Fomos a Rio Verde visitar Isabel, minha irmã (de coração), que reside lá.
Rio Verde hoje é muito diferente da cidade que conheci na infância. Dinâmica, é um dos grandes polos de desenvolvimento do Estado.
A Igreja de São Sebastião, padroeiro da cidade, passou por inúmeras reformas e numa delas foi encontrado o túmulo de Padre Mariano, paróco da mesma. Conta se que "Padre Mariano viveu em matrimônio com duas mulheres ao mesmo tempo: Joaquina Alvez Viana, conhecida vulgarmente como “Sá” Joaquina, e Ignês Pauliciana Ribeiro, ambas notórias na comunidade por serem extraordinariamente gordas e altas. De acordo com o relato da hoje centenária rio-verdense, as duas nunca conseguiram ter controle sobre o ciúme e se atracavam em público por questões pequenas. Diante disso, ele acabou tendo de se explicar perante as autoridades eclesiásticas." (http://www.rioverdeagora.com.br/noticias/cultura/o-padre-rebelde)
Este casarão espetacular fica na esquina, mas não consegui dados sobre o imóvel..
Sábado de manhã e a Igreja estava fechada.
Cabeleira – Município de Rio Verde. Logo após meu nascimento em Uberlândia, meus pais voltaram para casa no Cabeleira – Go. Nossa casa era muito, muito modesta, de pau a pique, e foi lá que meu pai começou o seu primeiro negócio. Uma farmácia. Alguns anos depois, comprou um bom lote e construiu nossa casa de alvenaria, grande, confortável com um extenso quintal com horta, galinheiro e muitas frutas.
A casa tinha a farmácia na frente, o “laboratório” , 3 quartos, sala, uma imensa cozinha, com fogão a lenha e onde tudo acontecia, a área da cisterna, o banheiro e 2 cômodos para depósito. Ali passei minha infância.
Ocasionalmente iamos à cidade, que ficava a 54 km de nossa casa, para fazer compras, votar (meus pais) e visitar amigos.
Da cidade de Rio Verde eu me lembro da Praça, da Igreja, do cinema, da sorveteria. Os dois últimos nem devem existir mais e nem fotos eu tenho.
Veja no Facebook https://www.facebook.com/pages/Memorial-Da-Cidade-De-Rio-Verde-Go/117476181757814?fref=ts