"Não importa para onde vamos ou de onde voltamos. O que importa são as experiências únicas e os cenários surpreendentes com que nos deparamos. Viajamos em busca do que a vida pode nos revelar, num verdadeiro banquete de sabores, cores e sons."
E confesso: não tem graça nenhuma viajar e não contar para alguém, mostrar as fotos, compartilhar....
Voltar para casa também é uma experiência maravilhosa que só podemos sentir quando viajamos.


Várias fotos que ilustram as postagens são retiradas da Net.

Natal Luz Gramado - Novembro 2012

Fomos para Gramado, conhecer o famoso Natal Luz e comemorar meu aniversário. Saímos de Uberlândia pela Tam às 8;30 do dia 8/11/2012, com conexão em São Paulo. Chegamos em Porto Alegre em torno de 13:30 horas. Tinhamos a opção de tomar um ônibus que faz o trecho Aeroporto-Gramado, porém optamos pelo aluguel de um carro. Nos dirigimos às locadoras dentro do Aeroporto e, das 6 locadoras, apenas uma ainda tinha carros disponíveis, porém apenas carros do grupo mais simples (sem ar-condicionado, direção hidraúlica, vidros e travas elétricas) chamados "pé de boi". Enquanto aguardávamos, chegou um casal e quando foram informados que só havia este tipo de carro, o marido informa à mulher. Só tem "porqueira" e foram embora. Alugamos um "porqueira" Pálio 2012 com apenas 27 km percorridos (da cegonheira até a Locadora"). Foi sua primeira locação. Olha ele aí abaixo.




Entre Nova Petrópolis e Gramado há uma profusão de hortênsias margeando a estrada.



Chegamos em Gramado e fomos à bilheteria do Natal Luz, retirar os ingressos dos eventos comprados pela Internet. A bilheteria fica no Palácio dos Festivais.


(Foto Google)

Daí fomos para a Pousada Brisa da Serra. (http://www.brisadaserra.rs/a-pousada )



A Pousada é simples, porém aconchegante e tem um majestoso café da manhã tipo colonial.



À noite nos dirigimos então, para o centro da cidade para admirar o Show de Acendimento das Luzes. A Árvore de Natal, localizada no cruzamento entre a Av. Borges de Medeiros e Av. das Hortênsias, tem 9,5 metros de altura.



Dois artistas interpretam anjos de Natal, pendurados ao lado da árvore , num rapel artístico.



A árvore vai se iluminando e as cores vão se alternando. Os arcos também se iluminam e paulatinamente todos os elementos de decoração das avenidas vão se acendendo com variação das cores.



"Há 11 anos, o evento conta com o Projeto Pet, responsável por uma decoração sustentável, feita de garrafas Pet recolhidas durante o ano entre escolas do município de Gramado. Loni Thiele, coordenadora do projeto, foi quem deu início a essa atividade, que hoje emprega em torno de 40 pessoas da região, que trabalham em suas casas e no pavilhão onde é guardada toda decoração produzida."


"A decoração do 27º Natal Luz está sendo preparada desde julho deste ano e já conta com mais de 100 mil garrafas Pet cortadas em flores para as 33 novas árvores de natal que enfeitarão a principal Avenida de Gramado, a Borges de Medeiros. Cortinas de luzes unirão as árvores ao longo de toda Avenida Central, deixando o ambiente ainda mais iluminado."
(http://www.natalluzdegramado.com.br/noticias/decoracao-sustentavel-do-27-natal-luz-de-gramado-traz-novidades )



O Acendimento é encerrado com um espetáculo pirotécnico bem bonito.
Fonte: http://mapadomundo.org/gramado/show-de-acendimento-das-luzes/



Após o Acendimento teve início o Grande Desfile de Natal, que acontece ao longo da Av. Borges de Medeiros onde a platéia paga ingresso e assiste das cadeiras e arquibancadas.

"O desfile é dividido em duas partes: 1- A Fé, conta a história do nascimento do menino Jesus, cujas referências são as imagens do Renascimento, período no qual o mito cristão foi materializado visualmente da forma mais bela e importante da história da Arte.
2- A Festa, o Natal é apresentado como um período de encontro, fraternidade e alegria, cujo ícone maior é figura do Papai Noel." (http://www.natalluzdegramado.com.br/atracoes/grande-desfile-de-natal )



Mais de 370 integrantes entre atores, bailarinos, patinadores, acrobatas, crianças e a comunidade se reúnem em ensaios durante meses com o único objetivo: revelar e desvendar ao público a beleza e magia do Natal.



O Natal Luz de Gramado passou por dois grandes problemas neste ano. Um deles foi uma CPI que investigou um prejuízo de mais de 1 milhão e duzentos mil reais para o município nos eventos de 2011. O administrador do evento acabou sendo responsabilizado.
Fonte: (http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2012/11/relatorio-da-cpi-do-natal-luz-2011-e-aprovado-pela-camara-de-gramado.html )



O outro grande problema enfrentado pela organização do evento foi um incêndio em junho de 2012, no Galpão onde estavam armazenados os carros, renas, árvores e vários enfeites. Tudo que foi queimado teve que ser substituído num curto espaço de tempo.
Confesso que eu esperava mais do Desfile. Achei que fosse mais monumental.



Na sexta feira, dia 9 rumamos para Canela e nos 7 quilômetros que separam as duas cidades, e fomos nos deleitando com a arquitetura característica da região.



Canela também tem suas comemorações natalinas que complementam as atrações para os turistas que visitam a Serra Gaúcha nesta época do ano.



Capturei na net esta foto noturna da decoração da rua com a Catedral de Pedra (Igreja N. Sra de Lourdes) ao fundo.



"A Catedral, possui estilo gótico, tem 65 m de altura e um carrilhão de doze sinos de bronze, que leva o nome de 'Carrilhão da Independência' fabricado na Itália, e aqui instalado em 1972."



A Catedral é conhecida por apresentar símbolos maçônicos nos vitrais (olho, compasso), porém, a Igreja que não compactua com os princípios da Maçonaria justifica:

O "olho que tudo vê" ao que sabemos é utilizado pela maçonaria. Porém, não é propriedade deste grupo.
A Tradição litúrgica-arquitetônica da Igreja Católica Romana o utiliza desde tempos muito remotos. Era comum encontrar nas cúpulas acima do altar-mor o desenho de um olho. Em alguns casos, mais atípicos, o olho ainda era representado acima do altar-mor ou mesmo em algum vitral, como é o caso da Igreja Nossa Senhora de Lourdes em Canela.
O olho que tudo vê, ai é representação de Deus Pai, que para a Teologia Católica é onipresente, onisciente e ONIVIDENTE! Por isso, o olho quer representar Deus, que vê tudo, como grande observador dos céus e como Pai observar o memorial do banquete pascal que se dá na Eucaristia."
"Os coloridos vitrais que iluminam a Catedral de Pedra de Canela representam a Ladainha de Nossa Senhora."




De volta a Gramado visitamos o Museu do Automóvel, que não avisa, mas tem meia entrada para idosos.



Hollywood Dream Cars
Em uma área de aproximadamente 1000 m2 , encontram-se raridades como os cadillacs.



Lincoln – 1946 – Continental Club Coupê Por seu alto preço, luxo e principalmente por seu possante motor V-12, este carro, à época, fez com que seus possuidores se tornassem membros de um clube muito exclusivo. Produzido pela Lincon Company, uma divisão da Ford, era o carro preferido pelo famoso gangster americano All Capone. Ao todo, entre coupês e conversíveis foram produzidos somente 446 modelos nesse ano, tornando-o uma raridade. No Brasil existem cerca de 12 modelos. O modelo Continental significava o Superlativo em estilo, luxo e excelência. Características principais: Motor V-12 com 130 HP.



15 motos Harley Davidson também estão expostas no Museu.



Direto do Túnel do Tempo. Em 1982 fotografamos aqui.



O Lago Negro sempre merece uma visita.



A Rua Coberta. Dei uma pesquisada e não descobri quem esta estátua está representando. Se alguem souber me avise, por favor.



Durante todo o período do evento Natal Luz, o público assiste apresentações no palco armado na Rua Coberta, como o Happy Hour Christmas, com o Harpista Roberto Naviliat e a soprano Cândida Belotto.



Restaurantes variados oferecem cardápios também variados na Rua Coberta, como o Eisben, levado ao forno e pururucado.



A Fantástica Fábrica de Natal - "Música, teatro, canto, dança, acrobacias aéreas, figurinos impecáveis e cenários impressionantes compõem a apresentação que dura cerca de uma hora."
"No palco, escuro, um foco de luz ilumina um quarto de menina. Somos apresentados à Sofia, que conversa com sua boneca Nani e revela não acreditar no Natal. Mas eis que um anjo surge, e leva a menina para a Fantástica Fábrica de Natal, onde ela poderá, novamente, acreditar."



"Basta a Sofia acreditar, para que as coisas se tornem realidade.



"Desse momento em diante, somos agraciados com diversos números musicais, várias coreografias, acrobacias, novos personagens, trocas de cenário e de figurino, que nos transportam para uma viagem fantástica."



"Por fim, o bom velhinho surge da chaminé, e logo a neve toma conta do palco. A chegada do trenó e das renas mágicas anunciam que o espetáculo está chegando ao fim. Sofia se despede e embarca no trenó, junto com o Papai Noel e a boneca Nani, em busca de outra aventura, para encontrar as crianças de todo o mundo."
Fonte: http://mapadomundo.org/gramado/pre-estreia-da-fantastica-fabrica-de-natal/



No sábado, recebemos a visita de dois amigos queridos, Silá e Massilon, que moram em Porto Alegre e ficamos conhecendo em 2007 em nossa viagem pela Itália.
Foi um delícia comemorar meu aniversário com eles.



Depois de muito tricot, fomos almoçar juntos e nos despedimos com um gostinho de quero mais.



A Parada de Natal com uma banda animada e uma caravana de personagens percorre as ruas do centro todas as tardes.

,

A Vila de Natal, junto ao Lago Joaquina Bier, serviu de refúgio para aguardarmos o show Nativitaten



Eco-Anjos de Natal - 6 anjos cantando e tocando dividem suas histórias com o público.

f

A Feira de Artesanato com produtos natalinos artesanais expõe e vende em mais de 20 lojinhas.



Fui até a Casa do Papai Noel e fiz meu pedido de presente para este Natal. Muita Paz e Saúde para todos.



Coral da Copel (Cia Paranaense de Energia) se apresentando na Vila de Natal



Entrada para o Grande Espetáculo Nativitaten. "O Lago Joaquina Rita Bier é o palco do Nativitaten, uma surpreendente ópera a céu aberto que integra os espetáculos do Natal Luz desde 2001.



"Chamas de fogo saem de dentro do Lago, chafarizes de água desenham formas em meio a raios laser, fogos de artifícios costuram os temas do início ao fim, numa comovente e única apresentação."




Filmei alguns flashs para dar uma idéia da grandiosidade do espetáculo


 Cantores líricos posicionados em balsas remontam a origem do natal.  Para completar, 39 atores se misturam a um coral de 100 vozes em performances emocionantes. "



A felicidade estampada no rosto por assistir a um espetáculo tão lindo!

Clique aqui e veja nossas outras fotos de Gramado Fotos de Gramado

Clique aqui e veja outras postagens de viagens nossas para o Rio Grande do Sul Serra Gaúcha

Novembro 2012 - Euripedes e eu.