De 02 a 06 de setembro 2018 participamos do 41º Encontro da Feliz Idade em Atibaia - SP. Num pacote organizado pela CLB Turismo de São Carlos - SP.
Saímos na manhã do dia 2, domingo, no ônibus da empresa "Nele Turismo", pilotado pelo Waldir, competente motorista que não aparece na foto.
No percurso muita cantoria acompanhados pelo proprietário da CLB Turismo e sanfoneiro Cloves Bianco.
Passamos por Holambra, onde está acontecendo a Expoflora 2018 a tempo de de assistir a Parada de Flores e Chuva de Pétalas. Como já havíamos visto estas duas atrações no ano passado, optamos por fazer o Passeio Turístico, que passa pela cidade e vai até uma fazenda de plantação de flores. SQÑ. Até conseguirmos chegar ao ponto de vendas e saída do passeio, o horário não era mais compatível para nós e não foi desta vez.
Assim que chegamos ao Parque, encontramos com o grupo de Patrocínio, entre eles, minha cunhada Terezinha, Catarina, sogra do meu sobrinho e amigos.
Entre os canteiros, o orelhão se destaca no formato de uma rosa vermelha.
Um dos carros da Parada das Flores.
Portanto, deu tempo para passear pela Expoflora e apreciar toda a beleza das flores.
Marise, que também já conhecia a Expoflora, aventurou se conosco no Passeio que não aconteceu, mas foi compensada pela beleza que explodia a nosso redor.
Finalmente chegamos ao Tauá Hotel Atibaia, onde nos hospedamos, após uma logística meio complicada na chegada, por falta de funcionalidade na entrada do prédio. Hotel excelente, com uma equipe de funcionários muito gentis, que fizeram de tudo para que nossa hospedagem fosse perfeita.
O lobby era sempre um convite à fotos, tal a beleza dos canteiros centrais.
Destaque para a nossa camareira Iolanda, que nos presenteou com seus afetuosos mimos.
Após check in e jantar, fomos para o delicioso show de Silvio Brito que conseguiu colocar todos no salão, lembrando sucessos dos anos 60 e outros consagrados pela MPB.
Após o café da manhã, as atividades começam após 8: 30 e se estendem até Meio Dia.
Na piscina externa, os corajosos aguardavam para a Hidroginástica que, a partir do 2º dia, com a queda da temperatura, tiveram que transferir para a piscina aquecida e coberta. Outro grupo partiu com um monitor para uma animada caminhada e alongamento no entorno do Hotel.
No interior do Hotel, as atividades programadas são praticadas nos seus diversos salões, em 3 repetições a cada manhã, para que todos participem: Dança de salão, Karaokê (o mais animado e com ótimos cantores), Yoga-Terapia Hormonal, o Corpo e as Emoções e as Palestras. Para abrilhantar mais ainda este Encontro, um grupo de Belo Horizonte e São João D'el Rey se reunia à tarde no bar do Hotel para encantadoras serestas.
Do Lobby até os salões, extensos corredores e um grande espaço para a venda de roupas, bijouterias, maquiagem, calçados, artesanato, etc.
Depois de tantas atividades, o almoço bufê muito bom, com cardápio variado e muitas opções.
Na tarde de segunda feira fomos ao Santuário de Schoenstatt, muito procurado por devotos de todo o país. "Santuário é “a igreja ou outro lugar sagrado aonde os fiéis, por motivo de piedade, em grande número acorrem em peregrinação.
O primeiro Santuário da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt está localizado em Schoenstatt, na cidade de Vallendar, na Alemanha. No mundo inteiro há mais de 200 Santuários, iguais ao Original. Uma característica específica do Santuário de Schoenstatt está na livre cooperação humana como condição para que Maria permaneça ali de modo atuante. O lema do Movimento de Schoenstatt é: “Nada sem vós, nada sem nós”.
A origem do Santuário efetuou-se por meio de uma Aliança de Amor realizada pelo Pe. Kentenich e os seminaristas com a Mãe de Deus."
O Santuário de Atibaia foi inaugurado no dia 17 de setembro de 1972, por Dom José Lafayette, Bispo Diocesano de Bragança Paulista. Recebe anualmente milhares de peregrinos, com o maior número de romarias, entre os Santuários de Schoenstatt do Brasil.
Após o jantar, não faltou entusiasmo para o Baile Italiano com Fred Rovella e Banda, que acabou sendo um fiasco. O cantor era um cover de Fred Rovela muito desafinado. Porém, como o pessoal estava lá prá ser feliz, não se importou muito com a desafinação, dançando e se divertindo muito. (Fred Rovela tem cerca de 70 anos. Já vi show com ele e é muito bom. O rapaz que se apresentou no palco, caracterizado como ele, de óculos e boné, era bem mais jovem e muito desafinado e ainda errou as letras das músicas)
Na terça feira, dia 04 de setembro, foi dia do nosso Aniversário de Casamento. 47 anos de companheirismo e muito amor. Nosso filho, Marcelo, fez uma pesquisa e disse que fizemos Bodas de Jaspe que é a pedra da proteção, concedendo força e vitalidade. Dessa forma, é também chamada de pedra do poder, simbolizando a força interior e a vontade de vencer.
Até procuramos pela pedra mas não a encontramos.
À tarde fomos ao OUTLET de Atibaia e enquanto os alguns partiram para as compras, sentamos e tomamos um café em agradáveis companhias.
Após o jantar, aconteceu o Baile - Cores do Japão - em comemoração aos 110 anos da Imigração Japonesa. Algumas cidades capricharam nas roupas para tornar a homenagem mais autêntica, como o grupo de Patrocínio, que arrasou.
E mesmo sem fantasia, marcamos nossa presença.
O Baile começou com a apresentação do Taiko, uma manifestação artística cultural a partir de tambores folclóricos. O instrumento de percussão está presente na história japonesa há pelo menos 1500 anos.
O baile contou com a animação da cantora Karen Ito que cantou em japonês e português, mas sua performance foi prejudicada por um cantor muito desafinado que alternava com ela no palco. Em tempos de The Voice, com tantos talentos espalhados por aí é uma pena que não selecionem melhor os artistas para eventos tão grandes como este.
https://www.facebook.com/ito.karen.page/
A manhã ensolarada de quarta feira foi um convite para irmos com nosso grupo até Monte Verde, distrito de Camanducaia - Mg. A história de Monte Verde começa quando a família de Verner Grinberg chegou ao Brasil em 1913, junto a outros tantos imigrantes da Letônia e foram morar próximo à cidade de Paraguaçu Paulista. Lá, ao se casar com dona Emília Leismeir, ouviu falar dos Campos do Jaguari, município de Camanducaia, hoje Monte Verde. Em 1938, ali adquire terras e inicia a formação de uma fazenda. Muitos de seus amigos e conhecidos começaram a sentir atração pelo lugar. E aos amigos e parentes, geralmente europeus e adeptos de sua religião, a batista, cedia terreno para que construíssem casas e viessem morar na fazenda. Hoje a famosa cidade Monte Verde. O sobrenome da família deu o nome à cidade: “grin”, verde, e “berg”, monte.
Sua arquitetura peculiar e a profusão de flores encanta os turistas.
Em torno de 17 horas, a temperatura começou a cair vigorosamente, prometendo chegar ao 0 grau da noite anterior. Enganamos o frio com um Choconhaque e com uma deliciosa torta de Apfelstrudel e retornamos para Atibaia.
Chegando em Atibaia foi o tempo de jantar e ir assistir o show de Elymar Santos, que causou estranheza ao apresentar um repertório, cantando tão lentamente, que convidou muito gente a se retirar. Custou a engatar seu hit "Escancarando de Vez"
Catarina e eu saímos mais cedo, e Terezinha que ficou até o final, disse que ele reservou o melhor para depois. Tirou o carrancudo terno e fez sua dança sensual e animada com a turma que acreditou que o melhor estava por vir.
Na quinta feira, o encerramento das atividades seria marcado com uma Missa, almoço e check out para retorno às nossas cidades.
Mas aí surge uma questão. Por que não conhecer Atibaia e passar pela 38ª Festa das Flores e do Morango que estava acontecendo na cidade?
Juntamos 4 pessoas: Alba, Marise, Euripedes e eu, chamamos um Uber e fomos para um rápido city tour. Phelipe o motorista do Uber é de Campinas e com ajuda do Waze, fez um percurso rápido conosco que deu para conhecermos um pouquinho de Atibaia, que se tornou município em 1665, contando, portanto 353 anos.
Com tantos anos tem muita história prá contar. Para tal conta com o Museu Municipal João Batista Conti um prédio de 1836, onde funcionou uma Cadeia Pública e o Fórum.
Em frente ao Museu a estátua do Major Juvenal Alvim, que foi o presidente do Diretório do Partido Republicano do município de Atibaia.
A Igreja Matriz São João Batista de 1665, ampliada em 1865, tem em seu interior ícones espanhóis trazidos pelos padres agostinianos de Castela, que aqui permaneceram por 24 anos, no início do século XX. A pintura original do altar-mor era a do Crucificado e depois foi substituída pelo grande painel “Batismo de Jesus”, pintado por Benedito Calixto, em 1911, como pagamento do tratamento de sua filha que foi acometida pela tuberculose.
Igreja de Nossa Senhora do Rosário - Os registros dizem que ela ficou pronta na segunda metade do século XVIII (1763). Ela surgiu como protetora das classes humildes, visto que os escravos não tinham permissão de rezar na Igreja Matriz de São João Batista – a Igreja dos brancos.
Além de um cenário cultural intenso e abrangente, a Festa de Flores e Morangos de Atibaia tem como objetivo promover a produção rural regional que se destaca no mercado nacional com a produção de flores e morangos.
O evento é realizado no Parque Municipal Edmundo Zanoni com mais de 36 mil m² de área verde em torno de um lago, com pedalinho, Museu de História Natural, parque infantil, Salão do Artesão, além de outros atrativos.
Parte do grupo posou para a foto de despedida com a promessa de participar de outros Encontros que virão. E o 42ª já está marcado para 05 a 09 de maio de 2019 em Olímpia-SP.
Em torno de 17 horas, a temperatura começou a cair vigorosamente, prometendo chegar ao 0 grau da noite anterior. Enganamos o frio com um Choconhaque e com uma deliciosa torta de Apfelstrudel e retornamos para Atibaia.
Chegando em Atibaia foi o tempo de jantar e ir assistir o show de Elymar Santos, que causou estranheza ao apresentar um repertório, cantando tão lentamente, que convidou muito gente a se retirar. Custou a engatar seu hit "Escancarando de Vez"
Catarina e eu saímos mais cedo, e Terezinha que ficou até o final, disse que ele reservou o melhor para depois. Tirou o carrancudo terno e fez sua dança sensual e animada com a turma que acreditou que o melhor estava por vir.
Na quinta feira, o encerramento das atividades seria marcado com uma Missa, almoço e check out para retorno às nossas cidades.
Mas aí surge uma questão. Por que não conhecer Atibaia e passar pela 38ª Festa das Flores e do Morango que estava acontecendo na cidade?
Juntamos 4 pessoas: Alba, Marise, Euripedes e eu, chamamos um Uber e fomos para um rápido city tour. Phelipe o motorista do Uber é de Campinas e com ajuda do Waze, fez um percurso rápido conosco que deu para conhecermos um pouquinho de Atibaia, que se tornou município em 1665, contando, portanto 353 anos.
Com tantos anos tem muita história prá contar. Para tal conta com o Museu Municipal João Batista Conti um prédio de 1836, onde funcionou uma Cadeia Pública e o Fórum.
Em frente ao Museu a estátua do Major Juvenal Alvim, que foi o presidente do Diretório do Partido Republicano do município de Atibaia.
A Praça Claudino Alves, onde fica a Matriz é o Marco Zero da cidade," ponto aglutinador de ideais políticos, partidos, comemorações religiosas, ponto de paquera da juventude, proclamações oficiais e palco de toda a história da cidade."
A Igreja Matriz São João Batista de 1665, ampliada em 1865, tem em seu interior ícones espanhóis trazidos pelos padres agostinianos de Castela, que aqui permaneceram por 24 anos, no início do século XX. A pintura original do altar-mor era a do Crucificado e depois foi substituída pelo grande painel “Batismo de Jesus”, pintado por Benedito Calixto, em 1911, como pagamento do tratamento de sua filha que foi acometida pela tuberculose.
Igreja de Nossa Senhora do Rosário - Os registros dizem que ela ficou pronta na segunda metade do século XVIII (1763). Ela surgiu como protetora das classes humildes, visto que os escravos não tinham permissão de rezar na Igreja Matriz de São João Batista – a Igreja dos brancos.
Por fim, fizemos uma rápida visita ao Parque onde está acontecendo a 38ª Festa de Morango, que não estava funcionando, mas tínhamos entrada livre para visita.
A loja de Artesanato estava aberta com oferta de boas e belas peças.
Além de um cenário cultural intenso e abrangente, a Festa de Flores e Morangos de Atibaia tem como objetivo promover a produção rural regional que se destaca no mercado nacional com a produção de flores e morangos.
O evento é realizado no Parque Municipal Edmundo Zanoni com mais de 36 mil m² de área verde em torno de um lago, com pedalinho, Museu de História Natural, parque infantil, Salão do Artesão, além de outros atrativos.
Perdemos a Missa, que segundo depoimentos foi linda e emocionante com a participação do grupo de Seresteiros e um padre que encantou a todos.
Parte do grupo posou para a foto de despedida com a promessa de participar de outros Encontros que virão. E o 42ª já está marcado para 05 a 09 de maio de 2019 em Olímpia-SP.