"Não importa para onde vamos ou de onde voltamos. O que importa são as experiências únicas e os cenários surpreendentes com que nos deparamos. Viajamos em busca do que a vida pode nos revelar, num verdadeiro banquete de sabores, cores e sons."
E confesso: não tem graça nenhuma viajar e não contar para alguém, mostrar as fotos, compartilhar....
Voltar para casa também é uma experiência maravilhosa que só podemos sentir quando viajamos.


Várias fotos que ilustram as postagens são retiradas da Net.

Dubai 1 - Novembro 2015



Dubai 1 - Novembro 2015
Chegamos a Dubai no dia 10 de novembro de 2015,  num vôo da Turkish Airlines, a partir de Paris, com conexão em Istambul. Muito desconfortável. Não recomendo. Dizem que nada melhor que o vôo da Emirates.
 
Dubai deveria ser  um sinônimo da palavra "Superlativo" 


As palavras "o primeiro, o mais alto, o mais profundo, o mais caro, o mais luxuoso, o mais excêntrico" poderiam ter sido criadas para descrever esta cidade. Aonde mais você poderia encontrar um hotel de sete estrelas, uma série de  ilhas artificiais construídas pelo homem ou escalar o edifício mais alto do mundo? É importante informar que não se consegue avistar aquelas famosas palmeiras. Apenas por helicóptero.

Dubai é a maior cidade e um dos 7 emirados dos Emirados Árabes Unidos. Está localizada na costa do Golfo Pérsico.

(foto: emaar.com)

Dubai é um deserto de areia e cascalho. A areia é composta principalmente de conchas e corais esmagados. Ao leste da cidade, o sal em crosta de planícies costeiras, conhecido como sabkha, dá lugar a uma linha de dunas. Mais ao leste, as dunas são maiores e vermelhas, graças ao óxido de ferro.
 
(foto google)
                                                                   
Dubai tem sido governado pela dinastia Al Maktoum desde 1833. O atual governante de Dubai, Mohammed bin Rashid Al Maktoum, é também o Primeiro-Ministro e Vice Presidente dos Emirados Árabes Unidos. Dubai nomeia oito membros em períodos de dois mandatos para o Conselho Nacional Federal (FNC), o corpo legislativo federal supremo do país.

Não há cobrança de impostos da população. Mas  existem taxas cobradas dos turistas e moradores  pelos variados  serviços. Educação e Saúde são pagas.

Em Dubai fomos "guiados" pela Splendid Travel, que nos assistiu desde o Receptivo no Aeroporto até o check in da saída. Ali e  Luis - o guia que fala português - telefone 00 971 526188589,  são muito educados e eficientes. Super recomendo.

A moeda dos Emirados Árabes Unidos é o Dirham  (aed) . Quando estivemos lá, o câmbio de 1 dólar estava em 3,67 aed. Semelhante ao nosso Real, que pós desvalorização fica aquém do AED.

Ficamos hospedados no Hotel Grand Excelsior, a 10 minutos (a pé) do Shopping Emirates
.

O Hotel tem o formato de um navio. Desta foto dá para observar o Hotel atrás de mim.

 
Pela foto dá para ter uma idéia do exagero do dourado e da ostentação que caracteriza Dubai.
 
 
A recepção também prima pelo exagero e falta de bom gosto. As duas faixas verdes que pendem do teto conduzem água que escoam nas duas "fontes" laterais. As poltronas e cadeiras são extremamente baixas. O hotel é muito frequentado por indianos, que são maioria entre a população de Dubai.


Pretendiamos conhecer o Miracle Garden, um jardim com 50 milhões de flores,  porém o mesmo está fechado desde junho devido as altas temperaturas. Suas plantas sobrevivem no deserto graças à irrigação. Estava passando por reformas.

Então,  nossa primeira visita em Dubai, no dia de nossa chegada,  foi ao Butterfly Garden, operado pela mesma empresa que cuida do Miracle Garden, e é dedicado às borboletas.

Este passeio não fazia parte do nosso "pacote". Fizemos por conta própria. Fomos de taxi. Cerca de 100 AED. O ingresso para o parque custa 50 aed por pessoa.

 
Apesar do sol do deserto, as mais de 15 mil borboletas do Dubai Butterfly Garden vivem em um ambiente ricamente floral e com temperatura controlada. Elas pertencem a cerca de  40 espécies diferentes. O espaço tem 2.600 metros quadrados. Do lado de fora fica um enorme jardim de flores em forma de borboleta.
  




Antes de encontrar as borboletas,   entramos em uma sala com diversos quadros compostos com borboletas mortas e conservadas.  Os mais curiosos são aqueles em que fotos dos governantes de Dubai e dos Emirados Árabes Unidos são decoradas pelas borboletas mortas.





 
A lei de Dubai não permite a criação de borboletas, então as pupas são importadas de países do mundo todo, incluindo da África e da América do Sul.
No ciclo de vida desses animais, a pupa se segue ao estágio larval na metamorfose do inseto. Dependendo da espécie de borboleta o estágio de pupa pode durar semanas ou até meses.
O ciclo de vida médio de uma borboleta é de um mês. Algumas vivem apenas por uma semana. Portanto, milhares de pupas precisam ser trazidas todo mês para manter os números do parque.


O Jardim das Borboletas faz a alegria das crianças, dos jovens e dos adultos. Afinal, neste parque não há como não se impressionar com a natureza em pleno deserto do Oriente Médio.


Prepare-se para interagir com elas. Uma vez dentro da “casa” das borboletas: elas irão confraternizar com você. Por isso, estenda as mãos a elas, dê-lhes o braço para que possam descansar e se exibir. Não adianta fugir : quem não fizer a delicadeza de lhes estender a mão, irá abrigá-las de qualquer jeito, nas costas ou na cabeça.
 


Jantar a bordo de um Dhow

Uma opção relaxante de passeio noturno em Dubai a bordo de um dhow,  embarcação tradicional feita de madeira.
 
 
O dhow era utilizado pelo antigos navegantes dos Emirados que percorriam às águas do Golfo de Omã e do Oceano Índico para a pesca, exploração de pérolas e transporte de mercadorias.
 
 
Atualmente estes barcos viraram atrações turísticas, eles enfeitam e iluminam as noites da parte histórica de Dubai.  É lindo ver os diversos dhows deslizando pelo águas com as suas luzes formando um cenário fascinante.
 

 O passeio do Dhow Cruise em Dubai é feito ao longo do Creek, um canal do mar que atravessa e divide os bairros de Deira e Bur Dubai, passando entre os antigos souks, e outros prédios tradicionais que são marcos na história de Dubai. O legal é aproveitar o deck do dhow para obter uma vista melhor.
 
 
Fora as atrações externas, curtimos  um jantar com um cardápio de pratos típicos.
 

O serviço em buffet oferece uma preciosa variedade de pratos, incluindo as sobremesas.

 
Cardápio  das comidas oferecidas no.Buffet.

City Tour
O city tour é bem fraquinho e apressado. Se quiser conhecer mais de Dubai tem que pegar metrô, taxi e ir aos lugares para explorá-los .
Quando me referi ao  Golfo Pérsico, o guia disse: Golfo da Arábia. Fiquei encabulada.  Daí fiquei sabendo que os árabes não dizem Golfo Pérsico, desde 1960, em razão do Nacionalismo. O Irã defende o uso do nome original Golfo Pérsico. As viagens nos proporcionam estas interessantes questões.


1-Umm Suqeim Beach A atração desta praia reservada e tranquila está no seu próprio apelido: a Sunset Beach é o melhor lugar de Dubai para ver o sol cor-de-rosa sumir por trás da “vela” do icônico Burj Al Arab Hotel. A praia não oferece serviços, mas é interessante saber que vc está na costa do Golfo Pérsico.  Vale lembrar que aquele monte de areia avançando mar adentro é mais uma obra de aterro para construir alguma coisa. A areia é retirada do mar, porque a areia do deserto é muito fina. Saiba como são "feitas" estas ilhas clicando aqui Ilhas


2-Burj Al Arab Hotel- é um dos marcos de Dubai. O hotel ganhou uma classificação informal como o único “sete estrelas” do mundo, sendo que nem seis estrelas existem nos padrões hoteleiros.
Foi inaugurado em 1999 e construído no formato de vela de um barco, em cima  de uma pequena ilha artificial montada especialmente para ele.
Burj em árabe significa torre. Ele é o símbolo da opulência que colocou Dubai como fenômeno do turismo de luxo mundial e virou um ícone da transformação urbana e econômica no país inteiro.
Exibe uma arquitetura luxuosíssima, tem até detalhes em ouro na sua decoração interior. Para visita-lo, só com reserva para um de seus restaurantes. Os preços vão de 70 dólares pelo café da manhã a 150 dólares por um jantar por pessoa.
 
 
 3-Sheik Zayed Road - principal avenida de Dubai e seu centro financeiro.
 

 4-Jumeirah é uma área residencial no litoral de Dubai,  que abrange principalmente os pequenos edifícios residenciais.
 
 
Tem simultaneamente imóveis baratos e muito caros, assim como uma variedade de estilos arquitetônicos. 

 
Os árabes que vivem na área de Jumeirah são pescadores, caçadores de pérolas e comerciantes.
 
5-Museu de Dubai
 
 
Hospedado no legendário Al Fahidi Fort, a construção foi feita em 1787 para defender a cidade das invasões de piratas e outras tribos.

 
Alguns ofícios e atividades que eram praticadas pela população.

 
Uma tamareira e seus frutos.
 
 

Os antigos beduínos dos Emirados  eram habitantes do mar. Além de pescadores, eram navegantes e veleiros.
 
6-O passeio de Abra no Creek em Dubai
 
 
É uma travessia feita em pequenos barcos de madeira (Abra) pelos canais (Creek) . Eles carregam 20 pessoas e vão da  parte histórica de Dubai aos Souks de Especiarias, e do Ouro no bairro Deira.
 
7- Visita aos Gold Souk e Spice Souk
O guia nos deu 20 minutos para visitar e comprar em cada Souk. Impossível. Não deu nem prá olhar.

Spice Souk
 

Gold Souk


O maior anel do mundo, designado Najmat Taiba (Estrela de Taiba)  pesa quase 64 quilos de ouro de 21 quilates e  5,1 quilos de pedras preciosas, incluindo 615 cristais  Swarovski.


Nos livros sagrados dos muçulmanos, está escrito: os homens devem presentear as mulheres com ouro. Muito ouro.
“Quando a mulher se  casa ela pede o dote em jóias que  é  uma proteção pra mulher, porque esse é um dinheiro que ela vai guardar pra sempre.

8- Mesquita de Jumeirah


A beleza da sua arquitetura islâmica segue as linhas de um estilo chamado Fatimida.
Uma das poucas mesquitas que oferece tours e informações sobre a religião muçulmana. Ficou para a próxima vez.
 
 
Advinhe que construção é esta?  Estação do Metrô.

Apesar da informação do guia de que para avistar as Ilhas em forma de palmeiras só se for de helicóptero, tem uma forma de chegar até elas. Não se vê o formato da palmeira, mas tem como ver como foi urbanizada.

 
Veja como chegar lá, clicando aqui Palm Jumeirah
ou
Se hospedando no Dubai's Atlantis Resort , que se localiza no extremo da Ilha.