Aeroporto de Parnaíba
Através do "Pacote turístico" , operado pela CLB Turismo de propriedade do Sr. Cloves Bianco, que nos levou a Parnaíba com visita ao Delta do Parnaíba, Parque Nacional das 7 Cidades, Teresina, Serra da Capivara e Petrolina, chegamos a Parnaíba num sábado num vôo da Azul. (Uberlândia - Campinas - Parnaíba). Hospedamos na Casa de Santo Antônio Hotel de Charme que nasceu da recuperação de um imóvel tombado do início do século XX. É composto por suítes individualmente decoradas e mobiliadas para redespertarem o charme e elegância do passado, mas modernamente equipadas para o bem estar dos hóspedes.
Hotel muito charmoso com decoração estilosa.
Delicioso café da manhã com variedade de Bolos típicos da região.
Delicioso café da manhã com variedade de Bolos típicos da região.
A piscina, fundamental para amenizar o calor.
Parnaíba é uma das quatro cidades litorâneas do Piauí e possui 182 mil habitantes o que a coloca como a segunda cidade mais populosa do estado. Pedra do Sal, com 8 km de extensão, considerada a praia de Parnaíba, fica na Ilha Grande de Santa Isabel a 15 km do centro de Parnaíba.
Praça do Amor
Foto http://deltarioparnaiba.com.br/pontos-turisticos-delta-do-parnaiba/
O Porto das Barcas é um lugar tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, e é considerado ponto de origem de Parnaíba e nos prédios em que antes abrigavam antigos armazéns hoje abrigam lojas de artesanato local.
Igreja Nossa Senhora Mãe da Divina Graça foi construída no período de 1770 a 1795. O pórtico, a pia e o lavabo são de mármore e o altar-mor é revestido na parte superior, em ouro tendo no alto ,inicialmente a imagem de Cristo Rei substituída posteriormente pela imagem de Cristo Crucificado e mais abaixo, a de nossa Senhora da Graça.
A Praça da Graça, espaço social público, está inserida na História da cidade desde a segunda metade do século 18, quando sua área foi demarcada entre 1798 e 1809. Era um terreno seco, um largo descampado em frente às duas igrejas. No centro do largo, sem arborização, fincou-se a forma funesta de um pelourinho. Ali, diante das igrejas, o povo assistia às torturas e ouvia os gemidos dos escravos. Hoje a população conta com uma linda fonte luminosa.
Localizada na mesma praça da Graça, a Igreja do Rosário é uma das mais antigas de Parnaíba. Construída por escravos no século XVIII, mandado por Domingos Dias da Silva, sua construção teve por objetivo servir de local para celebração dos escravos, que não podiam entrar na igreja de Nossa Senhora Mãe da Divina Graça.
Caminhando pelas ruas de Parnaíba, os casarões chamam a atenção pela beleza e a ausência dos muros que hoje escondem as belas residências, (por medo de invasões e assaltos). A idéia de uma cidade segura parece que não existe mais, pois fomos advertidos por uma senhora, que nos recomendou cuidado com assaltantes que agem por alí.





Um grande número destes imóveis estavam com placas de Vende-se ou Aluga-se.


Este lindo casarão restaurado abriga uma unidade do Sesc.

O Sesc Caixeiral é, não apenas um local de visitação turística, mas de apresentações culturais, exposições artísticas, literárias e com enorme valor histórico para cidade.
"A Casa Inglesa dirigida por Paul Robert Singlehurst, conhecido pelos brasileiros como ‘Paulo Inglês’, se estabeleceu no Brasil em 1849. Foi o primeiro a trazer para o Brasil, tratores, automóveis, motores e jeeps. Em 1869 chegava a Parnaíba um jovem inglês chamado James Frederick Clark. Trazia um contrato de aprendizagem de cinco anos com a loja do Paulo Inglês. Em 1884, James Clark já era sócio da Casa Inglesa. E mais tarde virou dono único. Por sua iniciativa introduziu a cera da carnaúba no mercado internacional. Além dos produtos a base de petróleo e forneceu os equipamentos e a instalação elétrica em 153 municípios do Maranhão, Piauí e Ceará."

"A fachada da Casa inglesa sutilmente expõe o quinto elemento da Alquimia, a chamada divina arte.
- Na fachada central do primeiro andar acima do portal de entrada da casa encontramos um belíssimo símbolo conhecido como o espelho da arte com a semente do carvalho no centro, e a representação do ovo filosofal e os portais repetem-se, são quatro para direita e quatro para esquerda mostrando harmonia no ato de criar, são quatro pares formando o equilíbrio do dual, do positivo e do negativo.
- Repetindo-se no segundo andar, temos os quatro portais laterais ao principal sendo agora acrescentadas sacadas às portas pois elas estão abertas ao mundo externo mostrando equidade com o interno e com o andar inferior referindo-se claramente à “tabula Esmaragdina” ” Aquilo que está em cima é igual aquilo que está embaixo e que aquilo que está embaixo é igual aquilo que está em cima, perpetuando os milagres do rei único.”
- No terceiro andar há duas platibandas laterais e nelas, as tochas se repetem como no segundo andar e estão operando o forno dos alquimistas – símbolo representado acima delas. São quatro ao todo, um par em cada lado, é o equilíbrio dos gêneros masculino e feminino, entre os pólos negativo e positivo,
- e a operação consciente da causa e efeito fato que se confirma na parte central com três portais e uma platibanda superior,
- o portal central existe para equilíbrio dos laterais e recebem acima na platibanda o pentagrama dentro da circunferência, elemento clássico de proteção na cultura judia."
Saiba mais Casa Inglesa
Este passeio fez parte do Pacote "Piauí" - CLB Turismo - Cloves Bianco - São Carlos
Telefones (16 ) 33741062 - (16)993145815 - (16) 991925167
Veja também Parnaíba - Praias do Piauí - Revoada dos Guarás - Delta do Parnaiba - Pi -
Parque Nacional das 7 Cidades -Teresina - Serra da Capivara - Petrolina e Juazeiro
Telefones (16 ) 33741062 - (16)993145815 - (16) 991925167
Veja também Parnaíba - Praias do Piauí - Revoada dos Guarás - Delta do Parnaiba - Pi -
Parque Nacional das 7 Cidades -Teresina - Serra da Capivara - Petrolina e Juazeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário. Obrigada.