03 a 17 de maio 2016
Fomos a Cartagena para conhecer a cidade e embarcar num Cruzeiro para o Caribe Sul. Tenho sugestões para quem quiser fazer este roteiro que considero mais racional, econômico e que colocarei ao final das postagens.
Saimos de Uberlândia no dia 03 de maio de 2016 para Brasília pela Tam. Havíamos comprado passagens pela Passaredo, com voos diretos, e muito menos espera para embarque, porém a Passaredo cancelou os voos e não ofereceu outra alternativa. Compramos, portanto, os bilhetes da Tam, com conexão em São Paulo, tornando a viagem mais cansativa. Em Brasilia embarcamos pela Copa Airlines rumo a Cartagena com conexão na Cidade do Panamá. Chegamos em Cartagena na manhã do dia 4, quarta feira.
Cartagena fica no Sul do Caribe e a cidade se compõe de: Bocagrande com seus edifícios modernos, restaurantes e lojas famosas.
E a Cidade Murada onde podemos percorrer suas ruas estreitas de pedras, enfeitadas pelas plantas que sobressaem das sacadas das casas. Muito charmosa e bem preservada. Os moradores estacionam e guardam seus carros nos estacionamentos fora do centro. Não há garagens nas casas.
Em maio o calor beirava os 40 graus, portanto recomendo dezembro ou janeiro para visitá-la.
A moeda é o Peso Colombiano (COP) que em maio tinha uma cotação de 2.800 COP por 1 dólar.
Cartagena das Índias é a capital do departamento de Bolívar, na Colômbia. É a quinta maior cidade do país. Suas atividades econômicas são os complexos marítimos, pesqueiros, petroquímicos e o turístico.
A cidade foi fundada em 1533, Durante o período colonial, foi sede de governo e moradia dos vice-reis espanhóis. O centro histórico de Cartagena, conhecido como a cidade fortificada, foi declarado Patrimônio Mundial pela Unesco, em 1984.
Ficamos hospedados no Hotel Casa los Puntales, dentro da Cidade Murada. Um hotel bem simples e modesto. Taxi do aeroporto ao Hotel - 5 dólares.
Dois objetos compunham a decoração do apartamento que merecem registro pela originalidade e charme. O quadro de pedras e o telefone modelo década de 20 (eu acho).
Passeando por Cartagena.
Fora da Cidade Murada há muito o que ver a pé. E foi a partir do Hotel que deparamos com belas paisagens e esculturas.
India Catalina- Catalina foi raptada aos 14 anos. Ela foi levada para Santo Domingo , onde adquiriu os hábitos, costumes e crenças religiosas de seus captores. Aos 19 anos Catalina retornou às suas terra como intérprete do fundador de Cartagena, Pedro de Heredia, com quem teve uma estreita relação, tornando- se uma das mulheres mais ricas de Cartagena das Indias .
Do Monumento da India Catalina dá para ir caminhando até o Castelo São Felipe, mas devido ao calor não encaramos. Então fomos até o Parque Centenário.
Parque Centenário - foi construído e inaugurado em 1911 para comemorar o centenário da Independência e em homenagem aos heróis mortos na revolta.
Espelho d'agua no Parque Centenário
"No mês de novembro, Colômbia se torna uma verdadeira festa por causa do Concurso Nacional de Beleza (Concurso de Miss Colômbia), que desde 1934 é realizado em Cartagena a fim de integrar as regiões e os colombianos em torno da beleza da mulher colombiana. Durante os dias do concurso são realizados diversos eventos nos quais participam candidatas de vários estados do país."
Muelle de los Pegasos que é onde ficava o antigo porto da cidade. Ele conta com duas esculturas de cavalos alados virados para o mar.
Praça Cervantes. A placa abaixo conta que a vida de Cervantes talvez tivesse sido diferente se o Rei da Espanha tivesse lhe dado um emprego em Cartagena das Indias em 1590.
A Torre do Relógio foi a principal entrada para a Cidade Murada.
Na Torre do Relógio compra-se o ticket e embarca para o passeio de Chiva,- veículos coloridos - que fazem um city tour à tarde, passando por Bocagrande, pelo Monumento dos Sapatos Velhos, Castelo São Felipe e Convento La Popa, com ingressos inclusos para o Castelo e o Convento. Dura cerca de 4 horas. Custa cerca de 15 dólares por pessoa.
Bocagrande - A Av. San Martín, também chamada de Carretera 2, é uma das principais vias de Cartagena. Ela se encontra em Bocagrande, na área nova da cidade. Para quem quer fazer compras e adquirir produtos de marcas renomadas, é uma das melhores alternativas na cidade.
Monumento aos Sapatos Velhos em homenagem ao poeta colombiano Luiz Carlos Lopez.
Castelo São Felipe construído pelos espanhóis, teve como função proteger Cartagena de ataques estrangeiros. A parte interna é cheia de quartos, labirintos, corredores e túneis. Eurípedes não se animou a subir. Eu encarei as rampas. As escadas não.
O Convento de Santa Cruz de La Popa é um dos pontos turísticos mais importantes de Cartagena. Localizado no ponto mais alto da cidade tem uma vista espetacular de onde é possível admirar quase toda a cidade. Possui um museu com peças religiosas, como quadros e esculturas. Além de a área externa proporcionar uma vista espetacular, o claustro do local, todo florido, também chama a atenção.
Tem um passeio noturno de Chiva. Dizem que é bastante animado. Tem drinks com Rum, música ao vivo e termina numa casa noturna. Só para os fortes.
Na próxima postagem, vou mostrar o que se tem para ver dentro da Cidade Murada. http://udiviagens.blogspot.com.br/2016/06/cartagena-das-indias-colombia-cidade.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário. Obrigada.