"Não importa para onde vamos ou de onde voltamos. O que importa são as experiências únicas e os cenários surpreendentes com que nos deparamos. Viajamos em busca do que a vida pode nos revelar, num verdadeiro banquete de sabores, cores e sons."
E confesso: não tem graça nenhuma viajar e não contar para alguém, mostrar as fotos, compartilhar....
Voltar para casa também é uma experiência maravilhosa que só podemos sentir quando viajamos.


Várias fotos que ilustram as postagens são retiradas da Net.

Parque Nacional das 7 Cidades - Piauí.

Novembro 2018
"O nome se refere aos sete conjuntos de formações de pedra (arenito) esculpidas pela ação dos ventos, das chuvas e do calor que constituem o parque e formam as Sete Cidades. São rochas antigas, de mais de 190 milhões de anos. Situado no norte do estado do Piauí, a cerca de 206 km da capital Teresina, o parque possui pinturas rupestres com cerca de 6 mil anos, conhecidas internacionalmente.
O parque está na faixa de transição entre o cerrado e a caatinga, protegendo espécies da fauna e da flora encontradas nos dois ecossistemas." (www.qualviagem.com.br/parque-nacional-das-sete-cidades )


O Parque foi criado em 1961 e é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Não há cobrança de ingressos para entrada no Parque, mas há necessidade de um guia que está disponível na portaria e o preço varia de acordo com a extensão do Parque que se deseja visitar. Há trechos que são feitos de carro e o restante caminhando.


Nosso passeio começou pela 6ª Cidade e esta formação chamada Pedra da Tartaruga.

No caminho para a 2ª Cidade deparamos com esta árvore coberta de Lagarta de fogo ou Taturanas que ficam assim para evitar predadores, Segundo o guia elas só liberam veneno, se colocar a palma da mão. Colocando o dorso não há perigo. Eu não experimentei.


Aqui a formação mais famosa do parque: o Arco do Triunfo ou Portal dos Desejos. Quando o ultrapassamos podemos fazer 3 pedidos, exceto: um marido ou esposa, enricar e boniteza.

Este pequizeiro foi consumido pelo fogo em 1991 e deixaram aqui como objeto de alerta.


Na 3ª Cidade, várias formações interessantes como: 
D, Pedro I


Os 3 Reis Magos 


Aqui o Archete que conduz a outras belíssimas formações:


Esta passagem já mostra um possível Mapa do Ceará


Atrás de mim, os 2 lagartos que tentam se aproximar para um beijo. Sobre estes dois lagartos foi criada uma lenda.



A Lenda dos Lagartos

"Em tempos remotos haveriam no local sete reinos abundantes em riqueza. O príncipe de uma das cidades estava prometido a uma princesa de outra cidade.  Durante a festa de noivado, o noivo conheceu uma bela princesa de um dos outros reinos, se apaixonaram perdidamente, levando o jovem príncipe a desistir do compromisso com a outra princesa. A mãe da noiva abandonada, que além de rainha era uma poderosa feiticeira, lançou uma maldição que transformou os dois amantes em lagartos. A mãe do rapaz, que também era uma poderosa feiticeira, lançou uma magia que transformou os sete reinos em pedra, mas não antes de transformar a outra rainha em uma gigantesca cobra que logo se viu petrificada.
O príncipe e a princesa amaldiçoados estão até hoje, em forma de lagartos petrificados, um de frente para o outro, bem próximos, quase se beijando. Dizem que quando os lábios de um lagarto encostar no do outro, as sete cidades serão desencantadas, voltando a viver e até mesmo a rainha transformada em cobra petrificada voltará a viver novamente.
O problema é que quando isso ocorrer, dizem que os sete municípios que circundam o parque é que serão petrificados por força da magia liberada. Um dos guias do parque afirma que alguns visitantes acreditam tanto nisso que há quem tente quebrar a cabeça dos lagartos para que jamais venham a se beijar, pois não querem correr o risco de que a profecia venha a se cumprir.
Mas dizem que há um jeito de quebrar o feitiço, livrando as sete cidades sem transformar as cidades vizinhas ao parque. A pedra chamada de Arco do Triunfo (mostrada acima nesta postagem). Dizem que quem passa por baixo dela, se efetuar três pedidos, estes serão atendidos. Assim, reza a lenda, que no dia em que um turista de coração puro visitar o parque e, com amor e determinação, fizer os pedidos utilizando as palavras certas, a vida pode voltar a todos os seres de pedra que habitam a região."



Aqui o Mapa do Brasil e acima do Mapa, uma Águia tenta alimentar seu filhote.


Na 7ª Cidade, a Furna do Indio


Na 5ª Cidade, Inscrições Rupestres. Há quem diga que o local, em suas formações rochosas e nas pinturas rupestres, registra a passagem de fenícios, vikings e até extraterrestres. De fato, existem coisas inexplicáveis como a impressão de uma mão de seis dedos.


Cadeia de DNA


Tivemos a oportunidade de conhecer o Cacto abundante no Parque. O Mandacaru e o Xique Xique

 Este é o menor caju do mundo de árvore. Aqui no nosso cerrado temos o cajuzinho do mato de arbusto. Experimentei. É docinho.


Esta areia branca é resultado das pedras de arenito com cristal de quartzo. 
.

Finalizo com esta bela escultura  da lojinha do Parque. 


O Parque funciona das 8:00 às 17:00.
É um passeio para o dia todo. 
Fizemos apenas uma parte do Parque. Depois da visita almoçamos num Hotel Fazenda pertinho da portaria do parque e perto de outro Restaurante Ponto do Bebeto, que estava fechado para reforma. 

Este passeio fez parte do Pacote "Piauí" - CLB Turismo - Cloves Bianco - São Carlos
Telefones (16 ) 33741062 - (16)993145815 - (16) 991925167
Veja também Parnaíba - Praias do Piauí - Revoada dos Guarás - Delta do Parnaiba - Pi -
Parque Nacional das 7 Cidades -Teresina - Serra da Capivara - Petrolina e Juazeiro




                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Obrigada.