"Não importa para onde vamos ou de onde voltamos. O que importa são as experiências únicas e os cenários surpreendentes com que nos deparamos. Viajamos em busca do que a vida pode nos revelar, num verdadeiro banquete de sabores, cores e sons."
E confesso: não tem graça nenhuma viajar e não contar para alguém, mostrar as fotos, compartilhar....
Voltar para casa também é uma experiência maravilhosa que só podemos sentir quando viajamos.


Várias fotos que ilustram as postagens são retiradas da Net.

Itália - Brindisi, Alberobello, Ostuni,

Outubro/Novembro 2017

No dia 29 de Outubro embarcamos no Navio MSC Música para um Cruzeiro de um semana pela Itália, Ilhas Gregas e Montenegro. Embarque no dia 29/10  e Desembarque  no dia 5/11 em Veneza. 


Nosso primeiro desembarque foi em Brindisi, ainda na Itália.  Assim que descemos no Porto, procuramos um taxi, porque queríamos conhecer Alberobello. Éramos 12 pessoas, nos dividimos em 2 taxis. 

Alberobello


Alberobello é uma comuna italiana da região da Puglia e fica a 80 km de Brindisi.


É conhecida pelo seu conjunto de trulli, construções de telhado cônico características daquela região.




É Patrimônio da Humanidade pela UNESCO


Oficina de Miniaturas de Trulli.

Saimos de Alberobello de volta a Brindisi em torno de 17 h . O motorista do taxi nos convenceu a dar uma passadinha em Ostuni conhecida como a Cidade Branca. Um detalhe, quando chegamos lá, em torno de 17h e 40m estava escuro e foi frustrante, porque o Centro Histórico não é branco e ainda havia o risco de perdermos o navio. 

Ostuni

https://italiaparabrasileiros.com/ostuni-o-que-ver-na-cidade-branca-do-salento/

"O centro histórico de Ostuni, sobre uma colina a 220m acima do nível do mar, já é avistado da estrada. A cidade é  imponente e muito branca, porque tudo por lá está sempre recebendo uma nova demão de cal."


Palazzo Municipale - Câmara Municipal



Na Europa, são comuns estas Colunas e são chamadas de Coluna de Santíssima Trindade. Não sei se esta de Ostuni é assim denominada.



" Todo seu centro forma um labirinto de ruelas, pracinhas, escadarias e lindas construções, que só pode ser percorrido a pé."


A cidade possui um dos mais interessantes centros históricos de traçado medieval do sul da Itália. (http://manualdoturista.com.br/ostuni/)

Após a visita relâmpago ainda tínhamos mais de 30 km até Brindisi. Confesso que tive um pouco de medo, porque o taxista correu muuuuuito. 

Brindisi

"Era a porta do Oriente do Império Romano. E ainda hoje Brindisi é um dos principais portos que liga Itália à Albânia e à Grécia. Olhando para a bota que é o mapa de Itália, Brindisi fica no calcanhar. E foi essa localização estratégica a dar-lhe relevância."


Chegando em Brindisi avistamos o Monumento ao Marinheiro construído em 1933, durante a época Fascista por ordem de Mussolini, para homenagear os cerca de 6000 marinheiros mortos na Primeira Guerra Mundial.


Praça Duomo



Catedral de Brindisi ou Basílica de São João Batista.


"Dentro da Catedral, há os poucos fragmentos do piso de mosaico de 1178, a pia batismal do século XVI e muitas valiosas pinturas de várias épocas, dispostas em diferentes capelas, a sacristia, e os altares. Há também uma capela dedicada às relíquias de São Teodoro, padroeiro da cidade, juntamente com São Lourenço."


Pórtico dos Cavaleiros Templários, (ou não)  hoje entrada para o Museu Arqueológico


Pórtico e a Coluna que marca o final da Via Appia (600 km até Roma)


Aqui, pegamos um ônibus até o Porto ainda a tempo do embarque. 


Eram 19h e 21m. O navio partiu às 19h e 30m. 

Fontes: https://italiaparabrasileiros.com/dicas-de-brindisi/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Obrigada.