"Não importa para onde vamos ou de onde voltamos. O que importa são as experiências únicas e os cenários surpreendentes com que nos deparamos. Viajamos em busca do que a vida pode nos revelar, num verdadeiro banquete de sabores, cores e sons."
E confesso: não tem graça nenhuma viajar e não contar para alguém, mostrar as fotos, compartilhar....
Voltar para casa também é uma experiência maravilhosa que só podemos sentir quando viajamos.


Várias fotos que ilustram as postagens são retiradas da Net.

Mendoza - Argentina




Abril 2019

Este passeio fez parte do Pacote Travessia Cordilheira dos Andes - De Mendoza a Santiago -
CLB Turismo - Cloves Bianco - São Carlos
Telefones (16 ) 33741062 - (16)993145815 - (16) 991925167
Viajamos pela Latam - Udi - São Paulo -Mendoza         Santiago - São Paulo - Udi.

Éramos 25 pessoas: 9 de São Carlos e 16 de Uberlândia.



Mendoza fica ao pé da Cordilheira dos Andes e escolhemos a época certa para visitá-la, quando a temperatura está agradável. Porém, não se vê neve e as uvas estão acabando.



Praticamente tudo acontece nesta parte central do Mapa. Hotéis, Restaurantes, atrações turísticas e as lindas praças de Mendoza. São 5. Na Letra A está a Praça Independência, a maior de todas. Na letra B está a Praça San Martin, na Letra C a Praça Chile, na Letra D a praça Italia e na Letra E a Praça Espanha. E ainda é preciso destacar o Parque San Martim que fica à esquerda e não aparece no Mapa. Uma extensa área verde com Monumentos, Zoológico, Museus, etc.



Ficamos hospedados no Hotel Raices Aconcágua, com boa estrutura e muito bem localizado.

Vinícolas de Mendoza
Acredito que todo turista que vai a Mendoza, quer conhecer seu famoso Malbec e seu Azeite. A região vinícola de Mendoza, a mais importante da Argentina, e de onde saem cerca de 80% dos vinhos produzidos no país, possui cerca de 1500 vinícolas distribuídas em cinco sub-regiões, que, por seu turno, se subdividem em outros tantos departamentos.
Fomos a Maipu, para nossa visita às vinícolas e uma Olivícola.

Bodega Domiciano foi a primeira Vinícola visitada.



No Olival não invente de comer uma azeitona. É muiiiito amarga.



Nos parreirais experimente à vontade, desde que seja autorizado, As uvas são muito doces.





Uma aulinha sobre a fabricação do vinho



Uma pose com a "professora"



A esperada Degustação e a lojinha no fundo.



A segunda vinícola que visitamos foi a Bodega Florio



Como na Domiciano, assistimos a "aulinha" sobre o processo de fabricação, engarrafamento, etc.

Angela aproveitou para fazer uma viagem no tempo, enquanto aguardava a degustação.


Após a degustação, fui xeretar a lojinha, mas não comprei nada.


A Olivícola Laur é a mais antiga e mais premiada da Argentina. Foi criada em 1906 por Dom Francisco Laur, imigrante francês e pioneiro no cultivo de azeitonas e produção de óleo no departamento de Maipú em Mendoza. (https://comerdormirviajar.blog.br/olivicola-laur-acetaia-millan-maipu-mendoza-argentina/)



Em 2029 a Acetaia Millan se tornará a primeira empresa a engarrafar aceto balsâmico IGP (Indicação Geográfica Protegida) no hemisfério sul.
Visitamos o Olival, e  aprendemos que as frutas verdes e pretas vem da mesma árvore (as pretas são maduras) e a mesma tem capacidade de produzir cerca de 200 quilos de azeitona por ano, o que justifica o preço alto das garrafas já que são necessários de 8 a 10 quilos de azeitona para produzir um único litro de azeite
A "professora" nos levou ao Museu para mostrar como era feito o processamento das azeitonas.

O Grande momento Degustação chegou. Junto à sala de Degustação, sempre tem a lojinha. 


Não tive a oportunidade de conhecer o grande Malbec de Mendoza, e poderíamos ter ido a  um almoço harmonizado numa das inúmeras vinícolas que oferecem este programa. Seria bem mais caro do que a simples visita, mas acredito que  mais interessante. Tem Vinícolas famosas que oferecem almoços e geralmente é preciso fazer reserva com antecedência. 

Passeando em Mendoza.
O primeiro assentamento espanhol na região foi estabelecido em 2 de março de 1561, quando Pedro de Castillo, fundou a cidade que logo seria a capital da província. Grande parte da edificação colonial foi destruída em 20 de março de 1861 após um intenso terremoto. Durante o dia há vários movimentos sísmicos em Mendoza, mas são imperceptíveis.

A única construção da época que ainda está de pé - ainda que em ruínas - é a Igreja de São Francisco, construída por padres jesuítas entre 1716 e 1731. Ela agora é preservada como Monumento Histórico Nacional.


Plaza Pedro de Castillo - Localizada no setor antigo de Mendoza, destruído pelo terremoto de 1861, essa praça abriga cartazes que recontam diferentes momentos históricos da cidade, como a litografia de um artista argentino, cujo trabalho foi encomendado para a reforma de 1993. A câmara subterrânea, onde se encontram os restos de uma fonte de 1810, e as imensas palmeiras trazidas das Ilhas Canárias e do Brasil são alguns dos destaques do local. Antes do acidente sísmico, o local abrigava a antiga Plaza Mayor, principal praça da cidade.





Museu da Área Fundacional

Sua notável estrutura aloja relíquias da história Mendoza, como as ruínas da câmara municipal ou Cabildo de 1749, a fonte colonial ou as do matadouro de 1877.



A melhor herança das épocas dos temidos terremotos na região, cujo último abalo ocorreu em 1985, são as belas praças do centro da cidade, lugares abertos construídos como refúgio para a população em caso de tremores de terra. As quatro mais importantes praças satélites da zona moderna de Mendoza, cujo centro é a Plaza Independencia, servem também como um refrescante refúgio nos dias de calor. Segue fotos e descrições das 5 praças que mencionei acima.



"Plaza Independencia - É a praça principal da cidade e o centro das outras quatro praças satélites que formam a área central de Mendoza. Suas dimensões, museu e parque infantil, fazem do local um dos mais movimentados durante todo o dia. Projetada pelo francês Balloffet, em 1863, a praça abrange uma área equivalente a quatro quarteirões e reformas lhe deram nova iluminação e um espelho d'água no seu centro. Em seu subsolo, localiza-se o Museu Municipal de Arte Moderna."
Nos finais de semana atrai moradores e turistas à sua Feira de Artesanato.


"O passeio à noite é muito bonito, a iluminação do lugar e o grande brasão da Cidade de Mendoza, todo feito de luzes, merecem atenção especial."

"Plaza San Martín - Está localizada em pleno centro financeiro de Mendoza. O destaque é a réplica da estátua de San Martín, principal personagem histórico do país, cujo original se encontra na praça de mesmo nome, em Buenos Aires. O libertador é representado com o braço direito erguido em direção ao caminho que o exército percorreu durante o período anterior à independência da Argentina e do Chile quando  quatro mil homens fizeram a travessia. Era o  Exército dos Andes. Para garantir que suas tropas patriotas não fossem pegas de surpresa, San Martín dividiu-as em seis frentes. Cada uma cruzou a cordilheira por um ponto diferente. San Martin libertou a Argentina, Chile e Peru antecedendo Simon Bolivar na Libertação da América."


A carta que San Martín deixou para sua filha está dividida em 10 Máximas gravadas no chão da praça. Aqui estão 3 delas.




"Plaza Chile - Localizada no lado oposto à praça San Martin,  é uma homenagem ao apoio que o país vizinho prestou à população local, após o terremoto de 1861."



Fonte e símbolos união Argentina e Chile



No centro, uma escultura de O'Higgins e San Martin  representa as relações de amizade entre o Chile e a Argentina.


O exército de Bernardo O’Higgins foi dizimado pelas tropas fiéis à coroa e muitos, inclusive O’Higgins, atravessaram os Andes em busca de refúgio em terras argentinas. E aliaram-se a San Martín.
Apesar do sol batendo contra, valeu fotografar este lindo chorão na Praça Chile. 


"Plaza Itália - Os mendocinos gostam mesmo de homenagear outras nacionalidades. Seu nome é uma referência aos imigrantes italianos que começaram a chegar na cidade, no século 19. As esculturas e a fonte central com mais de mil peças de cerâmica são os destaques artísticos dessa praça que serve como abrigo, anualmente, para a Festa in Piazza, evento que conta com barracas de comida típica italiana e apresentações folclóricas."





A Loba, Rômulo e Remo


"Plaza España - Essa é uma das mais belas praças da cidade e faz parte das mudanças incorporadas na reforma de 1863 que deram origem à Ciudad Nueva de Mendoza. Por um breve momento, o visitante tem a impressão de ter desembarcado em algumas das coloridas praças de cidades espanholas como Sevilha e Barcelona. Seu pátio andaluz e os azulejos que revestem a fonte central e os bancos são seus principais atrativos."

A praça se encontra em restauração, cercada por tapumes e infelizmente não a visitamos. 
Informações sobre a praça  https://viagem.uol.com.br/guia/cidade/mendoza_parques.jhtm

Parque San Martin -

"Desenhado em 1896 pelo arquiteto Carlos Thays, renomado paisagista francês designado para projetar o parque, conjugou a tradição inglesa e a francesa, próprias da jardinagem do século XIX. Esta obra-mestra é uma metáfora do oásis sonhado pelos fundadores de Mendoza."
Passando pelo imponente portão de ferro, acesse uma das mais belas regiões da cidade. A área, de 400 hectares, abriga várias praças, lagos, chafariz, parques infantis e espaços para piqueniques e churrascos. Além do zoológico, há o Museu de Ciências Naturais e Antropológicas, o anfiteatro onde acontece a Festa da Vendímia, o Estádio Provincial Malvinas Argentina, a Universidade Nacional de Cuyo e até um clube de golfe! e o grande Monumento a San Martin no Cerro de La Gloria."

Os Portões  - "Para de dar um acesso importante ao imponente parque, seguindo o modelo dos jardins e parques europeus, o governo incorporou estes monumentais portões. Foram adquiridos da fundição “Walter Mcfarlaine & Co.”, de Saracen, em Glasgow, na Escócia, durante o governo de Emilio Civit. Foram encomendados nos primeiros anos do século XX pelo Sultão Vermelho da Turquia a uma fundição escocesa. Após sua destituição, os majestosos portões ficaram sem dono e foram comprados, em 1907, pelo Governo de Mendoza para emoldurar o acesso ao Parque San Martín. (Av. Emilio Civit e Boulogne Sur Mer)."




Os Cavalos de Marly - São 2 esculturas, uma de frente para a outra - o cavalo selvagem e o domador -réplica das esculturas que tem as originais no Museu do Louvre e réplicas na Place de la Concorde em Paris.


(Foto capturada na Net)
Fonte dos Continentes
Inspirada no conjunto escultórico do francês Jean B. Carpeaux (“Os Quatro Continentes”) O tema principal é a representação dos continentes: América, Ásia, Europa e África. Deixa de lado a Oceania que até pouco tempo atrás era considerada parte do continente asiático. Réplica da fonte do Jardim de Luxemburgo.


No Cerro Glória deparamos com o imponente Monumento ao Exercito de Los Andes.


"Monumento ao Exército de Los Andes, obra do escultor uruguaio Juan M. Ferrari, inaugurada em 12 de fevereiro de 1914. Trata-se de uma homenagem ao Gal San Martín e ao Exército de Los Andes. A esplanada do cerro serve, ao mesmo tempo, como uma esplêndida platéia para observar a cidade, de dia e de noite, em toda sua extensão. Sobre uma base de pedra ergue-se a estátua eqüestre do General José de San Martín, que com os braços cruzados sobre o peito olha para o infinito. Atrás aparece um grupo de granadeiros a cavalo, seis de cada lado, simbolizando a partida do Exército (cavalos erguidos) e a chegada (cavalos cansados). São seis de cada lado porque foram seis os passos que o Exército precisou para atravessar a Cordilheira dos Andes. Em volta do pedestal há três frisos que representam as principais cenas da preparação da travessia da Cordilheira. No lado Leste fica a figura de Fray Luis Beltrán, destacado por seu posto de Chefe e organizador da artilharia do Exército de Los Andes; no lado Sul se observam as figuras do povo: as damas doando suas jóias e pertences de valor, e os mais humildes colaborando com vários elementos; o lado Oeste representa a partida do batalhão até o Chile, sobressaindo a figura do tropeiro Sosa. Na parte superior, está simbolizada a Liberdade, com correntes partidas em suas mãos; ao redor levanta-se um grupo de granadeiros a cavalo, em posição de ataque; um pouco mais abaixo, pode-se ver um condor se preparando para voar. Na parede Leste está inserido o escudo argentino, enquanto que na Oeste estão os escudos chilenos e peruanos, países que o militar argentino também libertou. O escudo argentino tem parte de seus lauréis incompletos, simbolizando que San Martín não completou sua campanha, que era formar uma só nação com todo o continente Sul Americano. San Martín teve que abandonar sua campanha no Peru por motivo de saúde.(http://elportaldemendoza.com/pt-br/blog/o-parque-general-san-martin/)"


No Cerro Gloria a espetacular vista da Cordilheira dos Andes.


Teatro Grego Frank Romero Day

"Criado em 1940 pelo arquiteto Daniel Ramos Correa. Desde 1963 o Teatro grego Frank Romero Day serve de cenário para a culminação dos festejos da vindima. O recinto permite abrigar espectadores que, comodamente sentados, participam do espetáculo de luz e som onde é eleita a Rainha Nacional da Vindima de cada ano. Esta capacidade se triplica facilmente com o público que assiste a Festa desde o morro.
O local escolhido para a construção do teatro grego, “já estava feito pela natureza, era o lugar ideal e somente restavam poucas obras para o homem fazer”. O teatro grego é único na Argentina. Tem 120 metros de boca de cena e a proteção de 2 km de cerros. A ampla plataforma que cumpre a função de cenário é semelhante a uma grande bandeja, e está separada das grades por uma fonte d’água. Tem uma capacidade para 22.500 espectadores sentados.
Os morros circundantes foram batizados como: Cabernet, Pinot, Semillón e Vinagre." (http://elportaldemendoza.com/pt-br/blog/o-parque-general-san-martin/


Bairro Cívico

Casa de Governo da Província de Mendoza 
Motoristas e guias do city tour


Memorial da Bandeira - No subsolo há 3 salas do Memorial


Homenagem ao vinho


Parque e Chafariz


As Ruas de Mendoza

É difícil não não se encantar com as ruas e avenidas de Mendoza. São largas, totalmente arborizadas e completamente verdes graças às tradicionais “acequias” (valetas a céu aberto) que são abastecidas pela água vinda dos rios que descem da Cordilheira. De forma programada, esta água vai sendo liberada para sustentar a umidade que garante a manutenção do verde das ruas e das praças. Em Mendoza quase não chove. Da primavera até o verão as árvores se encontram formando um corredor verde e amenizando o calor. No inverno, caem as folhas e o sol que filtra pelos galhos diminui o frio intenso. 



Veja as acéquias - os canais


Comidinhas de Mendoza

Restaurante Ceibo




Sorrentinos de salmão com camarão, cereja, manjericão e cebolinha.


Milanesas
Bife a milanesa enoooorme com batata frita e salada.


Mercado Central
Eurípedes com Dinah, Neusa, Neusa Silveira, Adey e Terezinha.


Parrillada- Como as carnes não são furadas pelos espetos e mantidas integras sobre as grelhas, o sangue não escorre e fica conservado no interior das peças, agregando um outro paladar as carnes. O resultado final obtido pela utilização da parrilla é uma carne mais macia e suave com gosto de grelhado. Uma das características principal é o fato da carne ficar com menos gordura, pois se na churrasqueira tradicional a carne é banhada na própria gordura, na parrilla a gordura escorre pelas laterais onde ficar armazenada, tornando a carne mais saudável. A inclinação das canaletas faz com que a gordura não seja acumulada, fritando a carne.


Esta parrillada era composta por carne de frango, de boi, de porco,  linguiça, tripas, e a morcilla, uma linguiça à base de sangue (a mais escura), que no Brasil chamamos de chouriço. É muiiiiita comida.
E ainda é acompanhada de salada e batatas fritas.


A sorveteria Famiglia Perin tem 65 anos de tradição e qualidade. Os sorvetes são artesanais e deliciosos e há uma grande variedade de sabores, como doce de leite, frutas da estação e frutas vermelhas.Uma casquinha pequena vem com 2 bolas e recebe o nome de.... acho que cucurucho.


Show Folclórico com jantar


Entrada - Empanadas e o vinho escolhido.


Jantar - Carne assada e batatas.


Sobremesa


O ambiente


O Show - Dança folclórica, Tango, Músicos e 2 cantores.


No dia seguinte, fizemos a travessia da Cordilheira na Rota Mendoza a Santiago, que mostrarei no próximo post.

Veja meu post sobre a Travessia da Cordilheira Cordilheira dos Andes
Veja meu post sobre Santiago: Santiago do Chile

2 comentários:

  1. Como sempre aprendi muito com sua viagem e me diverti! Quero sorrentino de salmão e aquelas uvas negras dulcíssimas! Volta lá com a gente? ����
    As fotos estão lindas! Alcyone

    ResponderExcluir
  2. Obrigada querida. Vou providenciar um Sorrentino prá nós
    Delma

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Obrigada.