"Não importa para onde vamos ou de onde voltamos. O que importa são as experiências únicas e os cenários surpreendentes com que nos deparamos. Viajamos em busca do que a vida pode nos revelar, num verdadeiro banquete de sabores, cores e sons."
E confesso: não tem graça nenhuma viajar e não contar para alguém, mostrar as fotos, compartilhar....
Voltar para casa também é uma experiência maravilhosa que só podemos sentir quando viajamos.


Várias fotos que ilustram as postagens são retiradas da Net.

Circuito das Aguas - Sul de Minas Gerais


17 a 23 de maio 2018 - Viagem ao Circuito das Águas - Minas Gerais

"O Circuito das Águas de Minas Gerais é conhecido pelas famosas estâncias hidrominerais que possuem propriedades medicinais e terapêuticas. Composto por belas cidades em plena Serra da Mantiqueira, a região possui um clima agradável e vários atrativos naturais.  Estrategicamente localizado entre São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, esse circuito turístico compreende as cidades de: São Lourenço e Caxambu, Baependi, Cambuquira, Campanha, Carmo de Minas, Conceição do Rio Verde, Heliodora, Lambari e Soledade de Minas. A região do sul de Minas foi o portão de entrada para os bandeirantes no final do século XVIII. Várias das suas cidades são remanescentes do ciclo do ouro e surgiram como ponto de apoio para bandeiras ou mesmo para as atividades mineradoras. As atividades turísticas estão totalmente ligadas ao poder terapêutico das águas minerais, das cidades e da região. Muitos desses municípios ainda guardam em suas ruas centrais casarões históricos, lindas praças arborizadas com coretos e fontes de água mineral, além de balneários onde pode realizar ótimos banhos termais.  Em qualquer um desses municípios o turista encontrará para levar de lembrança em sua bagagem, ótimos queijos, doces, cachaças, além de cafés orgânicos."





Nesta viagem contamos com a companhia da Elma e Terezinha, ótimas  companheiras de outras viagens como: Capitólio, Curitiba, e do Cruzeiro às Ilhas Gregas. 
No dia 17 de maio, quinta feira partimos de Uberlândia rumo a São Lourenço para um percurso de 682 km - MG - Paramos para almoçar em um Posto de Combustíveis entre Guaxupé e Muzambinho. Usamos uma estratégia: no Posto com Restaurante que tem muitos carros estacionados, a comida deve ser boa. E era. Chegamos em São Lourenço por volta de 17 horas.


Hospedamos no Grand Ville Hotel, lindo e com ótimo atendimento.


O Hotel serve um majestoso café da manhã .


Após a hospedagem saímos para jantar e o prato seria truta. Escolhemos o KI Beleza, uma sugestão do Eduardo, nosso sobrinho. 


No Calçadão do centro da cidade há diversos bares e restaurantes, para comer, beber e conversar. Um Blog que pesquisei recomendou pra não deixar de experimentar a Tapioca da Cris, que ela é muito divertida e tem uma energia ótima.. Mas ela não estava lá , porque havia um evento de Motos e a Prefeitura usou o lugar da sua barraca. 


Calçadão à noite. Aqui é onde tudo acontece. Bares com música ao vivo. Restaurantes.

,.
A cidade possui diversas lojas e marcas de doces produzidos por lá. Doces São Lourenço, Doces Dutacho e Doces Vovó são algumas das opções. Muito baratos. Alguns doces custam 1/3 do preço da minha cidade.


 Parque das Águas, localizado no centro de São Lourenço. Lá estão nove fontes de água, entre elas a Vichy, indicada para quem tem úlcera e nefrites, a Primavera, que combate a anorexia e a anemia, e a Oriente, de onde é retirada a água que é engarrafada pela São Lourenço. A entrada do parque custa R$ 4 para idosos.



 No parque há também um Balneário em que é possível fazer massagens e tomar banhos especiais de banheira e ofurô. O local possui ainda sauna seca, ducha escocesa, reflexologia, shiatsu, Banho de espuma com água sulfurosa e banhos aromáticos . 


Lago com pedalinho, passeio de barco.

A primeira igreja de São Lourenço, Ermida Senhor Bom Jesus do Monte,  que tem acesso por uma escadaria.


O parque possui solarium, tirolesa, arvorismo, playground, quadras esportivas, vários monumentos.


Há  uma diversidade de lugares, paisagens que tornam a visita muito agradável.


Uma Gruta  consagrada a Nossa Senhora dos Remédios com várias placas com narrativas de graças alcançadas.


Catedral de Bambu, onde são realizados casamentos e serve como Auditório. No momento que passamos por lá o músico executava um lindo repertório no sax.


Dentro do parque há uma Sapataria que vende calçados de boa qualidade.


Jardim Japonês muito mal cuidado


Após a visita ao Parque fomos almoçar no Casarão. Foi um achado. Comida muito boa.


À tarde fomos fazer um city tour e conhecer as outras atrações da cidade. Este é o Calçadão durante o dia. Muito movimentado.


Pegamos uma charrete para irmos até a Estação Ferroviária comprar os bilhetes para o passeio de trem no dia seguinte. Eu não queria ir porque tenho pena dos cavalos. Mas o charreteiro me garantiu que a tralha que é colocada sobre o cavalo não provoca excesso de peso, que ele é protetor dos animais e que jamais faria qualquer coisa que judiasse do animal. Fomos.

Casa cultural um templo histórico da cultura de São Lourenço. É também Estação Ferroviária de onde sai o trem para o passeio de Maria Fumaça.


Em São Lourenço tem uma capela dedicada a Nhá Chica. Feita pelo artista Marco Aurélio, a capela é toda inspirada na arte naif e cheia de detalhes criados pelo artista. Ele conta que, no final da década de 70, trabalhava no Rio com pintura de quadros. Com os problemas na economia do país, estava muito difícil vender. Então, pediu para Nhá Chica abençoar para que não precisasse abandonar sua carreira de pintor. Depois disso, Marco Aurélio passou a vender mais e não teve que interromper a sua carreira. O artista então prometeu que compraria um terreno e faria a capela. Não conseguimos encontrá-la. Os moradores praticamente a desconhecem. Mas capturei esta foto na Net.


-Templo Museu Sociedade Brasileira de Eubiose – EU + BIO + OSIS = EU significa bem, bom e belo; BI quer dizer vida; OSE significa Ação. A Eubiose é um local cultural e espiritualista e os visitantes buscam equilíbrio físico e emocional. Foi fundada em 1924 e tem o lema “A esperança da colheita está na semente”. A cidade de São Lourenço foi escolhida como sede da Eubiose por ser considerada forte como convergência das energias cósmicas. A arquitetura do templo é bem bonita.


-Igreja Matriz de São Lourenço Mártir é um local a ser admirado por sua imponente arquitetura e ricas pinturas internas. Linda


Unique Café Store - Nesta cafeteria você faz uma viagem no mundo dos cafés especiais. Os tipos de cafés são muitas. As formas de preparo variadas. Tudo isso com  deliciosos acompanhamentos.



-Teleferico São Lourenço – para se ter uma vista panorâmica. Porém não fomos de Teleférico. Fomos ao Mirante de carro. Lugar mal cuidado mas vale a visita.


19 de maio, Sábado, fomos fazer o PASSEIO DE MARIA FUMAÇA. O Trem das Águas sai de São Lourenço rumo à pequena cidade de Soledade de Minas .


 O trem percorre cerca de 9km em trinta minutos e faz sua parada na estação de Soledade  por outros trinta minutos.


Cantores animam os passageiros com clássicos da música sertaneja e há uma degustação de queijos, suco, e doces. Fomos no horário das 14h30. O Bilhete na ¨1ª Classe¨ custou R$85 por pessoa. Tem uma opção mais barata e acho que a diferença está nos bancos.


Tem mais os 2 passeios abaixo, mas não os fizemos.

2-ROTA DO CAFÉ - A Rota do Café Especial mostra todo o processo de produção do café. Desde as plantações até o momento de colocá-lo na xícara. O passeio, tem limite máximo de 14 pessoas por grupo, dura cerca de 3h30 e faz uma viagem pelo tempo na fazenda em que ele é produzido. Durante o passeio, um especialista conta a história do café no Brasil e no mundo e ensina como escolher e preparar um café de qualidade. O passeio faz uma visita à Fazenda Sertão, que possui 800 hectares (260 de plantação de café) e com 1 milhão de pés de café plantados (90% colhidos manualmente). No fim do passeio, depois de ter uma verdadeira aula sobre o café, os turistas participam de uma degustação com direito a pães de queijo e broa. A Rota do Café Especial acontece todos os sábados a partir das 9h da manhã e começa na Unique Store, no Calçadão.

3- Sítio Lagoa Seca oferece um tour que promove a vivência real entre as pessoas e os animais que estão lá. A visita é guiada por uma veterinária, que conta detalhes sobre os animais. Os turistas podem dar comida para ovelhas, cavalos e cabras, além de tirar leite da vaca. Aliás, é possível, inclusive, beber o leite recém tirado. Depois disso, é oferecido um café delicioso com quitutes frescos preparados com ingredientes do sítio. Bolos, pães de queijo, queijo minas, queijo de cabra, sucos e muito mais. As visitas acontecem sempre aos sábados, a partir das 15h. Endereço: R. Dr. José Pereira Garcia, 1




20 de maio, domingo, deixamos o Hotel com pena, porque era muito lindo e agradável.


Rumamos então para Baependi, cidade típica mineira. Fomos até a praça principal e tivemos oportunidade de conhecer:


Matriz Nossa Senhora de Montserrat, lindissima que estava em horário de missa e completamente lotada.


Bar Fecha Nunca. SQN porque  estava fechado.


Nos dirigimos então ao Santuário N. S. Conceição, mais conhecido por Nhá Chica.

Nhá Chica foi uma beata que viveu na cidade, era analfabeta.

 

Seu corpo está na urna de acrílico dentro da Igreja, ao lado do altar.


 Compôs uma novena a N.Sra da Conceição e fundou um pequena igreja na sua casa. Várias graças foram alcançadas por fiéis. O Santuário N. Sra Conceição foi construído ao lado de sua antiga casa, agora um pequeno museu.




O quarto, a cozinha, a salinha com N. Sra Conceição, mostram a vida simples de Nhá Chica.



Em Cruzilia, visitamos A Casa Bela Cruz, onde fica o Museu Mangalarga Marchador.




O Museu, muito bem conservado e auto explicativo, tem um Café em suas dependências.


 Empório de Queijos onde o maior atrativo é o queijo Santo Casamenteiro, premiado na França, (mistura gorgonzola, damasco, nozes e cream cheese.)




Muiiiiiiito bom.




Igreja Matriz São Sebastião 


Almoçamos no Lelinho,s uma típica comida mineira.

Caxambu


Em Caxambu  nos hospedamos no Palace Hotel (1892). Já foi considerado o melhor Hotel do Brasil. 






Salões imensos, lustres, piano, móveis, pratas, cristais, porcelanas, tudo desorganizado e mal cuidado. Uma pena.







Visita a Igreja de Santa Isabel da Hungria - Foi construída a mando da Princesa Isabel por gratidão à cura de sua suposta esterilidade, por conta de sua profunda anemia, com água férrea da fonte que hoje tem o seu nome.


Igreja N, Sra dos Remédios de estilo Neoclassico é a padroeira de Caxambu.

Tentei agendar uma visita à Fazenda São José da Vargem que conforme um dos blogs que consultei oferece uma visita guiada nos finais de semana com um café colonial. Entrei em contato por WhatsApp, mas não obtive resposta. .


Este é o Calçadão com  os Cafés, Restaurantes e onde comemos uma Pizza.


Este "trenzinho" passeia pela cidade com os turistas.


Hotel Caxambu de Agosto de 1884.


Fonte Luminosa na Praça 16 de Setembro


 O Coreto da September Sixteen Square 


 Restaurante Coreto, onde almoçamos.


Ao lado do Restaurante do Coreto esta bela casa anos 50.


Em frente ao Parrque das Aguas, uma Feira de Artesanato onde predomina os artigos em palha.


Um canal parte do Parque da Águas e se estende pela Avenida.

Parque das Águas que é muito bonito, conta com 12 fontes de águas minerais, gasosas e medicinais, com propriedades diferentes umas das outras. Uma natureza exuberante se apresenta entre bosques, jardins e alamedas de grande beleza paisagística.

 
Um majestoso edifício do Balneário, piscina de hidroterapia, saunas a vapor e secas, duchas, além de vários tratamentos estéticos.



Lindas fontes se espalham pelo Parque como a Fonte D. Pedro com a réplica da Coroa


Coreto do Parque 


A Fonte Dona Leopoldina possui cúpula erguida por pilastras. Tanto o teto quanto as pilastras são decorados com pinturas. 



Belas alamedas para caminhadas.


Esta é a casa das Bruxas e apesar de parecer ser de madeira, não é. É de argamassa. Pura obra de arte e história… Presente em vários pontos do Parque, enfeitando e chamando atenção pela riqueza de detalhes, estão as obras do português Francisco da Silva Reis. Chico Cascateiro era um estucador português que conseguiu criar ilusões de trabalhos executados em carpintaria e entalhe em madeira. Chico criou uma obra rica em detalhes e de grande valor artístico: esculpiu em cimento troncos, cipós e galhos retorcidos que estão inseridos em quiosques, cascatas, caramanchões, pontes, bancos, pedestais, balaústres, fontes e miradouros. Reproduziu a fauna e a flora em estucagem.


A Cerca deste quiosque é obra de Chico Cascateiro


O Carro dos Flinstones


O Parque das Águas ainda oferece outras atrações como: piscinas de água mineral, lago e pedalinhos, pista de cooper, quadras esportivas e um teleférico que o levará ao topo do Morro Caxambu para uma deslumbrante vista da cidade. Pode se levar até 10 litros de agua por pessoa. 2 garrafões de 5 litros. Tem pra vender ou pode se levar para recolher a agua.




O Teleférico que leva ao Mirante do Cristo. Nós fomos de carro.


Mirante do Cristo


Mirante do Cristo - lugar muito bem cuidado e que valeu a pena visitar.

Há outras atrações que não deu tempo de visitar:
-Hotel União em Caxambu – musica ao vivo no jantar
-Passeio de charrete por Caxambu
-Chácara das Rosas - Centro de Hidroterapia e Terapia Holistica –
-Visita ao Hotel Bragança arquitetura oitocentista - sempre tem eventos culturais – ver programação.

Lambari é uma cidade bastante procurada, em razão a suas belezas naturais, ao clima e principalmente pela água mineral, eleita no passado como a 3ª melhor do mundo e capaz de curar doenças.


- o Lago Guanabara que, mesmo sendo artificial, oferece aos seus visitantes passeios de pedalinho, lanchas e jet ski. Em suas margens, encontra-se uma construção que no passado foi conhecida como o prédio do Cassino. A origem do nome da cidade vem através do Tupi-Guarani, que significa "peixe pequeno".


Palácio do Cassino do Lago, Esta história merece ser contada. O palácio, em estilo eclético, francamente inspirado por castelos alemães, incorporava em seus 2.800 m² de área construída o que de mais moderno existia em termos de funcionalidade e beleza. Em sua decoração foram usados os mais nobres materiais importados de boa parte do mundo. O telhado, de muitas águas, era todo feito em telhas vindas da França e moldadas dentro de rígidas especificações. Portas, janelas e pisos vieram da Asia, pedras de Portugal e França, mármore da Itália, e até mesmo o cimento veio da Inglaterra. Hábeis artesãos trabalhavam em turnos esculpindo pedra e madeira de tal forma que cada peça fosse única e perfeita. Dez amplos salões de jogos completamente equipados eram rodeados por salas de leitura e descanso, tudo decorado com raras madeiras, imensos lustres de cristal, azulejos portugueses e balaústres feitos com o melhor pinho de Riga. Na sala de música, piano de cauda francês e harpa veneziana. Na sala japonesa, dragões esculpidos em madeira e biombos finamente ornados. A decoração final ficou por conta de chineses e japoneses trazidos ao Brasil com essa única finalidade. O palco era projetado de forma a produzir excelente acústica, perfeito para os grandes artistas nacionais e internacionais que iria receber. Seu tamanho permitia que uma orquestra se instalasse confortavelmente e o teto permitia alterações de tal forma para que o som podia ser "afinado" para cada evento. Incluia também o Lago Guanabara, o Farol e até mesmo uma cascata projetada como vertedouro. O lago, perfeitamente desenhado, servia de espelho refletindo o palácio em todo o seu esplendor, fosse durante o dia banhado pelo sol, ou à noite, quando sua iluminação o fazia resplandecer. Gôndolas flutuavam em suas águas criando um ambiente absolutamente mágico. O farol banhava com sua luz o lago e o palácio, tornando-se um dos símbolos da cidade.... Foi inaugurado dia 24 de abril de 1911 com uma festa espetacular. No dia seguinte foi fechado e confiscado pelo Estado. Mais de 1 século depois passa por restauração, depois de uma verdadeira pilhagem de suas riquezas"


-O destaque alimentício é o requeijão Catupiry, criado pelo imigrante italiano Mário Silvestrini e sua esposa Isaíra, em 1911.



O Cremelino também foi criado pelos irmãos Silvestrini, da firma Irmãos Silvestrini & Torquati, em Águas Virtuosas de Lambary, nos idos de 1911. Mas a marca só foi registrada nos anos 1940. Isso já em São Lourenço, visto que, anos antes, eles haviam mudado sua indústria de Lambari para aquela cidade. (http://www.guimaguinhas.prosaeverso.net/blog.php?idb=37084)

Uma observação: Procuramos o Cremelino para comprar em Supermercados e Padarias. Ninguém conhecia. Até que encontramos um Empório de Queijos e compramos. Como é que pode?

Outras atrações da cidade que não conhecemos
- Parque Wenceslau Braz,
-Mata Municipal (reserva da mata Atlântica),
-Rampa de asa delta na Serra das Águas,
-Cruzeiro,
-Igreja Matriz Nossa Senhora da Saúde,
-Gruta Toca da Onça, e -Gruta do Roncador.

Cambuquira foi uma das primeiras cidades projetadas do Estado, com ruas largas, calçadas amplas e arborização selecionada, na primavera, as flores de centenas de árvores de magnólia perfumam a atmosfera da cidade e é uma atração à parte. Sua economia baseia-se na cultura do café, pecuária, turismo e indústria de água mineral para exportação, possui um observatório astronômico utilizado para pesquisas e estudos universitários.


Entrada da cidade 



 As principais atrações da cidade são o Parque das Águas com seis fontes de água mineral (ferruginosa, alcalina, magnesiana, sulfurosa, gasosa e com lítio), as fontes do Marimbeiro e do Laranjal (nas cercanias da cidade) e o Pico do Piripau, a 1 300 metros de altitude, de onde decolam pilotos de parapente e asa-delta.


Igreja de São Sebastião, de uma beleza singela revela a importância que as cidades mineiras dão à religião.

 Em São Thomé das Letras ficamos  hospedados na  Pousada Além da Lenda.


 O proprietário não estava, fomos atendidos pela sua mulher, que não sabia que chegaríamos e nos colocou no 2º andar com escada em caracol (Temos mais de 70 anos), sendo que o 1º andar estava vazio. Pedimos para nos fornecerem um café no dia seguinte, visto que sairíamos às 6 horas. Recusaram porque o café começaria a ser servido mais tarde.



No centro da cidade visitamos a  Gruta São Thomé. Esta é a gruta que serviu de abrigo para o escravo que escapou de seu senhorio, onde foi encontrada a imagem de São Thomé.


"Em meados do século XVIII, João Francisco Junqueira, patriarca da família Junqueira no Brasil e proprietário de uma fazenda possuia um escravo, o João Antão, que mantinha um romance secreto com Anna Cândida, irmã de João Francisco, que foi informado por uma escrava ciumenta daquele amor impossivel. João Francisco mandou o capataz matar João Antão. Anna ouviu a ordem e mandou avisar seu amado que refugiou-se na gruta ao lado da qual foi construída a Matriz. Certo dia um senhor bem vestido e de maneiras finas fez uma grande amizade com João Antão que lhe contou sua história. Este senhor entregou lhe uma carta e pediu para entregar ao seu amo. Quando João Francisco leu a carta, formou uma comitiva e junto com o escravo foram até a gruta. Não havia ninguém, apenas uma belíssima imagem de São Thomé apóstolo, esculpida em madeira. O local que se chamava Serra das Letras passou a se chamar São Tomé das Letras. A Matriz de São Tomé foi construída em 1785 e abrigou a imagem até ser roubada e nunca recuperada. Merece destaque a pintura da nave central, que retrata Jesus Cristo cercado pelos apóstolos, tendo São Tomé ajoelhado a seus pés. A obra é assinada pelo artista Joaquim José da Natividade, discipulo de Aleijadinho."



Igreja Matriz - final do século XVIII-  Fica bem ao lado da gruta O templo foi erguido em 1785 para guardar a estátua de São Tomé que havia sido encontrada na gruta.

A imagem original, encontrada na Gruta, foi roubada em 1991 e nunca mais se teve notícias dela. A Matriz ainda guarda muitas de suas características originais, de estilo barroco e altares em estilo rococó, onde estão várias imagens de madeiras, também do século XVII.




O forro da nave principal guarda uma pintura de Joaquim José da Natividade, discípulo de Aleijadinho (não comprovado) , na qual ilustra Jesus Cristo com seus apóstolos e São Tomé aos seus pés. 


 Parque Municipal Antônio Rosa -Bem próximo ao nosso Hotel, está a cerca de 500 metros da Igreja Matriz e para chegar até ele é só subir a rua que fica entre a igreja e a gruta, É lá que fica o ponto mais conhecido da cidade. Ali várias pessoas se reúnem ao final de cada tarde para ver a noite chegar.


De cima é possível ver a cidade em 360 graus e assistir a um pôr do sol inesquecível.


 Fomos até o Mirante e, por desinformação e também por estar escurecendo deixamos de ir na principal atração do Parque - a Pirâmide, a Pedra  da Bruxa e o Cruzeiro.
Há quem afirme já ter avistado inúmeros objetos voadores não identificados quando estava no parque à noite, pois é neste período noturno que é possível contemplar o céu completamente estrelado, privilégio de poucas cidades do Brasil. Lá pode




Igreja Nossa Senhora do Rosário Começou a ser construída por escravos ainda no século XVII, mas ficou durante muitos anos inacabada, tendo sido aberta ao público em 1995. Apesar de não abrigar nenhuma obra de arte em seu interior, ela é de grande beleza e tem a cara de São Thomé das Letras, pois sua fachada é toda feita por quartzito sobrepostos.


As ruas de São Thomé das Letras - As construções feitas em pedra dão um ar rústico à cidade, enquanto as casinhas coloridas dão charme e vida ao local.


Em várias delas é possível observar lindos desenhos. São muitas as lojas de artesanato e lembrancinhas. Se você comprar alguma peça, além de levar uma lembrança de qualidade, estará ajudando os artesãos, que vivem desse ofício. Lá você consegue achar toucas de lã, chapéus, agasalhos, anéis, colares, camisetas pintadas à mão e até panelas feitas de pedra sabão.








Almoçamos no Restaurante Alquimista que fica num casarão antigo. Comida a la carte deliciosa.

 Passeando pela praça e tomando um lanchinho na noite de São Thomé das Letras.


Calçamento das ruas de São Thomé

"Chico Taquara (1840 - 1916), personagem místico da cidade de São Thome das Letras, Minas Gerais, foi responsável por criar a Egrégora do Carimbado, no Plano Astral, uma força espiritual que cresce e atrai muitas pessoas evoluídas, tornando-se cada vez mais forte à medida que agrega virtudes mentais, passando, também, a ajudar no adiantamento espiritual daqueles que desejam progredir na atual encarnação. Místico,curandeiro, parteiro, yogue e praticante da medicina alternativa, era profundo conhecedor de ervas medicinais. Apareceu misteriosamente em São Thome das Letras, desaparecendo do mesmo modo." (https://jornalggn.com.br )

Não fomos nas atrações abaixo:
-Ladeira do Amendoim - este é o lugar mais doido da cidade, sem sombra de dúvidas. Lá, se você deixar o carro em ponto morto, ele sobe ao invés de descer, como aconteceria normalmente. O carro é puxado para cima e isso é incontestável. Não dá para acreditar! Fica no Caminho para a Gruta do Carimbado.
-Gruta do Carimbado - A lenda mais conhecida sobre a cidade envolve este lugar. Alguns acreditam que esta gruta serve de travessia até Machu Picchu, a Cidade Sagrada dos Incas, que fica no Peru, a mais de 3 mil quilômetros de distância. Mas não se pode entrar por questões de segurança.
-Inúmeras Cachoeiras 


Saindo de São Thomé das Letras em direção a Uberlândia. Mais uma viagem tão boa quanto as outras que temos feito. Graças a Deus.


3 comentários:

  1. Foi uma ótima viagem! Sem contratempos, divertida, cheia de informações e boas experiências gastronômicas.
    Obrigada Delma e Eurípedes por me incluir nessas andanças! ������‍♀����‍♀��������☕

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Obrigada.