"Não importa para onde vamos ou de onde voltamos. O que importa são as experiências únicas e os cenários surpreendentes com que nos deparamos. Viajamos em busca do que a vida pode nos revelar, num verdadeiro banquete de sabores, cores e sons."
E confesso: não tem graça nenhuma viajar e não contar para alguém, mostrar as fotos, compartilhar....
Voltar para casa também é uma experiência maravilhosa que só podemos sentir quando viajamos.


Várias fotos que ilustram as postagens são retiradas da Net.

Aracaju - Sergipe - Centro Histórico

21 a 28 de fevereiro 2018

Aracaju capital do Sergipe.


"Aracaju é  apontada como a capital com menor desigualdade do Nordeste Brasileiro, como a cidade com os hábitos de vida mais saudáveis. e é considerada a capital do país com menor índice de fumantes, segundo o Ministério da Saúde. Está entre as capitais com os custos de vida mais reduzidos do país. Mediante planejamento têm sido realizadas ações de melhorias do transporte público que visem incrementar a integração dessa nova parcela de usuários visitantes. Com um pouco mais de 650.000 habitantes, Aracaju é uma cidade limpa e agradável." (https://pt.wikipedia.org/wiki/Aracaju )

Estivemos lá com José de Castro e Laurister e pudemos conferir que é tudo verdade.

Centro

Reservamos o sábado para irmos conhecer o centro da cidade. Começamos pelo Mercado Municipal que são três importantes mercados: o Mercado Thales Ferraz, o Mercado Antônio Franco e o Mercado Albano Franco. Fomos no que comercializa peças de artesanato, queijos, tapiocas, rapaduras e castanhas de caju (que era o nosso alvo de compra)


Existe coisa melhor que um mercado? "São tantas coisinhas miúdas" que a gente pode até nem comprar, mas ver todo aquele furdunço é algo espetacular em qualquer viagem.


Acontece uma coisa estranha comigo. Diante de muitas ofertas fico travada e não consigo comprar nada. Enquanto Laurister e eu procurávamos alguma coisa para comprar...


Um encontro agradável  em frente a uma banca de Literatura de Cordel. O Felipe, a Walleska e o Jean, meu professor de Pilates  que também estavam passeando por Aracaju. E ainda nos encontramos mais uma vez na Praia de Aruana.


Fernando Pessoa dizia que todas as cartas de amor são ridículas, mas acho que não são mais ridículas do que turistas...mas turistas que não tiram foto no display também são ridículos.


Memorial  Zé Peixe - "Zé Peixe ou José Martins Ribeiro Nunes, nasceu e viveu em Aracaju e foi o mais importante prático de Sergipe. Em 1947, foi admitido na Marinha como prático, cuja função é receber navios em alto mar e guiá-los até o porto e, na saída, conduzi-los até onde for possível seguir com segurança. Ficou famoso pelo modo único de executar essa atividade. Ao invés de se dirigir aos navios com lanchas, nadava até eles; quando estes retornavam para alto mar, saltava de alturas e voltava a nado para terra firme. Chegava a nadar até 13 km. Seus feitos heroicos, seu vigor físico, sua maneira de trabalhar e seu modo simples de viver lhe conferiram fama internacional. Foi agraciado com vários prêmios e medalhas como a medalha ao mérito em ouro do Rio Grande do Norte; a Medalha Almirante Tamandaré (homenagem prestada pela Marinha do Brasil por seus dedicados anos de trabalho). Em 2009, já enfermo, solicita à Marinha seu afastamento definitivo."


Ponte do Imperador - A "ponte", na verdade, é um ancoradouro. O monumento foi construído em 1860 para receber o então imperador Dom Pedro II e sua comitiva durante uma visita a Aracaju. O monumento era todo feito de madeira. Em 1920, uma nova reforma substituiu o material por alvenaria, simbolizando a cultura sergipana. São dois terrões com duas figuras que simbolizam esculturas de índios.


Praça Olímpio Campos 


 Palácio Olímpio Campos


Antiga sede do governo, o Palácio  já serviu como residência de personalidades como o Governador Valadares. Possui visita guiada e é gratuito. 


Catedral Metropolitana de 1862. Está fechada para restauração. 


Centro de Turismo, com belíssima arquitetura, já funcionou uma escola só para mulheres e uma Casa de Detenção Para Menores Infratores. Hoje, é um importante centro de comércio de artesanato e da emblemática renda irlandesa.


Renda irlandesa


"Monumento Tropical, que fica na Avenida Ivo do Prado. O monumento é símbolo dos aracajuanos e dá boas-vindas aos que chegam à cidade. O nome Aracaju tem origem indígena Tupi, pela junção dos termos guyrá (pássaros) e akaîu (caju), significando, portanto, “Cajueiro dos Pássaros”. A obra é da autoria do artista plástico Eurico Luiz."


Calçadão Formosa ao longo do Rio Sergipe.
O espaço, que é uma continuação do Calçadão da 13 de Julho, tem 20 mil metros quadrados e ainda conta com postos e diversos elementos de lazer, agrega áreas como espelho e túnel d’água, jardim vertical e espaço de convivência sombreado, além de equipamentos para exercícios físicos, carrossel e parede de escalada. A praia do Rio é imprópria para banhos. No domingo a tarde rolava por lá um animado forró.


Colina de Santo Antônio, onde a história da capital sergipana se iniciou, em 1855. A Capela de Santo Antônio dá um aspecto bucólico ao local que oferece uma vista da cidade.  De lá, dá para observar o Edifício do Estado de Sergipe. Com 96 metros de altura, ele é o maior edifício construído na cidade – e leva o apelido de Maria Feliciana, que, com seus 2,25 m, já foi considerada a mulher mais alta do Brasil.


Repetindo a foto do início para mostrar a foto com o codinome Maria Feliciana.

O Museu de Gente Sergipana merece uma postagem especial. Portanto, vou fazer este Post em seguida. 



A ponte mais emblemática da capital, que atravessa o Rio Sergipe. Inaugurada em setembro de 2006 pelo construtor civil João Alves, a Ponte Aracaju-Barra dos Coqueiros tem 1820 metros de extensão e é considerada a maior ponte estaiada do Nordeste, e liga a cidade de Aracaju  até a Barra dos Coqueiros.


Praia oceânica em Barra dos Coqueiros. Aqui bem perto fica o  Prodigy Beach Resort.

Veja outros posts desta viagem  Orla de AtalaiaMuseuCânion, Delta, Croa

2 comentários:

  1. Agradeço pelo documentario tão rico...
    Estarei em aracaju em maio, irei sozinha ainda me sinto um pouco insegura mas o seu post me motivou ainda mais !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patricia. Espero que vc tenha aproveitado a sua viagem e gostado tanto de Aracaju como nós gostamos.
      um abraço.
      Delma

      Excluir

Deixe aqui seu comentário. Obrigada.