"Não importa para onde vamos ou de onde voltamos. O que importa são as experiências únicas e os cenários surpreendentes com que nos deparamos. Viajamos em busca do que a vida pode nos revelar, num verdadeiro banquete de sabores, cores e sons."
E confesso: não tem graça nenhuma viajar e não contar para alguém, mostrar as fotos, compartilhar....
Voltar para casa também é uma experiência maravilhosa que só podemos sentir quando viajamos.


Várias fotos que ilustram as postagens são retiradas da Net.

Bratislava - Eslováquia

Outubro 2017

Após a Primeira Guerra Mundial e a dissolução da Áustria-Hungria, os eslovacos e checos estabeleceram a Checoslováquia. Uma República Eslovaca independente (1939-1945) existiu na Segunda Guerra Mundial como um Estado fantoche da Alemanha nazista. Em 1945, a Checoslováquia foi restabelecida sob um regime socialista satélite da União Soviética. A Eslováquia tornou-se plenamente independente em 1 de janeiro 1993, após a dissolução pacífica da Checoslováquia. O país é uma economia avançada de alta renda. A Eslováquia é uma república e uma democracia parlamentarista com um sistema multipartidário. Sua capital é Bratislava.

https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=24883875

Bratislava é cortada pelo rio Danúbio Com 427 mil habitantes, é a maior cidade do país. Sede da presidência, do parlamento e do governo eslovacos, Bratislava conta ainda com universidades, museus, teatros e toda infraestrutura comum às grandes cidades no que tange a vida política, cultural e social do ocidente

A Praça Principal de Bratislava


À direita está a "Fonte de Roland, que consiste em um tanque com uma coluna de 10,5 metros de altura coberta por uma estátua de um cavaleiro em armadura, que representa o cavaleiro Roland, um lendário defensor dos direitos da cidade. Outros consideram que essa é uma estátua de Maximilian II.
Até hoje, uma lenda ainda se liga à fonte. O cavaleiro normalmente está com o rosto virado para a prefeitura. No entanto, uma vez por ano, a meia-noite do Ano Novo, ele se vira e se inclina na direção da antiga câmara municipal, honrando os doze conselheiros que no passado deram suas vidas para salvar a cidade. Ele também ganhou vida na Sexta-feira Santa. Nesta ocasião, ele se move em plena luz do dia de seu pedestal e acena sua espada, Durandal, nas quatro direções, para mostrar à cidade que ainda goza de sua proteção. No entanto, diz-se que, quando o faz, pode ser visto apenas por um cidadão nascido e criado de Bratislava, um com um coração puro que nunca prejudicou ninguém." (www.visitbratislava.com/places/maximilians-fountain-rollands-fountain/)




Na praça um soldado apoiado num banco da praça de uniforme, que o identifica como pertencente ao exército de Napoleão. O imperador francês realmente esteve em Bratislava em 1805, para assinar um tratado que rendeu à França a anexação de diversos territórios após a batalha de Austerlitz.


Aqui o Restaurante Vichy, onde almoçamos. 


"Estátua de Schöne Nazi, que teria vivido em Bratislava no início do século 20. Doente mental, ele se vestia sempre com trajes velhos, mas elegantes, e saudava os passantes com seu chapéu - o que originou a pose em que foi imortalizado."


A Estátua mais famosa é Cumil, o operário, ele sai de dentro de um bueiro, sob uma placa que diz 'man at work' (homem trabalhando).




Catedral de São Martinho a maior e uma das mais antigas igrejas em Bratislava, esta catedral gótica foi palco de coroações de reis húngaros entre 1563 e 1830 e onde estão enterrados alguns deles. No topo da torre da igreja ao invés de ter uma cruz, como é normal nas igrejas, encontra-se desde 1847 uma réplica da coroa do rei da Hungria S. Stéfano assentada sobre um travesseiro. A coroa pesa 300 kg, tem 1 metro de diâmetro e foram usados 8 kg de ouro para recobrir a coroa e o travesseiro, que recordam às 19 coroações celebradas na catedral.


Estátua no interior da Catedral


Bem ao fundo o portão de Miguel, uma torre de 51 metros com o teto verde, que é um dos prédios mais antigos da cidade, construído no século 14, como um dos quatro portões para entrar em Bratislava. Na torre hoje funciona o Museu das Armas.

                                                 https://www.360meridianos.com/2016/04/o-que-fazer-em-bratislava-eslovaquia.html

O portão é o limite do Centro Histórico. Nada a ver além dele. Então a visita se restringe a poucas quadras, porém sem um mapa e orientação acabamos restringindo nossa visita, deixando de ver coisas interessantes como a  outra praça onde está o Teatro Nacional e o Palácio que abriga a Filarmônica..




A nossa permanência em Bratislava foi bem rápida, e não tivemos guia local. Nossa  guia da viagem apontou os monumentos, explicou onde ficava a praça, marcou o local de reencontro para irmos rumo a  Budapeste e nos deixou para andarmos ali pelo centro.


Sem informações precisas sobre a cidade, caminhamos um pouco e fomos para o local marcado para o grupo se reencontrar. Portanto, passei em Bratislava, mas não posso dizer que a conheci.



Lá no alto, avista se o Castelo de Bratislava, construção de 1950, sem muitos atrativos.


Ao fundo o Rio Danúbio, pelo qual pode se chegar de barco em Viena.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Obrigada.