"Não importa para onde vamos ou de onde voltamos. O que importa são as experiências únicas e os cenários surpreendentes com que nos deparamos. Viajamos em busca do que a vida pode nos revelar, num verdadeiro banquete de sabores, cores e sons."
E confesso: não tem graça nenhuma viajar e não contar para alguém, mostrar as fotos, compartilhar....
Voltar para casa também é uma experiência maravilhosa que só podemos sentir quando viajamos.


Várias fotos que ilustram as postagens são retiradas da Net.

Serra da Capivara - Piauí

Novembro 2018

Serra da Capivara

O Parque Nacional Serra da Capivara, criado em 1979, possui um perímetro de 214 km e está a 530 km de Teresina. Além das belezas naturais guarda uma grande  riqueza do passado pré-histórico do Homem Americano. Está na lista de Patrimônio Cultural da Unesco e foi reconhecido pelo IPHAN como Patrimônio Cultural Brasileiro.


Para a nossa visita a Serra da Capivara, nos hospedamos em São Raimundo Nonato no Real  Hotel.


O município de São Raimundo Nonato,  criado em 1912, conta com quase 35.000 habitantes.

Por Vivace - Obra do próprio, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=38578366 

Igreja Matriz de São Raimundo Nonato


Saimos de São Raimundo Nonato para visitar alguns circuitos da Serra da Capivara acompanhados por 2 guias, obrigatórios para cada grupo de 8 pessoas. Chegamos ao Centro de Visitantes que conta com Auditório, exposição permanente, Loja,  Lanchonete e Sanitários.



Do conjunto de 1.354 sítios arqueológicos cadastrados, 183 estão preparados para a visitação turística, sendo 17 deles acessíveis a pessoas com dificuldades de locomoção. Pela quantidade e variedade dos sítios, os roteiros de visitação devem ser estabelecidos com os condutores de turismo a partir do perfil do visitante e do seu tempo disponível.

Para a visita de metade de um dia o Guia sugeriu a visita de 2 sítios: Boqueirão da Pedra Furada e Sítio do Meio, entre os 183 disponíveis.

Os sítios arqueológicos são alcançados a pé ou de carro, O ônibus nos conduzia até determinados locais e acabávamos de chegar caminhando. É a maior concentração de sítios arqueológicos do mundo.




Trilha considerada fácil, com passagem para o vale do Baixão das Mulheres. Neste circuito podem ser visitados mais de 10 sítios arqueológicos, inclusive a Toca do Boqueirão da Pedra Furada, o sítio arqueológico que possui os vestígios da presença humana mais antiga das Américas.

Esta foto colocarei na galeria de "Minhas Fotos Antológicas." Copiando Ricardo Freire, do site www.viajenaviagem.com "estas inscrições rupestres são as nossas linhas de Nazca, nossas Pirâmides, nossa Petra, nossa Pompéia." É um tesouro que todo brasileiro que gosta de viajar tem que conhecer. É a maior coleção de arte ao ar livre do planeta com uma estrutura fantástica. Imperdível! E eu fui lá!


 Vejam a sinalização do Parque que lindinha.



Assim que começamos a trilha, encontramos um grupo de pesquisadores, mestrandos, doutorandos e Professora de uma das Universidades que tem parceria com o Parque.


E, através da Professora, fiquei sabendo de 2 coisas. As inscrições rupestres datam de 6.000 a 12.000 anos, no máximo. A "idade" dos achados arqueológicos é calculada pelas fogueiras encontradas e consequentemente a análise dos carvões. Daí calculam que os artefatos encontrados neste sítio do Boqueirão da Pedra Furada podem datar até 58.000 anos.

Therezinha foi a campeã no quesito animação e resistência. Arretada, essa companheira potiguar.







14 "privilegiados" em conhecer esta Maravilha do Piauí.


Esta pintura se tornou o Símbolo do Parque da Serra da Capivara.



Até o momento é o desenho mais antigo que já foi  registrado de um beijo.


O que seriam os risquinhos?



Tenho que confessar: Não sei separar as fotos entre os Sítios: Boqueirão da Pedra Furada e Sítio do Meio. Portanto, todas estão no Parque e são maravilhosas.


Sítio do Meio: considerada fácil. O maior destaque deste circuito é a Toca do Sítio do Meio, onde já foram encontrados vestígios humanos de até 14.300 anos. Dos vestígios deixados pelos homens pré-históricos há pedaços de cerâmica datados de 8.960 anos sendo a mais antiga cerâmica das Américas. Encontrou-se ainda um machado de pedra polida datado de 9.200 anos, o mais antigo das Américas. 








Esta é a Pedra Furada (é claro).





Estamos sobre o palco do Anfiteatro da Pedra Furada que apresenta 2 espetáculos anuais. Em Julho acontece a Ópera da Serra da Capivara que reúne espetáculos de música, dança, circo, teatro, balé, luz e som. Em Novembro acontece o Interarts, festival com espetáculos internacionais de dança, música e teatro.

Rogélio, o motorista do ônibus fez estas fotos minhas  e disse que só ele sabe fazê-las.



Após a visita aos sítios nos dirigimos a comunidade de Coronel José Dias onde há um Alojamento, Restaurante, Cerâmica, e loja de souvenirs. Almoçamos uma comida caseira boa e barata. 


A cerâmica com motivos da Serra da Capivara  é comercializada aqui e vendida para a Tok e Stock.

Foto- http://conexaoplaneta.com.br/blog/turismo-parque-serra-da-capivara/
Museu do Homem Americano: Mostra as evidências da ocupação humana na região. Possui acervo composto por peças líticas, esqueletos, peças cerâmicas e outros artefatos das escavações arqueológicas na região da Serra da Capivara, além de um painel com exposição das pinturas rupestres dos sítios arqueológicos da região, em slides contínuos, com um belo fundo musical.


Vera e Maria Alice nos dando Boas Vindas.


Museu do Homem Americano  apresenta de forma moderna, interativa e lúdica os resultados de 40 anos de pesquisa na região.


"O Museu do Homem Americano é outra pequena jóia, que você jamais esperaria encontrar nos confins do sertão. Um museu de última geração, com a função única de provar que a ocupação do continente começou aqui por baixo, e não pelo estreito de Bering." (https://www.viajenaviagem.com/2013/10/vnvbrasil-serra-da-capivara-senta-que-la-vem-pre-historia/ 


Uma urna funerária e a sala de exibição de slides com as pinturas rupestres agrupadas por temas. 



Não posso terminar esta postagem sem falar de Niède Guidon, a arqueóloga franco-brasileira que é mentora da implantação do parque e de sua gestão da  Fundação Museu do Homem Americano.
"Formada em História Natural pela USP, com doutorado em pré-história pela Sorbonne e especialização na Université de Paris. Seu primeiro contato com o que viria a ser o parque foi em 1963 em uma exposição no Museu Paulista, que expunha pinturas rupestres de Minas Gerais. Lá recebeu a visita de um morador de São Raimundo Nonato, que lhe informou existir pinturas semelhantes em sua cidade no sítio arqueológico de Coronel José Dias, no Piauí. Porém conseguiu visitar o Piauí somente em 1973, quando integrou a missão Arqueológica Franco-Brasileira, parceria com o Museu de História Natural de Paris para desenvolvimento de projetos de arqueologia, e concentra no Piauí seus trabalhos desde então. Esse enfoque dado à região culminou na criação do Parque Nacional da Serra da Capivara por iniciativa de Niède, dirigido pela mesma. Além disso, ela atuou como Diretora Presidente da Fundação Museu do Homem Americano.  A luta pela conservação do parque continua sendo protagonizada por Niède, que com 84 anos pensa em se aposentar mas não tem a quem deixar seus projetos para continuidade." https://pt.wikipedia.org/wiki/Niède_Guidon

Quando estivemos na Serra da Capivara, o Museu da Natureza estava pronto para ser inaugurado. Esta inauguração aconteceu no dia 18 de dezembro de 2018. Veja: Museu da Natureza

- É imprescindível que o visitante sempre leve uma garrafa com água potável.
- Roupas leves, protetor solar, chapéu e tênis.
- Siga as orientações dos condutores.
- Siga as regras de todos os parques: não dê comida aos animais; não toque nas pinturas; mantenha-se nas trilhas e passarelas; não colete flores, plantas, pedras ou outro qualquer material natural do parque; leve sacolinha para colocar seu lixo ou o deposite nos locais disponíveis para tal; não faça muito barulho; não pratique depredações, como rabiscar sobre rochas e cascas de árvores.
- Divirta-se, aprenda, conheça, tire fotografias, leve boas recordações."

Este passeio fez parte do Pacote "Piauí" - CLB Turismo - Cloves Bianco - São Carlos
Telefones (16 ) 33741062 - (16)993145815 - (16) 991925167
Veja também Parnaíba - Praias do Piauí - Revoada dos Guarás - Delta do Parnaiba - Pi -
Parque Nacional das 7 Cidades -Teresina - Serra da Capivara - Petrolina e Juazeiro











2 comentários:

Deixe aqui seu comentário. Obrigada.