"Não importa para onde vamos ou de onde voltamos. O que importa são as experiências únicas e os cenários surpreendentes com que nos deparamos. Viajamos em busca do que a vida pode nos revelar, num verdadeiro banquete de sabores, cores e sons."
E confesso: não tem graça nenhuma viajar e não contar para alguém, mostrar as fotos, compartilhar....
Voltar para casa também é uma experiência maravilhosa que só podemos sentir quando viajamos.


Várias fotos que ilustram as postagens são retiradas da Net.

São Francisco - CA - Estados Unidos


Julho 2018

Sempre tive o sonho de conhecer São Francisco na Califórnia, cenário de filmes como: Uma Babá quase Perfeita, Patch Adams, À Procura da Felicidade, Bullit, etc. e por ouvir que São Francisco é uma linda cidade, com inúmeros ícones que a tornam inesquecível.

https://pt.wikipedia.org/wiki/São_Francisco_(Califórnia)

São Francisco é conhecida pela sua neblina fria do verão (fog), colinas, mistura de arquitetura vitoriana e moderna e seus marcos históricos famosos, incluindo a Ponte Golden Gate, os bondes e a Lombard Street.  A cidade é também um centro financeiro e bancário.

Ficamos hospedados num simpático hotel muito bem localizado, com funcionários extremamente gentis - Hotel Majestic. 




Depois de nos instalarmos no Hotel, já no apartamento,  a mochila do Vidigal caiu e uma garrafa de vinho que estava nela se quebrou. Vânia solicitou o serviço de limpeza, limparam e levaram taças e uma garrafa de vinho para eles.


Vidigal foi,  então, compartilhar seu mimo conosco.

Como eu disse,  estávamos muito bem localizados e fomos à pé até a Union Square com grande concentração de lojas. Andando, andando, ultrapassamos  algumas quadras além da Union Square, procurando a  Marshalls, grande loja de departamentos. 


Alguns artistas de rua  se apresentavam e a quantidade de mendigos, viciados, malucos aumentava também a medida que caminhávamos por ali.

E vou confessar: é assustador. O site https://www.acontecenovale.com/  os descreve assim: "os turistas acham feio e preferem evitar, os assistentes sociais tratam estas pessoas como “viciados caóticos” e dizem que eles precisam de cuidado, os médicos os vêem como “deprimidos”, a polícia como incômodos. Pena, medo, nojo, piedade, cada um reage de uma forma. Mas o fato é que no geral, eles são malucos, mas não são perigosos. Vão te pedir dinheiro, mostrar a língua, cantar, falar sozinhos, mas não vão querer te roubar ou bater."  Segundo o site, a concentração deles em São Francisco se deve a grande comunidade de moradores de rua, portanto não precisam se esconder; há muito tempo a cidade é vista como liberal e refúgio para não conformistas; não são obrigados a irem para os abrigos que são muito rígidos, etc. 


No Bar do Hotel, degustando um vinho californiano comemoramos a vida, a amizade, a viagem e toda a alegria de estarmos vivendo momentos tão significativos. 

Na manhã seguinte saímos para um city tour com guia brasileiro que nos levou aos principais points de São Francisco. 


O City Hall - Prefeitura de São Francisco, inaugurado em 1915, lembra bastante o “Les Invalides de Paris” e se destaca por sua grande cúpula que, com 90 metros de altura, é uma das maiores do mundo. Parece um grande palácio e é escolhido por muitos noivos para o casamento. Foi utilizado em várias ocasiões com cenário para rodar alguns filmes, como “Endiabrado”, “O Casamento dos Meus Sonhos” e “A Rocha”.


Fizemos uma tentativa para chegarmos até o alto dos montes gêmeos (os Twin Peaks) onde a vista de São Francisco é espetacular! Os montes, localizados a 300 metros de altura, são o ponto mais alto para observar a cidade. Porém a neblina era intensa e desistimos.



O Palácio de Belas Artes, é uma estrutura monumental originalmente construída para a Exposição Universal de 1915, a fim de exibir obras de arte apresentadas lá. (Frente e verso).





Passeando pelas ruas de São Francisco, vamos nos encantando com a arquitetura típica da cidade. 


Como as Painted Ladies ou Senhoras Pintadas, casas e prédios vitorianos e eduardianos repintados, a partir dos anos 1960, com três ou mais cores que embelezam seus detalhes arquitetônicos.


http://www.melhoresdestinos.com.br/dicas-sao-francisco.html 

"Na década de 1970, o movimento colorista, havia mudado ruas e bairros inteiros. Este processo continua até hoje. Um dos grupos mais conhecidos de "Painted Ladies" é a fileira de casas vitorianas na rua Steiner, (foto acima) em frente ao parque da Alamo Square. As casas foram construídas entre 1892 e 1896 pelo colaborador Matthew Kavanaugh, que morava ao lado na Steiner Street. Este bloco aparece com muita frequência em fotografias de mídia e mercado de massa da cidade e suas atrações turísticas e apareceu em cerca de 70 filmes, programas de TV e anúncios, incluindo os créditos de abertura da série Full House."


O bairro "Haight-Ashbury era procurado como moradia de pessoas que ali encontravam imóveis e aluguéis mais baratos numa área menos densamente povoada. O lugar e a cidade de São Francisco tornaram-se a referência física do movimento hippie e da contracultura. São Francisco e The Haight ganharam reputação como centro de uma cultura Hippie e do amor livre. Em 1967, a área ganhou fama internacional como o paraíso de contra cultura e habitat natural de diversos músicos e grupos de rock'n'roll psicodélico da época, como Janis Joplin, e que eternizaram a cena local em diversas canções. Todo tipo de cultura underground também fazia parte do clima efervescente e hippie da área. Hoje a área ainda mantém o ar boêmio que a caracterizava e seus imóveis são super valorizados,"


Os Cable Cars são lindos, históricos, divertidos e extremamente eficientes e são o meio de transporte mais disputado da cidade. 





O Cliff House é um restaurante acima dos penhascos ao norte de Ocean Beach. Ele teve cinco grandes mudanças desde o seu início em 1858.




O prédio atual é de 1909 (reformado em 1938), tem uma decoração interna lindíssima e uma vista especial.
O painel abaixo registra as várias mudanças ocorridas no local. 


A primeira versão data de 1858, construído com madeira recuperada de um navio.
Em 1863 surgiu nova edificação que se dedicava ao comércio de carruagens e depois restaurante. Em 1887 o prédio foi danificado por uma explosão de dinamite. Foi reformado
Em 1894 foi totalmente destruído pelo fogo na noite de natal.
Em 1896 foi construído um castelo vitoriano de 6 andares. Sobreviveu ao terremoto de 1906.
Na noite de 7 de setembro de 1907 foi totalmente destruído pelo fogo.
Foi reconstruído em estilo neoclássico e é a base do que se vê hoje. Em 1909 já estava funcionando.


O Cliff House possui dois restaurantes, o casual Dining Bistro Restaurant e o mais formal Sutro's.


Hoje faz parte da Área de Recreação Nacional de Golden Gate. Mais de trinta navios encalharam na margem sul da Golden Gate, abaixo da Cliff House. E do Restaurante você aprecia esta linda vista.


A Golden Gate (Portão Dourado) liga São Francisco a Sausalito. A ponte é o principal cartão postal da cidade, uma das mais conhecidas construções dos Estados Unidos, e é considerada uma das Sete maravilhas do Mundo Moderno pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis
.

A foto ficou comprometida devido a neblina, mas não perdeu a beleza, porque mostrou uma paisagem que é muito mais comum.


Golden Gate Park

Ele não fica ao lado da Golden Gate Bridge, mas bem longe para ir de bicicleta, e nem dá para pensar em ir à pé. O parque recebe cerca de 13 milhões de visitantes por ano.
No Golden Gate Park,  pertinho da praia,  ficam os moinhos holandeses, que antigamente eram usados para puxar água do solo e irrigar o parque. Ao lado do Dutch Windmill (lado esquerdo do parque), fica o The Queen Wilhelmina Tulip Garden, um jardim de tulipas que floresce em abril e maio. Como estivemos lá em julho, outras flores enfeitavam o jardim.


O Conservatório das Flores é a construção mais antiga do parque e foi destruído por um incêndio em 1883. O prédio é todo de madeira e vidro e apesar do nome, o Conservatório das Flores é na verdade uma grande estufa que pertence à cidade e abriga 2000 espécies de plantas.


O Music Concourse é a praça que fica entre o de Young Museum e a California Academy of Sciences. Lá acontecem concertos de música, formaturas e piqueniques, principalmente durante o verão. Ao redor da praça há capacidade para 20.000 pessoas. As árvores, cheias de folhas no verão, ficam completamente peladas no inverno.


Young Museum _ com a Mostra Cult of The Machine sobre a Era da Máquina (1880-1945), quando as inovações tecnológicas  revolucionaram a vida americana.  Por absoluta falta de tempo nem entramos no museu.


Há inúmeros Museus em São Francisco com temáticas variadas. É só conferir a lista e escolher.


California Academy of Sciences é um museu de história natural, com 26 milhões de espécies diferentes. O prédio é muito interessante e atual, construído em 2008, dentro de todos as regras de conservação de energia. O teto gramado conserva o calor além de fornecer um habitat natural aos passáros da região.


O planetário e a bolha que contém o habitat da floresta tropical são as grandes esferas que formam o telhado verde.

www.archdaily.com.br

O Japanese Tea Garden foi criado para ser uma vila japonesa em 1894. Hoje é um dos lugares mais bem cuidados do parque, tem jardins lindos e uma casa de chá.





Buffalo Paddock - Tentamos visualizar essas criaturas magníficas, passando mais de uma vez pelo local onde ficam os bisões, até que os avistamos descansando placidamente no reduto deles. Sem fotos.


O Golden Gate Park  é um local lindo cheio de atrações e para passar o dia. Estivemos lá numa visita relâmpago e registramos estas fotos  para não nos esquecermos.


O que fazíamos aqui mesmo?


A Ghirardelli Chocolate Marketplace – Pertinho do Fisherman’s Warf você encontrará a mais tradicional chocolateria e sorveteria da cidade.



O cardápio é extenso e cheio de deliciosas porções de felicidade. Os sorvetes são cinematográficos e levam ingredientes preparados com os autênticos chocolates da marca. Dentro da loja você poderá ver o maquinário original da fábrica em funcionamento e inebriar-se com o cheiro doce no ar.




Lombard Street é uma das vias de trânsito mais famosas da cidade de São Francisco, na Califórnia.  


Ganhou destaque internacional devido à ladeira íngreme pela qual passa em zigue-zague. Já serviu de cenário para vários filmes rodados na cidade.

 O formato incomum da rua foi idealizado em 1922 com a finalidade de eliminar os 27 graus de inclinação da colina e de possibilitar o tráfego de automóveis.


Chinatown


Estivemos em Chinatown, uma das maiores e mais completas cidades chinesas fora da China do mundo. Porém, como eu já disse, estas lojas cheias de produtos e multidões me incomodam e acho que não andamos nem uma quadra e já pegamos um taxi  de volta para o Hotel. O taxista, chinês, falava e resmungava o tempo todo em chinês. Não entendemos "niente".




Fisherman's Wharf é o lado mais icônico de São Francisco, com todo seu movimento, agitação e lugares interessantes.


Jimmy Hendrix não morreu.

As ruas de Fisherman's Wharf vivem cheias, e a maioria das atrações turísticas da cidade se concentram nesse bairro tradicional. Seja para ver o Píer 39, a vista espetacular que têm da Golden Gate (não vimos por causa da neblina) e da prisão de Alcatraz.


Se não der tempo para uma visita você pode avistar Alcatraz, daqui do Pier. A prisão de Alcatraz e as espetaculares tentativas de fugas já foram imortalizadas pelo cinema. 


Pier 39: Onde tudo acontece em Fisherman's Wharf. Tem que se caminhar um pouquinho para chegar até lá e conhecer todas as suas atrações. 


Sausalito uma cidade muito bonitinha, tranquila e agradável, localizada do outro lado da Golden Gate, e com pouco mais de 7 mil habitantes.



Possui ótimos restaurantes, cafés, bistrôs, galerias de arte, mercados, floriculturas, lojinhas, além de belas colinas e uma das vistas mais lindas da cidade de São Francisco.


O restante da cidade fica em cima do morro, repleto de casinhas coloridas e cheias de flores. Há uma convenção entre os moradores dos morros que ao construírem suas casas, ninguém tira a vista do vizinho.


Depois da frustração de não termos conseguido chegar ao Bosque das Sequoias em Yosemite, pudemos vê-las em Mill Valley, pequena cidade próxima a Sausalito.



Em Mill Valley há um Bosque de Sequoias, onde foi permitida a construçao de casas. Por serem novas não são tão grandes como as de Yosemite. É claro que é um luxo para os mais abastados que, para garantir a privacidade, não querem iluminação nas ruas. 


Podemos ver os postes de iluminação sem lâmpadas, apenas com a função de levar a energia para dentro das residências.


Riachos enfeitam ainda mais o local. É de uma beleza e paz indescritíveis.


10 comentários:

  1. Delma, mais uma vez fiquei maravilhada com sua postagem. Agora, São Francisco.
    É excelente recordar minha ida à cidade através de suas explanações. São perfeitas, com detalhes muito especiais.

    PARABÉNS. �� Marly

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Marly. As palavras de vcs são grande estímulo prá mim. Bjs

      Excluir
  2. Delma
    Espetacular, Fantástica, Incrivel, Bjs. Euripedes

    ResponderExcluir
  3. Delma,li seu blog sobre São Francisco,agora.Um primor, tanto pela vivência de todos os locais turísticos, quanto pela dissertação dos belos lugares. Uma viagem linda!Obrigada por partilhá-la conosco. Cristina Ribeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cristina. Continue me acompanhando. Rsrsrsrs. Bjs

      Excluir
  4. Delma, se fosse preciso escolher qual parte gostei mais ficaria dificilbdwmais porque gostei de tudo!!!!! Amei a foto da Lombard Street e suas recomendações, a foto de Vocês celebrando a vida (“esquecemos”), Vocês dois e as flore, Vocês todos, as explicações ... uai, tudo mesmo!!!! Parabéns, viagem mais e viajaremos também! Bjs

    ResponderExcluir
  5. Viajante esse post. Acredito que é tanto lugar para ver que uns 5 dias é pouco, não?

    ResponderExcluir
  6. Quando vcs forem reservem mesmo os 5 dias. Tem muitos museus, muitos points lindos para visitar. Bjs.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Obrigada.