens.blogspot.com.br/2015/04/fernando-noronha-mergulho-seco.html
http://udiviagens.blogspot.com.br/2015/04/fernando-de-noronha-caminhada-historica.html
http://udiviagens.blogspot.com.br/2015/04/fernando-de-noronha-passeio-de-barco.html
http://udiviagens.blogspot.com.br/2015/04/conhecendo-fernando-de-noronha-ilhatur.html
ttp://udiviagens.blogspot.com.br/2015/04/fernando-de-noronha-chegando-na-ilha.html