"Não importa para onde vamos ou de onde voltamos. O que importa são as experiências únicas e os cenários surpreendentes com que nos deparamos. Viajamos em busca do que a vida pode nos revelar, num verdadeiro banquete de sabores, cores e sons."
E confesso: não tem graça nenhuma viajar e não contar para alguém, mostrar as fotos, compartilhar....
Voltar para casa também é uma experiência maravilhosa que só podemos sentir quando viajamos.


Várias fotos que ilustram as postagens são retiradas da Net.

Piauí - Praias

Novembro 2018

De Parnaíba saímos para um passeio de Van para conhecer  as praias do entorno. Antes, porém fomos até a Lagoa do Portinho, que estava deserta, inclusive com o Restaurante fechado. Interessante é que as dunas que antecedem a chegada à Lagoa, cobriram o asfalto e tiveram que fazer um desvio que, provavelmente, será coberto também, porque o movimento das dunas é constante. 




"Lagoa do Portinho, situada em Parnaíba, no litoral do Piauí, foi durante muito tempo um dos pontos turísticos mais visitados no estado. Atualmente o local está abandonado e totalmente destruído. Logo na estrada de acesso há degradação, devido ao descaso do poder público e a ação criminosa do homem com a natureza. A via está totalmente interditada pelas dunas e motoristas são obrigados a usarem um desvio improvisado para chegar até a lagoa que está praticamente seca. Segundo um estudo feito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), foi identificada na Fazenda Capoeira construções irregulares, como uma barragem de grande porte. " Leia mais Lagoa do Portinho



Da Lagoa, passamos em Luis Correia e fomos conhecer a Praia de Atalaia. 


A Praia de Atalaia além de ser uma linda praia , possui uma boa infraestrutura com barracas como a Carlitus com banheiros, duchas,  restaurante, etc.



Na sequência, a "Praia do Coqueiro a mais badalada do litoral piauiense, principalmente na alta estação, com muitos veranistas vindos da capital Teresina. Localizada a 10 km do centro de Luís Correia é a praia com melhor infraestrutura do litoral do Piauí, com barracas como a Alô Brasil, bares e restaurantes à beira mar, além de hotéis e pousadas com vista para a praia. É bastante frequentada também nas férias e feriados, principalmente carnaval e réveillon, onde a folia e a queima de fogos acontece."




"A Praia do Coqueiro se diferencia das demais por possuir uma barreira de corais em parte de sua extensão, que ficam visíveis apenas na maré baixa, quando há formação de tranquilas piscinas naturais de águas transparentes ideais para banho."




Dalva e Therezinha se "arriscaram a uma navegação em "alto mar".



Entre a Praia do Coqueiro e a Praia de Macapá fica a Árvore penteada


" Praia de Macapá onde o vento sopra constantemente e carrega a areia fina, que formam dunas. Por isso, muitas casas da praia estão praticamente soterradas pela areia, compondo um cenário bastante peculiar e impressionante. Pelas condições ideais de mar e ventos, Macapá é concorrida pelos surfistas e na maré baixa há formação de bancos de areia na praia, criando piscinas naturais deliciosas para banho, com águas tranquilas e quentes, a 200 metros da praia. Macapá também tem vários cavalos-marinhos em suas águas, sendo local de preservação e visitação para conhecer esta espécie exótica.


A Praia de Macapá é separada da praia de Barra Grande pelo rio Camurupim. A Praia de Barra Grande é muito procurada pela sua rusticidade e beleza. Além de Barra Grande fica o Maior Cajueiro do Mundo que disputa com Natal a sua classificação no Livro dos Recordes. Da Praia de Macapá nos dirigimos ao Porto dos Tatus para almoço e outro passeio à tarde e não fomos conhecer a Praia de Barra Grande e o Cajueiro.



No Porto dos Tatus almoçamos no Restaurante Marina Mateus Portela. Enquanto esperamos o"rango", uma cerveja prá refrescar.


Ao escolher o Prato, optei por um Camarão e no cardápio havia 2 alternativas; Camarão Médio e Camarão Grande com uma pequena diferença de preço entre os dois, que já foi estranho. Escolhi o Grande e para minha surpresa o prato continha poucos camarões médios e o restante eram camarões menores. Separei alguns (foto), chamei a gerente e disse: vou considerar os camarões maiores como grandes e os menores como médios, mas não vou pagar o preço que o restaurante cobra por Camarões Grandes. Concorda comigo? Ela fez um muxoxo, mas  me cobrou o prato mais barato. Ficar de olho para não comprar gato por lebre.  

Este passeio fez parte do Pacote "Piauí" - CLB Turismo - Cloves Bianco - São Carlos
Telefones (16 ) 33741062 - (16)993145815 - (16) 991925167
Veja também Parnaíba - Praias do Piauí - Revoada dos Guarás - Delta do Parnaiba - Pi -
Parque Nacional das 7 Cidades -Teresina - Serra da Capivara - Petrolina e Juazeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Obrigada.