"Não importa para onde vamos ou de onde voltamos. O que importa são as experiências únicas e os cenários surpreendentes com que nos deparamos. Viajamos em busca do que a vida pode nos revelar, num verdadeiro banquete de sabores, cores e sons."
E confesso: não tem graça nenhuma viajar e não contar para alguém, mostrar as fotos, compartilhar....
Voltar para casa também é uma experiência maravilhosa que só podemos sentir quando viajamos.


Várias fotos que ilustram as postagens são retiradas da Net.

Toronto (2ª parte)



TORONTO


Toronto é capital da província de Ontário e a maior cidade do Canadá. É moderna, vibrante, e situada à margem do Lago Ontário, que lhe fornece um charme a mais. É considerada um dos principais centros financeiros do mundo, bem como o maior polo industrial, de telecomunicações e um dos principais centros culturais e científicos do Canadá. . É uma das cidades mais seguras do continente americano. Enfim, é um paraíso, não fosse o rigoroso inverno. 

Ficamos pouco tempo em Toronto, mas o suficiente para conhecer lugares fantásticos e muito interessantes. 

Royal Ontário Museum.


Este Museu foi inaugurado em 1914, passou por 3 expansões e a última, em 2005 contou com o projeto de Daniel Libeskind, arquiteto estadunidense. Esta parte moderna leva o nome do empresário sino-jamaicano Michael Lee-Chin, que, radicado em Toronto, legou ao museu US$ 30 milhões.

É interessante notar que a estrutura moderna "engole" uma parte da arquitetura antiga. Tivemos a sorte de ver a mostra "Genesis" de 245 fotos de Sebastião Salgado, consagrado fotógrafo brasileiro e mineiro. O museu detém coleções de objetos nas áreas de Paleontologia, mineralogia, zoologia, geologia, antiguidades, numismática, arte aborígene, africana e asiática, arte europeia, história canadiana, Arqueologia e Ciência.

Sebastião Salgado.


Estas são algumas  das 245 maravilhosas fotos de Salgado.







Civilizações do Extremo Oriente, com ênfase aos objetos chineses da era Ming, 
Veja muito mais em http://www.rom.on.ca/en




VIKTOR&ROLF DOLLS 

Visitas - Royal Ontário Museum - Queen's Park, 100 - Toronto - Canadá 
Ingressos: 22 dólares canadenses (adultos); 19 dólares canadenses (de 15 a 17 anos e maiores de 65); 15 dólares canadenses (de 4 a 14 anos); menores de 3 anos não pagam Abre de seg. a qui., das 10h às 17h30; às sex., das 10h às 21h30; e aos sáb. e dom., das 10h às 17h30
Informações: www.rom.on.ca



"O Poder Legislativo de Ontário é a Assembleia Legislativa, que tem o poder de criar e aprovar leis provinciais. É composta de 103 membros, cada um representante de um dos 103 distritos eleitorais da província. O mandato é de 5 anos. Antes das eleições, a Assembleia é dissolvida. Todos os membros da Assembleia, incluindo o Governador, podem concorrer às eleições quantas vezes quiserem." 

Na prática, o líder do Ontário é o Governador (Premier). Torna-se o Governador do Ontário o líder do partido político que, ao final das eleições, possui mais membros na Assembleia Legislativa. 


Nesta sala, se reúne a Assembléia Legislativa. De um lado ficam os Deputados da situação e do outro lado, os da oposição. 3 Partidos representam a população, o Partido Liberal, o Novo Partido Democrata e o Partido Conservador. 


" O edifício possui 2 alas, uma leste e outra oeste, muito diferentes devido a um incêndio em 1909 que destruiu parte da ala oeste. Por causa disso, a ala leste é formada de madeira escura, incluindo colunas de madeira e grades. Por outro lado, a reconstrução da ala oeste resultou em um projeto de mármore branco italiano." (http://gabynocanada.wordpress.com

Visitas 
Maio – Junho Segunda a Sexta. A cada hora, entre 9:30am e 5:30pm.
Sábados e Domingos. A cada meia hora entre 9:00am e 4:00pm


Toronto City Hall - Prefeitura de Toronto - O governo municipal de Toronto consiste em: Prefeito e 44 conselheiros municipais. Cada um destes conselheiros são eleitos em um dos 44 distritos eleitorais da cidade, cada um com aproximadamente 55 mil pessoas. Tanto o prefeito quanto os conselheiros municipais são eleitos pela população da cidade em eleições que ocorrem sempre no mês de novembro, para mandatos de até três anos de duração. 


Old City Hall é o antigo prédio da prefeitura de Toronto. . É atualmente a sede das cortes judiciárias municipais de Toronto.


A grande vedete de Toronto, a CN Tower possui 553,33 metros de altura.


É claro que fomos lá conferir. A Torre atrai mais de 2 milhões de visitantes por ano. 


Uma panorâmica de parte da cidade e do Lago a partir da Torre.


O piso de vidro a 342 metros de altura dá uma friozinho na barriga, mas é impossível não olhar.


Visitas - Só fecha no dia 24 de dezembro e os ingressos custam em torno de 27 dólares, incluído imposto, para maiores de 65 anos.


Na Av. University, há vários hospitais. Este é um deles. Pelo que sei o serviço de saúde é público, porém os canadenses e residentes pagam uma quantia mensal para usufruirem dos serviços. As vezes as empresas pagam pelo sistema e o funcionário tem assistência gratuita. Quando o cidadão necessita de atendimento, ele procura o "médico de família", que depois encaminha o paciente para o especialista.


Arranha-céus de Toronto.



Os Inukshuk, as estátuas em pedras em forma humana, são um símbolo da cultura Inuit (habitantes da região ártica do Canadá, Alasca e Groenlândia). Durante muito tempo, os Inuit construíam os Inukshuk como guia de orientação, mas depois viraram também um símbolo de amizade. E hoje, os Inukshuk é uma das marcas do Canadá por aí afora (camisetas, chaveiros, etc), tanto é que a logomarca das Olímpiadas de Inverno Vancouver 2010 é um bonequinho de pedra (http://www.vancouver2010.com/)


Este grande painel fica no Queens Park, ao lado da Assembléia Legislativa. Parece tratar-se de um Memorial.


Hotel Delta Chelsea onde ficamos hospedados. Ótima localização, fica bem perto da Yonge Street, considerada por muitos como a rua mais longa do mundo e abriga o Eaton Centre, principal centro de compras da cidade.


Eaton Centre 

Toronto também sofre de problemas comuns às grandes cidades:

-Sem Teto-"Em Toronto, uma casa com três quartos e 200 metros quadrados de área útil custa em média aproximadamente 350 mil dólares canadenses. A falta de residências de baixo custo levou a um aumento de sem-tetos na cidade, que são geralmente desempregados, pessoas com deficiências mentais, e jovens adolescentes que fugiram de casa. Em 2003, cerca de 32 mil pessoas utilizaram abrigos para sem-tetos fornecidos pela cidade.
O número de sem-tetos vivendo nas ruas, é um grande problema para a cidade (especialmente inverno, quando a temperatura pode cair até -50 °C durante a noite, quando está ventando). A morte de um sem-teto em 2000 devido a uma noite de frio intenso incentivou a cidade a construir abrigos (em número insuficiente para atender a demanda)."

-Drogas "O maior problema é a crescente presença do tráfico ilegal de drogas na cidade e os confrontos (às vezes envolvendo tiroteio) entre gangues - que envolvem quase sempre drogas"

-Imigração ilegal - "Muitos imigrantes que instalam-se em Toronto são ilegais. A maioria deles são chineses, vietnamitas, poloneses, portugueses e latino-americanos em geral - especialmente brasileiros e mexicanos. Dos aproximadamente quatro mil brasileiros que vivem em Toronto, estima-se que entre 20% a 25% sejam ilegais. Muitos destes imigrantes são atraídos por agentes que dizem ser licenciados pela Agência de Imigração do Canadá, mas, de fato, não o são. Geralmente, cobram milhares de dólares, e garantem entrada fácil e legal no país.
Segundo a revista Business Week e o jornal Toronto Sun, a Agência de Imigração do Canadá possui conhecimento desse problema, mas pouco faz, porque esses imigrantes são vitais em alguns segmentos da economia da cidade como mão-de-obra barata. Se todos os brasileiros e portugueses ilegais fossem deportados, segundo o Toronto Sun, a indústria de construção - que os emprega - muitos deles ilegais -, entraria em colapso." (Wikipédia)


Rose, Terezinha, eu e Eurípedes (o fotógrafo) nos encantamos com Toronto e entendemos que "é preciso olhos novos, e bem abertos, para que consigamos enxergar o que de novo ainda não foi visto."