"Não importa para onde vamos ou de onde voltamos. O que importa são as experiências únicas e os cenários surpreendentes com que nos deparamos. Viajamos em busca do que a vida pode nos revelar, num verdadeiro banquete de sabores, cores e sons."
E confesso: não tem graça nenhuma viajar e não contar para alguém, mostrar as fotos, compartilhar....
Voltar para casa também é uma experiência maravilhosa que só podemos sentir quando viajamos.


Várias fotos que ilustram as postagens são retiradas da Net.

Curitiba - Paraná - City tour

8 a 12 de dezembro de 2016

City tour Noturno
No dia em que chegamos a Curitiba, olhando aqueles anúncios de passeios na recepção do Hotel, um deles nos chamou a atenção.   Um city tour noturno oferecido por uma Agência local, a Julytour,  que prometia visita aos pontos turísticos iluminados, terminando com um Jantar no Madalosso em Santa Felicidade.


Nossa primeira visita foi ao lindo e imperdível Jardim Botânico, que não vimos iluminado porque estávamos  no Horário de Verão. O guia até tentou "enrolar" um pouquinho para  vermos a estufa iluminada mas não deu.


"A estufa abriga plantas características da floresta atlântica do Brasil. Sua arquitetura, em estrutura metálica e estilo art-noveau, foi inspirada em um palácio de cristal que existiu em Londres, no século 19. "(http://www.curitiba-parana.net/parques/jardim-botanico.htm). O Jardim está passando por reformas, e a Estufa, com vários vidros quebrados, também será reformada.
  

Bem iluminada e muito bonita a Mesquita Imam Ali ibn Abi Talib – ou Mesquita de Curitiba.
 "Há algumas recomendações como a entrada sem calçados e o uso do véu no caso das mulheres. A Mesquita de Curitiba disponibiliza o véu caso o visitante não possua. Um dos destaques é que o local concilia o ambiente entre os frequentadores das vertentes sunita e xiita." (http://www.centrohistoricodecuritiba.com.br/mesquita-de-curitiba-mesquita-imam-ali-ibn-abi-talib/)
Estava previsto uma visita ao Centro Histórico, mas haveria uma apresentação natalina no Paço da Liberdade que interditou todo o centro e o guia ficou dando voltas para justificar o tempo do city tour e em nenhum momento ele admitiu que o horário de verão iria interferir na visita ao Jardim Botânico
e que as apresentações natalinas impediriam a visita a grande maioria das atrações previstas no passeio.

Revisitamos o Museu Oscar Niemeyer, só externamente, pois fecha às 18 horas e passamos pelo Centro Cívico onde estão localizados os principais prédios governamentais.


Parque Tanguá e seu Mirante para o Rio Barigui e a cidade.

Finalmente, depois de muita embromação o guia resolveu seguir para o Bairro Santa Felicidade.

A primeira parada foi numa casa de Chocolates, depois fomos conduzidos para a Adega Durigan onde haveria degustação de queijos e vinhos.



Chegamos tarde e a degustação dos queijos já havia se encerrado e dos vinhos experimentados eu destaco  o Frisante Durigan.


A Adega vale uma visita pela "decoração" confusa e bem amontoada.

Finalmente o melhor da noite. O Jantar no Velho Madalosso. Imperdível. Funciona há  53 anos. Rodizio de massas com acompanhamento de carne. O Conchiglione recheado de figo fresco é sensacional. Vale a pena dar uma olhada no Cardápio.
O guia que nos conduziu a este passeio era um "chutador" e nos fez rir muito com suas incríveis histórias. Uma delas foi sobre os taxis de Curitiba. Ele nos disse que os taxis de Curitiba tem a cor laranja graças ao caqui, que segundo ele, é uma fruta muito cultivada na região. Essa foi forte e não sei onde ele foi buscar esta história, visto que o Paraná não tem nenhuma tradição na cultura do caqui.

City tour Diurno



A Ópera de Arame foi construída em estrutura tubular e teto de policarbonato transparente. O projeto é do arquiteto Domingos Bongestabs. Tem capacidade para 2.400 espectadores e um palco de 400m² destinado a apresentações artísticas e culturais.

Memorial Ucraniano

 
O Memorial Ucraniano fica no Parque Tingui.


 Memorial Ucraniano - A Réplica da Igreja e o Camánário


"O museu remete à ciência e à paciência das bordadeiras, dos ceramistas e dos entalhadores do antigo Principado de Kiev, coração da atual Ucrânia independente. Fala da ritualística dos ovos de Páscoa, talismãs de saudação à primavera, proteção contra o fogo e os raios, promessas de colheita e de esperança nas filigramas marcadas, com cera de abelha, nos primeiros ovos da galinha.
Cristo, Santa Olga e São Valdomiro reforçam sua eternidade nos ícones e nas cruzes que lembram uma arte legada como herança de pai para filho, repetindo técnicas artesanais que remontam à influência bizantina. " (http://www.ucraniano.com.br/memorial.html)


"Pêssankas que se pintam de arco-íris, nas nuances conseguidas em alquimias seculares, com água de neve derretida e folhas, cascas e raízes."
 
"Oito famílias de ucranianos chegaram ao Paraná em 1891, fixando-se na Colônia Santa Bárbara, entre Palmeira e Ponta Grossa,mas foi só a partir de 1895 que as grandes levas de imigrantes fixaram-se nos arredores de Curitiba e, mais tarde, em Prudentópolis e Marechal Mallet."(http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/espacos-culturais/memorial-ucraniano/)



"Um memorial que é uma réplica do existente na capital da Ucrânia e lembra o Genocídio de 1932, conhecido justamente como Holodomor, ou extermínio pela fome. Em sua inauguração esteve presente, Vasyl Vovkun, Ministro da Cultura da Ucrânia."

 Numa casa típica da arquitetura ucraniana funciona a loja de souvenirs, onde são vendidos produtos artesanais.


Palácio Avenida - Edifício Histórico de Curitiba de 1929. Desde 1991, é tradicionalmente realizado nas janelas do Palácio Avenida um espetáculo natalino com coral de crianças e músicas típicas.


A Inesquecível Viagem de Natal foi o tema do Espetáculo de Natal do Teatro Avenida de 2016.
"Imaginação que nos permite sonhar" foi a frase inicial do Espetáculo. “A Banda”, de Chico Buarque,  “Andar com Fé”, de Gilberto Gil,o frevo nordestino, as clássicas “Jingle Bells” e “Vem Chegando o Natal”, foram algumas das músicas que faziam ´parte da belíssima apresentação.


Rua XV de Novembro, Rua das Flores ou Calçadão  com suas lojas, restaurantes, lanchonetes, escritórios, agências bancárias, bancas de revista e até a Boca Maldita, atrás de nós, que é ponto de encontro de Jornalistas, esportistas, políticos, aposentados e artistas. Eles são chamados de Cavaleiros da Boca Maldita de Curitiba. Se reunem para discutir, criticar e comentar  sobre determinados assuntos, o local expressa às vontades e indignações populares e tem como  Lema. “ Nada vejo, nada ouço, nada falo”.
Largo da Ordem

  

No Largo da Ordem  fica o Bar do Alemão e onde fizemos uma pausa para o almoço. O prato escolhido foi  o Eisben  (Joelho de porco)

Na Praça Garibaldi, a Fonte da Memória e   a Igreja do Rosário, de 1946 em estilo barroco


Igreja Presbiteriana Independente


Relógio das Flores e Sociedade  Garibaldi


Praça Osório - feira de Natal


Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz (1893), estilo neogótico.


 Esta Araucária da Praça Tiradentes é uma das  árvores da Praça imunes ao corte. Ela pode chegar aos 30 metros de altura.


Esta ´passarela de vidro permite que se veja o antigo calçamento da Praça Tiradentes


Paço da Liberdade - administrado pelo SESC - Edifício de 1916 com detalhes neoclássicos e desenhos art-nouveau. A construção é em alvenaria de tijolos com base em blocos de concreto e cantaria.
Paris é aqui.....



Praça Santos Andrade - Prédio Central da Universidade Federal do Paraná, a primeira Universidade do Brasil. Monumento arquitetônico em estilo neo-clássico, tombado pelo patrimônio Histórico e Artístico do Paraná.

Praça Santos Andrade -Lala Schneider- dama do teatro paranaense



Praça Santos Andrade - Teatro Guaíra.

Para quem vai visitar Curitiba pela primeira vez, vale a pena fazer um tour através da Linha Turismo que é uma linha de ônibus especial, que circula nos principais pontos turísticos de Curitiba. Com ela, é possível conhecer os parques, praças e atrações da cidade.
A Linha circula a cada 30 minutos, percorrendo aproximadamente 44 km em cerca de 2 horas e meia. O roteiro começa na Praça Tiradentes mas é possível iniciar o trajeto em qualquer um dos pontos. Para embarcar você compra uma cartela com 5 tíquetes e tem direito a um embarque e 4 reembarques. Os veículos são equipados com sistema de som para fornecer informações gravadas sobre os locais visitados em três idiomas - português, inglês e espanhol. Veja mais Linha Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Obrigada.