"Não importa para onde vamos ou de onde voltamos. O que importa são as experiências únicas e os cenários surpreendentes com que nos deparamos. Viajamos em busca do que a vida pode nos revelar, num verdadeiro banquete de sabores, cores e sons."
E confesso: não tem graça nenhuma viajar e não contar para alguém, mostrar as fotos, compartilhar....
Voltar para casa também é uma experiência maravilhosa que só podemos sentir quando viajamos.


Várias fotos que ilustram as postagens são retiradas da Net.

Cabanas de Açucar - Maple Syrup (7ª parte)

Junho 2013

Cabane à Sucre - Quebec

Chez Dany - Além da degustação de pirulitos e do Caribu, a Cabana é um Restaurante típico.


O maple syrup é o xarope extraído da seiva da árvore maple ou bordo.


"O Canadá é responsável por mais de 80% da produção do maple syrup, produzindo em torno de 7 milhões de galões por ano. A produção concentra-se em fevereiro, março e abril, dependendo das condições climáticas locais. Noites gélidas e dias mornos são necessários para induzir o fluxo da seiva."


"Para coletar a seiva, são feitos talhos nos troncos das árvores e enxertados tubos, pelos quais a seiva escorre para dentro de baldes. Todo ano é preciso fazer um novo buraco. A seiva coletada nos baldes é levada à cabana do açúcar." 




"São necessários aproximadamente 40 litros de seiva para fabricar um litro de xarope. Um bordo adulto produz 40 litros de seiva em 4 a 6 semanas de coleta por estação. Os bordos só são usados para coleta quando tiverem 25cm de diâmetro e no mínimo 40 anos de idade. Se a árvore tiver mais de 45cm de diâmetro, então podem ser feitas duas incisões para coleta, em lados opostos do tronco."

Pirulito de maple

"No processo de cozimento, a água evapora e o xarope fica cada vez mais denso e doce. Além do xarope, muitas vezes também se produz o açúcar de maple, em blocos prensados, e pirulito de maple. Níveis intermediários de cozimento podem ser usados para obter outros produtos, como creme e manteiga de maple."


"Calculam-se 260 calorias por 100g, é rico em cálcio, ferro, magnésio, potássio e zinco. É a cobertura preferida pelos canadenses para panquecas, waffles e torradas. Também é usado em biscoitos, roscas, sorvetes, granolas e para adoçar frutas", e até numa bebida conhecida como Caribu (alusão a rena de chifres existente no país) Como degustação a Cabana oferece o pirulito e o Caribu. 

Fonte: Maple Syrup