"Não importa para onde vamos ou de onde voltamos. O que importa são as experiências únicas e os cenários surpreendentes com que nos deparamos. Viajamos em busca do que a vida pode nos revelar, num verdadeiro banquete de sabores, cores e sons."
E confesso: não tem graça nenhuma viajar e não contar para alguém, mostrar as fotos, compartilhar....
Voltar para casa também é uma experiência maravilhosa que só podemos sentir quando viajamos.


Várias fotos que ilustram as postagens são retiradas da Net.

Lima - Peru


Lima é a capital e a maior cidade do Peru. Banhada pelo Oceano Pacífico, sua região metropolitana tem quase 9 milhões de habitantes.
 
Ficamos dois dias em Lima, mas acho que indo ao Peru, você pode reservar 3 dias para conhecer e explorar melhor a capital. 
 
Ficamos hospedados no Hotel José Antônio no Bairro de Miraflores.



Miraflores é o destino principal dos turistas na capital peruana. O moderno e badalado bairro é conhecido por seus Hotéis,  shoppings, lojas, ótimos restaurantes, inúmeros cassinos, jardins, parques, praias e até mesmo sítios arqueológicos.

Parque Central de Miraflores  é  o coração do distrito, onde está a Municipalidade de Miraflores, com  cafés, bares, restaurantes, livrarias e grandes lojas.


 
O Parque Kennedy faz parte do parque central de Miraflores. Então é um parque dentro de outro.
Hoje, o Parque Kennedy é um refúgio da agitação do trânsito de Lima.
A Iglesia de la Virgem Milagrosa se localiza bem em frente ao Parque.
 

 
O local costuma ser mais animado nos finais de semana, quando o parque torna-se um ponto de encontro. Um pitoresco mercado de artesanato é montado, no centro do parque, na chamada Rotanda de los Artesanos. E à noite, o pequeno anfiteatro transforma-se em uma pista de dança...



Seguindo em frente você vai chegar ao Mercado Indio. São inúmeras lojas de artesanato com milhares de produtos.
  

 
"Em direção oposta  está o famoso shopping (Larcomar) construído ao ar livre numa encosta de frente para o Pacífico faz de Miraflores "o" lugar para se estar em Lima. Ponto de encontro, o centro comercial, com área de jogos eletrônicos e salas de cinema, reúne locais e turistas interessados em compras ou em um dos vários bares e restaurantes estrategicamente posicionados de cara para o mar. Nos fins de tarde, o lugar também atrai gente atrás daquela vista privilegiada para o pôr do sol."
 

 
"Ao olhar para baixo dali, é impossível não avistar o restaurante La Rosa Náutica, construção ao estilo inglês fincada no fim de um píer que avança pelo oceano. Não é preciso ser dotado de muita imaginação para adivinhar que as estrelas do cardápio vêm do mar, incluindo o onipresente ceviche."   http://oglobo.globo.com/estilo/boa-viagem/um-dia-por-miraflores-ipanema-de-lima-no-peru-2797709#ixzz3EMDmJPjL
 


"Inaugurado em 1993, o Parque do Amor chama a atenção pelos sinuosos bancos decorados com mosaicos coloridos inspirados no Parque Güell, uma das maravilhas arquitetônicas desenhadas por Gaudí para Barcelona. No parque peruano, há ainda a escultura gigante "El beso" ("O beijo"), de Victor Delfin. O monumento confere um toque kitsch ao lugar."
 http://oglobo.globo.com/estilo/boa-viagem/um-dia-por-miraflores-ipanema-de-lima-no-peru-2797709#ixzz3EML98rov


Parque do Amor - Escultura "O Beijo" de  Victor Delfin

Foto http://www.umasenhoraviagem.com

Huaca Pucllana é um dos principais atrativos arqueológicos em Lima e está localizado em Miraflores. Com suas estruturas de adobe e argila, serviu como um importante centro cerimonial e administrativo para a Cultura Lima  que se desenvolveu na costa central do Peru, entre 200 e 700 dC.
Construído a partir de sete plataformas escalonadas, em forma de pirâmide, além de expressar o poder religioso e administrativo, revelavam a capacidade de controlar o uso de todos os recursos naturais de água (água salgada e de água doce) .

Foto http://www.umasenhoraviagem.com

Usando a  "técnica do livro", eles conseguiram fazer com que suas contruções e templos resistissem aos constantes terremotos que aplacavam a região. Os tijolos de barro eram colocados lado a lado como se fossem livros em uma estante, mas sempre deixando um espaço entre eles, o que dava uma certa “flexibilidade” para os tijolos durantes os terremotos. Por não serem tão colados, os tijolos encontravam espaços entre eles e conseguiam se mover conforme as ondas do terremoto sem destruir nenhuma parede sequer.

Apesar de termos apenas "passado" pelo lugar e visto de longe, não poderia deixar de mostrar estes lugares tão interessantes.
 

 
A Huaca Huallamarca, anteriormente chamado Pão de Açúcar, é uma forma de construção pré-hispânica de pirâmide truncada, localizada na área residencial de bairro de San Isidro. Foi abandonada no século III dC e convertido em um cemitério. Foi reconstruída na década de 1950, sem respeitar sua forma original. Hoje, na base da pirâmide há um pequeno museu.
 



 
A verdadeira história do Bosque El Olivar data de 1560, quando Antonio de Rivera trouxe as primeiras plantas de oliveira, de Sevilla, Espanha. Apenas três dessas plantas sobreviveram. Transformou-se numa extensa fazenda de oliva de propriedade do Conde de San Isidro. Hoje, há algo em torno de 1.675 oliveiras nos 57 hectares de olival  transformados em um parque

Queria muito ir conhecer o Museu Larco, mas infelizmente não deu tempo. Se vc quiser saber um pouquinho sobre ele, clique aqui  Museu Larco
 
Praça de Armas
             
A Catedral de Lima, em estilo barroco, já foi reconstruída cinco vezes, em razão de dados causados por terremotos, sempre mantendo o projeto o mais fiel possível ao original, em 1555. Há belos mosaicos e pinturas no altar de madeira entalhada. Em 1756, recebeu os restos mortais de Francisco Pizarro, que ocupam uma capela de mármore.
 


Catedral de Lima - Retábulo de São João Batista - O Altar Maior
Capela de Nossa Senhora da Evangelização - Capela de Sant'Ana - Capela com cenas da vida de São José e Capela com restos mortais de Francisco Pizarro.




A Plaza de Armas é ocupada pela Catedral, Palácio do Arcebispado, Palácio de Governo, o Palácio Municipal e outros prédios históricos No centro da praça, fica o chafariz.
 

 
O balcão de madeira  entalhada do Palácio Arcebispal é uma obra de arte.
 
Ouvi dizer que a cor mostarda de alguns prédios históricos, indica que são Patrimônio da Humanidade.
 


Praça San Martin
No centro da praça está o monumento a José de San Martin, responsável pela independência peruana. O artista Mariano Benlliur queria que a imagem representasse a sua passagem pela Cordilheira dos Andes para dar liberdade ao Peru, Argentina e Chile. 
 
 

 
 Convento  Santo Domingo
 


Entrada do Convento de Santo Domingo
Teto em madeira feito apenas com encaixe, sem pregos.
Onde está sepultado São Martin de Porres
Capela a Santa Rosa de Lima e Capela de São Martin de Porres, 2 religiosos e santos de Lima.
Primeiro Claustro decorado com azulejos sevilhanos e uma série de pinturas que contam a vida do fundador da Ordem, Santo Domingo.
O segundo claustro onde revela a influência árabe.

Parque da Reserva
Circuito Mágico das Águas.


São 13 fontes ornamentais, cibernéticas, interativas, onde a música, luz, cores, efeitos de laser encantam os visitantes. Podemos passar pelo túnel sem nos molharmos.


A Fonte da Fantasia (foto 4) é o local do show,  com laser e imagem,  com 120 m de comprimento e jatos   sincronizados com a música. Consegui captar  a imagem da bailarina.


Esta casa invertida é uma das atrações do Parque.

O Parque possui um local (subterrâneo)  com painéis explicando sobre a captação e destino da água em Lima.

Já disse no Post sobre o Peru que não chove em Lima, mas garoa na madrugada e pela manhã. Uma grande parcela das edificações não possuem telhado, elas são cobertas com apenas  uma laje. Veja a foto


Talvez, por isto, falte uma bela estética para a cidade de Lima. Com exceções, como as  construções influenciadas pela arquitetura europeia no centro histórico, no geral, achei a cidade feia. Por onde eu passei há uma quantidade maior de prédios de 3, 4 andares, do que casas térreas. Daí a "feiura", pois os prédios são todos iguais, parecem caixotes.


Gosto de arte urbana e fotografei estes painéis

    
Durante nossa permanência em Lima, acontecia a Feira Mistura - o maior evento gastronômico do Peru. Chefs de todo mundo comparecem a esta feira, que tem como objetivo promover a culinária peruana como umas das bases da Identidade Cultural do Peru..

http://cupofthings.com/2014/09/20/onde-comer-na-feira-mistura-em-lima/

O trânsito em Lima é caótico, não respeitam mão de conversão, não respeitam sinalização ´para pedestre e buzinam barbaramente.

No Hotel, nos indicaram um motorista, que, depois de combinarmos a tarifa antes, nos levou em San Isidro para almoçarmos, foi nos buscar e funcionou como um guia turístico. Educado, muito bem informado e muito cuidadoso no trânsito. Como eu já disse, taxi no Peru é muito, muito barato. Vale a pena.

Eu não conheci o distrito (bairro) de Barranco, mas é uma boa opção de passeio para quem dispõe de mais tempo em Lima. Caso se interesse, veja,  clicando  aqui neste ótimo Blog Uma senhora viagem