"Não importa para onde vamos ou de onde voltamos. O que importa são as experiências únicas e os cenários surpreendentes com que nos deparamos. Viajamos em busca do que a vida pode nos revelar, num verdadeiro banquete de sabores, cores e sons."
E confesso: não tem graça nenhuma viajar e não contar para alguém, mostrar as fotos, compartilhar....
Voltar para casa também é uma experiência maravilhosa que só podemos sentir quando viajamos.


Várias fotos que ilustram as postagens são retiradas da Net.

Cidade do Panamá

14 de maio 2016
De Cartagena, fomos para a Cidade do Panamá, capital da  República do Panamá, que possui uma população de cerca de 3 milhões e meio de habitantes, tem como língua oficial o Espanhol . Sua moeda é o Balboa panamenho e o dólar americano.

 

“… se o mundo tivesse que eleger uma cidade para sua capital, o istmo do Panamá, seria nomeado para esse augusto destino, colocado como está no centro do globo, olhando de um lado a Asia e do outro a Africa e a Europa.”
Simón Bolívar, 1824
 
 
O Panamá pertencia à Colômbia  e tornou-se independente em 1903 com o apoio dos Estados Unidos com quem firmou o Tratado Hay-Bunau-Varilla,  concedendo aos Estados Unidos o uso, controle e ocupação perpétua da Zona do Canal.  Jimmy Carter conduziu a novo acordo, firmado em setembro de 1977, pelo qual foi determinada a cessão gradual ao Panamá dos direitos estadunidenses sobre o canal e sua Zona, ate o ano 2000.  A partir de então a Cidade do Panamá se desenvolveu tanto, que em 16 anos já é conhecida como a Dubai das Américas.

 
Ficamos hospedados no Windham Garden Panamá City, que ficou a desejar. Não recomendo.

 
Para conhecermos a Cidade do Panamá contratamos os serviços do excelente guia Mauricio Duarte, brasileiro, que além do transfer Aeroporto-Hotel-Aeroporto fez um city tour de um pouco mais de 6 horas. Seu telefone (507- 6860-0699) mauricio.duarte@conexãopanama.com  e CONEXÃO PANAMÁ no Facebook. (250 dólares)
 
 
 
Panamá Viejo, a área mais antiga da região, que preserva construções feitas em  pedras. Foi habitada
índios, escravos e espanhóis. Após vários incêndios e invasões piratas, os próprios moradores a destruíram e construíram a cidade em outro local, hoje o Casco Antiguo.
 

Memorial dos 150 anos da Presença Chinesa no Panamá e de onde se tem uma vista para a Ponte das Américas .

 
 
A Ponte das Américas faz parte da Rodovia Panamericana. Portanto, desde a abertura do Canal do Panamá em 1914, a Ponte das Américas foi a única ligação física entre a América do Sul e a América do Norte.
 
Fomos depois visitar o Casco Antigo que traz muita história consigo, além de uma certa dose de charme.
 



 Suas ruelas estão sendo recuperadas e o Governo tem um grande projeto de isenção de impostos e financiamento à juros baixos para pessoas e empresários que queiram reformar os casarões do século XVIII conservando as fachadas.


Toda essa política de conservação vem transformando o Casco no point cultural e gastronômico da cidade.



Catedral Metropolitana, com suas duas torres brancas e sua frente de pedra, formando um belo contraste.
 



Tudo muito bem cuidado, com muitas edificações em restauração..


 
Saindo do Casco Antiguo, fomos para Amador Causeway , um caminho que leva a 3 pequenas ilhas, feitas com o material retirado das escavações do Canal do Panamá.
 
 
O Biomuseo  projetado por Frank Gehry - fica no Causeway
 

Almoçamos no final do  Amador Causeway , perto do Duty Free, neste restaurante que fica de frente para a  Marina


A comida estava ótima, porém cara.


Da varanda do Restaurante tem a vista para a Marina
 

 
Edifícios "ostentação" de gosto duvidoso não faltam na cidade, como o parafuso e este Trump Ocean Club  de Donald Trump, uma construção em forma de vela com 244 metros de altura.


Centro de visitantes da Eclusa de Miraflores. Estava chovendo e como já havíamos visitado a Eclusa de Gatun, não entramos.

 
Multiplaza, o shopping mais luxuoso e que possui as grifes mais famosas..
As pessoas que visitam o Panamá tem um ilusão de que irão fazer compras com preços tão competitivos como em Miami. Na cidade do Panamá tem vários Shoppings, enormes, mas com preços iguais a todos os Shoppings: Caro. Não confundir com a Zona Livre de ´Colón, que tem bons preços, mas para quem está com tempo e disposição para procurar .
 
 
A Cinta Costera, ao longo da  avenida Balboa e Baía do Panamá. Se estende por  7 quilômetros. Criada em 2003 é uma zona de impacto comercial, financeiro e turístico.
 .
 
O Panamá tem um lindo e rico artesanato como estes vasos todos tecidos e moldados em linha.
 
A Cidade do Panamá é muito quente. A população conta com praias no Atlântico - Caribe - e Pacífico. E para fugir do calor há as montanhas.

3 comentários:

  1. Linda viagem! Como sempre perfeita as suas explicações!

    ResponderExcluir
  2. Delma, como sempre arrasando com suas dicas, seu blog é sensacional, a-do-ro! Beijos

    Cleide

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Cida e Cleide
    É um prazer tê-las por aqui.
    Bjs
    Delma

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Obrigada.