"Não importa para onde vamos ou de onde voltamos. O que importa são as experiências únicas e os cenários surpreendentes com que nos deparamos. Viajamos em busca do que a vida pode nos revelar, num verdadeiro banquete de sabores, cores e sons."
E confesso: não tem graça nenhuma viajar e não contar para alguém, mostrar as fotos, compartilhar....
Voltar para casa também é uma experiência maravilhosa que só podemos sentir quando viajamos.


Várias fotos que ilustram as postagens são retiradas da Net.

Teresina - Piaui

Novembro 2018

Teresina - Piauí

Após a visita ao Parque Nacional das 7 Cidades, fomos para Teresina, a capital do Piaui. É a única capital do Nordeste que não é banhada pelo mar. Possui mais de 800.000 habitantes que somada à população de Timon do Maranhão supera 1 milhão de habitantes.

Teresina é a terceira cidade onde mais acontecem sequências de descargas elétricas no mundo. Por esta razão, a região recebe a denominação de "Chapada do Corisco".

Ficamos hospedados no Luxor Piauí Hotel, muito bem localizado.


Ao lado do Hotel fica a Catedral de Nossa Senhora do Amparo.


Em frente a Igreja o Marco Zero de Teresina, porque a Igreja foi a primeira edificação de Teresina.


Atravessando a rua, entramos na Praça Marechal Deodoro da Fonseca mais conhecida como a Praça da Bandeira. Nesta Praça estão as edificações mais importantes de Teresina.

O Mercado Municipal passando por restauração.


O Museu do Piauí


Após o City tour, Terezinha e eu fomos conhecer o Museu que ficava bem perto do Hotel.
O Museu conta com mobiliário doado pela população de Teresina, onde a limpeza deixa a desejar. Sempre que vou a um Museu que expõe mobiliário eu me lembro do Museu Imperial de Petrópolis, que visitei há muitos anos e o mobiliário era impecável, na conservação e na limpeza. 



A Pia Batismal e a peça sanitária


O acervo do artesanato piauiense é rico e variado. Vestimentas e costumes também são mostrados.


A Rendeira é homenageada com uma enorme escultura.


O Folclore piauiense está bem representado.







Artistas do estado também tem seu espaço no Museu.


No Pátio externo, as paredes receberam painéis de grande beleza.


O Antigo Fórum


O Palácio Governamental - Prefeitura de Teresina


O Shopping da Cidade vende da castanha de caju aos produtos de sex shop. Toda essa variedade está no espaço comercial mais popular de Teresina. O  espaço criado com o objetivo de tirar os camelôs das ruas,  abriga mais de 1.600 comodatários e é aberto das 8h às 18h. Localizado na Av Maranhão,  que abriga também o famoso  Troca-Troca que é uma feira tradicional de venda e troca de mercadorias, às margens do rio Parnaíba, onde as negociações aconteciam sob o sombreamento de uma figueira. Entre os anos de 1986 e 1987 o Governo Municipal construiu uma cobertura em abóbada de cerâmica armada.


Este Shopping fica entre a Praça e a Avenida Maranhão localizada às margens do Rio Parnaíba. Na outra margem está a cidade de Timon do Maranhão que também tem uma avenida que margeia o Rio Parnaíba e se chama Avenida Piauí. As duas cidades são ligada pela Ponte Metálica João Luis Ferreira.


Avenida Maranhão em Terezinha, no meio o Rio Parnaíba e do lado de lá a cidade de Timon no Maranhão.


Há um Teatro de Arena dentro da praça, possui um telhado inclinado favorecendo a acústica.



O Obelisco no centro da praça, contruído em 1859 em homenagem ao fundador da cidade, Conselheiro Saraiva. Contém inscrições em latim sobre a fundação da cidade.


A Praça deixou de ser um atrativo paras as pessoas que ali transitam, e vem aos poucos sofrendo processo de degradação. Há inúmeros vendedores de eletrônicos, principalmente celulares.

Casa da Cultura - instalada na Casa de João do Rego Monteiro, o  Barão de Gurguéia. O prédio é um dos mais bonitos exemplares da arquitetura eclética piauiense da segunda metade do século XIX, com aplicação das tradicionais ogivas nas portas e janelas. Abriga Bibliotecas e Museu com variado acervo.


A entrada da Casa da Cultura e o Museu Sacro.


Museu do Humor - Reparem a Julieta e o Romeu no celular, a caricatura de Grande Otelo e a mãe do Super Homem lhe trazendo o casaco.



O masculino e o feminino e seus possíveis encaixes. A Imperatriz Teresa Cristina que influenciou na mudança da capital que era em Oeiras para Teresina. Daí o nome da cidade que seria a junção de Teresa Cristina e o Barão de Gurguéia que muito contribuiu para o desenvolvimento da cidade. Foi muito rico e grande proprietário de escravos. Com a abolição, acabou empobrecendo.



Central de Artesanato Mestre Dezinho abriga cerca de 34 lojas de produtos artesanais confeccionados à base de fibras, madeira, buriti, bordado, renda entre outros. Mestre Dezinho foi grande escultor em madeira.



No pátio da Central encontramos personalidades importantes e várias esculturas de artistas locais.



A Ponte Estaiada Mestre João Isidoro França  (1º mestre de obras do Piauí) foi projetada para as comemorações dos 150 anos de Teresina. Inaugurada em março de 2010, está sobre o Rio Poti.
Possui um Mirante no topo do único mastro central onde os estaios são sustentados. Um mezanino foi construído nos moldes do que fica no mirante da Torre Eiffel que permite uma visão de 360° da cidade. O acesso é através de 2 elevadores panorâmicos que tem capacidade para 10 pessoas, a altura é equivalente a um prédio de 32 andares.O mirante é montado com peças de metal e aço e revestido com cortina de vidro, totalmente climatizado.


 


Display na entrada dos elevadores da  Ponte Estaiada sobre a Lenda "Num se pode". Tarde da noite uma linda mulher aparecia na Praça Saraiva ostentando sua beleza sob os lampiões da praça. Quando os homens se aproximavam, a mulher pedia um cigarro. Assim que lhe entregavam e tentavam acendê-lo, ela crescia, crescia, repetindo num se pode, num se pode,  até atingir o topo do lampião onde acendia seu cigarro.


No mezanino da Ponte, pode se ter uma visão de 360º da cidade de Teresina


De dentro do elevador panorâmico que leva ao Mirante.



Parque Ambiental Encontro dos Rios com mirantes, para que a paisagem possa ser apreciada bem de perto. Lá também é possível encontrar algumas peças de cerâmica do rico artesanato de Teresina.

Os dois rios Poty e Parnaiba se unem e transformam-se em um só leito em direção ao Oceano Atlântico. Reunimos para uma foto mas a fotógrafa cobriu o encontro dos dois rios. Rsrsrs.


Por essa característica, há quem chame a capital piauiense de Mesopotâmia do Nordeste.

Logo na entrada, um importante ícone do folclore da capital do Piauí toma conta da porta: a escultura do Cabeça de Cuia, lenda teresinense. Diz a história que Crispim, ao chegar em casa e não gostar da comida oferecida pela mãe, teria dado pancadas na cabeça da mulher, que o amaldiçoou dizendo que ele teria cabeça em forma de cuia e boiaria pelas águas dos rios Parnaíba e Poti até o momento em que conseguisse devorar 7 virgens em noite de lua cheia.

As 7 virgens circundam a estátua de Crispim.

Polo Cerâmico do Poty Velho O Pólo Cerâmico foi criado em 2006 e reúne diversos artesãos em cerca de 25 lojas, onde mais de 300 famílias trabalham produzindo a arte em potes, jarros, esculturas, jóias, mandalas e muito mais. A tradição no bairro vem desde 1964 e as peças são vendidas para todo o Brasil.


Não houve interesse do grupo em descer para conhecer o Polo Cerâmico.

Restaurante O Favorito.

O Favorito Comida Típica tem um conceito mais arrojado, quando se trata de culinária. O restaurante apresenta o melhor da tipicidade piauiense, incorporando ao seu cardápio pratos à base de capote (galinha d´angola), galinha caipira, carneiro, lingüiça caseira, carne de sol peixes e frutos do mar. O ambiente é também decorado por peças de artesãos locais, tendo o capote como motivo central.










Como todo city tour, nunca dá tempo de visitar todas as atrações. Era uma quarta feira e o centro fervia. Nosso ônibus, apesar do esforço da guia e do motorista, transitava lentamente e encontrava muita dificuldade para estacionar. Portanto, nem passamos na porta do Palácio Karnak - edifício sede do Governo do Piauí. Capturei esta foto no Google.


Estivemos na Praça D. Pedro II e ficamos com a promessa de voltarmos para conhecermos o Teatro 4 de Setembro e a Catedral Nossa Senhora das Dores. Não deu. Fotos Google.



Este passeio fez parte do Pacote "Piauí" - CLB Turismo - Cloves Bianco - São Carlos
Telefones (16 ) 33741062 - (16)993145815 - (16) 991925167
Veja também Parnaíba - Praias do Piauí - Revoada dos Guarás - Delta do Parnaiba - Pi -
Parque Nacional das 7 Cidades -Teresina - Serra da Capivara - Petrolina e Juazeiro

                       

2 comentários:

  1. Delma. Sem palavras, vc é demais. Zilhões de bjs Eurípedes

    ResponderExcluir
  2. Obrigada. Vc que é demais, me acompanhando nestas viagens deliciosas. Bjs

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Obrigada.